O Instituto Florence realizou, nos dias 21 e 22 de setembro, o evento on-line “Falar, escutar e doar: salvam vidas!”, em alusão às campanhas Setembro Amarelo e Verde. Os diálogos foram transmitidos via Youtube no canal da Instituição e recebeu psicólogos e enfermeiros para discutir sobre a prevenção do suicídio, valorização da vida e doação de órgãos.
No dia 21 de setembro os temas discutidos foram “Gatilhos e Medidas de Prevenção do Suicídio e Depressão”, com a enfermeira especialista em Terapia Intensiva Nisiane Santos, e “Depressão e Suicídio na Contemporaneidade: estigmas, tabus e preconceito”, com a psicóloga especialista em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar, Logoterapia e Análise Existencial Jennifer Marques.
A psicóloga Jennifer Marques lembra que palestras como essas servem para sensibilizar, pois quatro em cada 10 brasileiros tiveram sintomas de ansiedade ou depressão durante a pandemia, conforme pesquisa do Datafolha sobre saúde mental. “Muitas pessoas não encontram o devido apoio na família, nos amigos ou na sociedade, e precisam de orientação e acompanhamento. Estamos aqui para mostrar que há saída”, destacou.
Já no dia 22 de setembro o diálogo foi sobre “A doação de órgãos no Brasil e seus principais desafios”, com a enfermeira especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Teologia e Pensamento Religioso e Especialista em Captação, Doação e Transplante Polianna Bortolon Melo e sobre “Você já é doador de órgãos?! Vamos conversar?!”, com a enfermeira especialista em Captação, Doação e Transplantes Luiza Nóvoa.
“Sabemos que o desconhecimento ainda é a principal causa de negativa para a doação de órgãos e tecidos no Brasil. É preciso falar sobre esse assunto, é preciso conscientizar sobre a importância da doação para salvar vidas”, comentou a enfermeira Luiza Nóvoa durante o diálogo.
Confira o evento na íntegra:
Live dia 21 de setembro
Live dia 22 de setembro