Lidar com a vida do ser humano é uma responsabilidade muito grande, porém o aluno Natanael dos Santos da Cunha, de 21 anos, que está no último período do curso técnico em enfermagem do Instituto Florence, tem a plena certeza que deseja atuar diretamente na recuperação de pacientes, cumprindo o papel de peça-chave para o bom andamento do serviço de saúde.
“A enfermagem pra mim é mais que uma profissão, ela simboliza o mais puro amor e cuidado com o próximo. Afinal, somos parte da equipe de saúde que está diretamente ligada ao cuidado com os pacientes, auxiliando em todas as etapas da promoção da saúde e bem estar do próximo. A enfermagem é a arte, a ciência e a tecnologia necessária para cuidar de quem precisa. Portanto, para atuar na enfermagem, seja como enfermeiro, técnico ou auxiliar é preciso amor, garra, coragem e muita determinação”, contou o aluno Natanael sobre o ofício que escolheu seguir.
Mas antes de decidir que queria ser um técnico de enfermagem, aos 16 anos Natanael pensou em estudar administração e trabalhou na área por algum tempo, contudo a enfermagem sempre falou mais alto. “Costumo dizer que não fui eu quem escolheu a enfermagem, mas ela quem me escolheu, então dei o primeiro passo, iniciei a formação técnica e a cada período que fui concluindo tive certeza de que essa era a carreira que deveria investir”, comentou.
O estudante também destaca que o Instituto Florence tem papel fundamental na sua trajetória. “O Florence é uma instituição rica em metodologia e qualidade de ensino. Tem um time de profissionais capacitados que não medem esforços para contribuir com o aprendizado dos alunos. E ao longo do curso pude perceber que os professores buscam trazer o melhor conteúdo para enriquecer o nosso aprendizado. Sou muito grato por todo conhecimento adquirido no Instituto e tenho certeza que eu, assim como muitos outros alunos, seremos excelentes profissionais após nossa formação”, finaliza.
Com metodologia de ensino focada no aprendizado efetivo e prático, a formação técnica em Enfermagem do Florence tem uma duração de 22 meses e uma carga horária de 1800 horas. Ela pode ser realizada concomitante ou subsequente ao ensino médio.
Os egressos do Técnico em Enfermagem do Florence saem da Instituição prontos para o mercado de trabalho, capazes de desenvolver, sob a supervisão do enfermeiro, ações de promoção, prevenção, segurança, recuperação e reabilitação referenciadas nas necessidades individuais e coletivas determinadas pelo processo saúde-doença.
O profissional técnico em Enfermagem formado pelo Instituto Florence ainda está apto a desempenhar suas atividades diárias com responsabilidade, compromisso e justiça, fatores contribuintes para o exercício pleno da cidadania tanto do profissional como do usuário. Baseando-se sempre nos princípios éticos, políticos, socioculturais e educativos contribuem para o alcance da qualidade do cuidar em Enfermagem.
O Instituto Florence se destaca pela sua qualidade acadêmica e pela sua infraestrutura, que foi criada para tornar as atividades práticas o mais real possível para formar os melhores profissionais. Por isso tudo, a Instituição aproveita este dia 20 de maio, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, para reforçar esse compromisso e parabenizar todos os técnicos e as técnicas, além de auxiliares de enfermagem que atuam com dedicação e empenho na nobre missão de cuidar e salvar vidas.