Instituto Florence Técnico promove 1° Ciclo de Palestras para Discentes abordando a importância dos cuidados odontológicos em pessoas com deficiência

Sem categoria | 22/03/2019

O Instituto Florence de Ensino Técnico- Unidade Centro- por meio de sua coordenação pedagógica,  promoveu na última quinta-feira, (21), o 1° Ciclo de Palestras Mensal, direcionado ao seu corpo discente. Neste primeiro encontro, foi abordado o tema: “O papel do Técnico em Saúde Bucal frente a pessoas com deficiência”, com a participação da psicóloga Olga de Jesus Sales.

Preocupada com a formação integral de seus alunos, a coordenação do técnico realizará, conforme seu planejamento pedagógico, este projeto de ciclo de palestras mensalmente para o corpo discente, contemplando todos seus cursos técnicos. Os temas serão sempre variados,  com o objetivo de proporcionar a capacitação, instrução e atualização dos discente e as contingências encontradas na prática profissional, além de seguir a política de inclusão social do SUS, que coloca a saúde como um direito do cidadão.

O interesse em discutir sobre a importância dos cuidados odontológicos em pessoas com deficiência, parte da necessidade de preparar o técnico em saúde bucal para lidar com tal público. “Eu tenho uma irmã cadeirante, então a gente começa a perceber as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam na sociedade e, principalmente, diante dos profissionais da saúde”, enfatiza a psicóloga Olga de Jesus Sales Pós-Graduanda em Psicologia do Trabalho, Saúde Mental e Gerontologia.

Ao longo da palestra os participantes além de discutirem a Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência, aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o conceito e tipos de deficiência com ênfase direcionada ao Autismo. “Muitas vezes a família recebe o diagnóstico de autismo infantil e costuma ser orientada sobre as terapias necessárias para estimular o melhor desenvolvimento social e cognitivo da criança. Entretanto, as orientações com os cuidados que devem ser adotadas em relação à saúde bucal nem sempre são repassados”, explicou a palestrante.

Para Josiane Araújo, aluna do 1° período do Curso Técnico em Saúde Bucal, a necessidade de perceber o ser humano na sua individualidade é tornar comum ações voltadas para humanização do atendimento. “As discussões destacadas ao longo da palestra nos mostram que os profissionais da saúde devem buscar qualificação para atender de forma digna. Obtive uma visão diferente, estamos acostumados a tratar o outro de determinada forma, mas será que está correto? Será que ele é notado além de suas limitações?”, questionou a aluna.