Para alertar a população sobre a importância da prevenção da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o dia 19 de novembro foi instituído como o “Dia Nacional de Combate à Dengue”. A enfermidade é causada pelos chamados arbovírus e pode ser assintomática, leve ou grave.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos também são comuns.
Os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti podem ser confundidos com doenças mais comuns, como gripes e resfriados. Por isso, é importante estar em alerta e, em caso de sintomas, procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.
No verão, com as chuvas, há alta na proliferação do mosquito, que se reproduz em água limpa e parada. Para minimizar as incidências da dengue, existem alguns cuidados que as pessoas devem seguir: