Entenda como a Nutrição auxilia no enfrentamento à Covid-19

Entenda como a Nutrição auxilia no enfrentamento à Covid-19

Uma alimentação rica em nutrientes favorece uma boa resposta imunológica do organismo
Nutrição | 14/05/2021
Compartilhe :

A prevenção de doenças passa por um conjunto de cuidados e para combater a Covid-19 não é diferente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a melhor prevenção é a imunização por meio da vacina e medidas de distanciamento social, higienização das mãos e objetos com água, sabão e álcool em gel, além do respeito às regras de contenção adotadas pelos governos. Por outro lado, o fortalecimento do sistema imunológico pode auxiliar na prevenção da infecção e é uma medida necessária para a recuperação após o contágio. Nesse sentido, é importante usar a Nutrição.

E para explicar como a alimentação pode ajudar na prevenção e recuperação da Covid-19, a Florence convidou a nutricionista Lilian Cavalcante, professora do curso de Nutrição da Instituição. De acordo com a profa. Lilian Cavalcante, ter um organismo nutrido adequadamente é importante para o bom funcionamento das funções orgânicas, principalmente quando o corpo sofre ameaças. Porém, mesmo o corpo estando saudável, o indivíduo deve ficar atento à contaminação da Covid-19.

Professora de Nutrição Lilian Cavalcante.

Professora de Nutrição Lilian Cavalcante.

“Uma alimentação equilibrada em nutrientes favorece uma resposta imunológica adequada. Entretanto, no que diz respeito à Covid-19, ainda desconhecemos a dinâmica completa do vírus e suas explicações biológicas. Do ponto de vista epidemiológico, trata-se de uma sindemia, ou seja, é quando duas ou mais enfermidades interagem e fazem um dano maior que a mera presença que essas doenças causariam. Estar bem nutrido é importante e deve ser feito, mas não será uma garantia de que a pessoa não irá desenvolver a forma grave da doença”, explicou a profa. Lilian Cavalcante.

Ela pontua que, até o momento, nutrientes que sejam determinantes para evitar a forma grave da doença ainda não foram identificados pelos cientistas. “De concreto, a única maneira mais efetiva de evitar a forma grave é através da vacina, assim como em outras doenças, dentre elas o sarampo. Além de seguir as recomendações de isolamento e distanciamento social, enquanto não tivermos uma população significativamente vacinada”, pontuou.

A professora Lilian destaca que, apesar disso, é sempre interessante manter o corpo nutrido e com alta imunidade. “Valores abaixo do recomendado de minerais e vitaminas indicam patologias já conhecidas, como anemia ferropriva, hipovitaminose A, entre outros. Para além disso, é sabido que nutrientes específicos conseguem otimizar o funcionamento da imunidade, como vitamina D, selênio, arginina, glutamina, entre outros”, destacou, alertando que a indicação de qualquer suplemento deve ser realizada por um nutricionista, pois existem patologias em que esses nutrientes são contraindicados.

Nutrição para paciente que já contraiu a Covid-19

Nos casos de pessoas que contraíram a Covid-19 e estão com sintomas leves, a Nutrição ajuda no controle de diarreia, da falta de apetite, da perda de peso e mantém os níveis adequados de nutrientes para otimizar o funcionamento do organismo.

“Em casos mais graves, o nutricionista é o profissional adequado para fazer a condução da dieta enteral (alimentação por sondas) e nutrição parenteral (solução com nutrientes) ofertada diretamente pela veia. No decorrer do tratamento, serão realizados cálculos para identificar as necessidades nutricionais e monitoramento dos parâmetros para evitar complicações”, informou.

Confira hábitos indicados pelo Ministério da Saúde para uma alimentação saudável:

1 – Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições;

2 – Inclua diariamente porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos, como as batatas, e raízes, como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;

3 – Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;

4 – Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e faz bem para a saúde;

5 – Consuma, no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina;

6 – Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação;

7 – Beba a quantidade de água necessária para o seu corpo diariamente. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;

8 – Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.

Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

 

Notícias Relacionadas