O técnico em saúde bucal é de extrema importância para o bom funcionamento do consultório odontológico e, assim, garantir um fluxo de atendimento que seja satisfatório para os pacientes.
Cabe ao técnico em saúde bucal auxiliar o cirurgião-dentista durante os procedimentos e atendimentos. Esse profissional é responsável por preparar a sala de atendimento, instrumentação e afins.
A profissão foi regulamentada pela lei 11889/08 no qual disciplina que o técnico em saúde bucal precisa se registrar no Conselho Federal de Odontologia, bem como no Conselho Regional de Odontologia na jurisdição em que irá atuar.
LEIA : Conheça mais sobre o curso de técnico em estética do Instituto Florence
Para obter o registro profissional, é necessário a realização de um curso específico para exercer as atividades competentes ao cargo. Além disso, na rotina do consultório, o técnico deve estar sob a constante supervisão de um dentista, não podendo atuar por conta própria ou ter consultório.
A formação em saúde bucal é um curso profissionalizante e pode ser feita por pessoas formadas ou alunos que estejam cursando o segundo ano do ensino médio.
O curso tem duração média de 16 meses a dois anos e meio e prepara os futuros profissionais para as seguintes atividades:
A média salarial de um técnico em saúde bucal no Brasil é de R$1.593,34 para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.
Entre suas áreas de atuação mais comuns no Brasil, estão: