Os livros são companheiros para toda a vida. Alguns contam histórias, outros passam ensinamentos valiosos, mas todos são essenciais para o aprendizado e o desenvolvimento da criatividade, do senso crítico e do vocabulário. Foi para celebrar os livros que a data 29 de outubro foi escolhida como o Dia Nacional do Livro.
“O ato de ler estimula o imaginário e dá a possibilidade de responder às dúvidas em relação às milhares de questões que surgem no decorrer da vida, possibilitando o surgimento de novas ideias e o despertar da curiosidade do leitor, fazendo com que ele sempre queira mais”, destaca a bibliotecária da Faculdade Florence Claudenice Goulart, a respeito da importância dos livros nas diferentes fases do aprendizado humano.
A bibliotecária também comenta que a leitura na infância produz descobertas de sentimentos e palavras que conduzem a criança a desenvolver o nível intelectual, a personalidade e a aumentar substancialmente a sua capacidade crítica. Já na adolescência, fase marcada por mudanças fisiológicas e psicológicas, é o período ideal para estabelecer uma relação prazerosa com os livros, que pode se manter melhor ainda na fase adulta, contribuindo assim para a compreensão de textos, desenvolvimento da criatividade e na diminuição do estresse e da ansiedade. Na terceira idade, quando as funções cerebrais começam a diminuir, a leitura pode ser aliada do cérebro na prevenção das demências.
O Dia Nacional do Livro faz alusão à fundação da Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, foi transferido um grande acervo da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil. Além disso, no mesmo ano, o país começou a editar os seus próprios livros, pela criação da imprensa régia por D. João VI. O primeiro livro a ser editado foi “Marília de Dirceu”, do escritor Tomás Antônio Gonzaga.
Confira cinco livros indicados pela bibliotecária Claudenice Goulart que podem ajudar na formação acadêmica:
1 – O novo poder: como disseminar ideias, engajar pessoas e estar sempre um passo à frente em um mundo hiperconectado – Jeremy Heimans;
2 – Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso – Daniel Goleman;
3 – Criatividade: o comportamento inovador como padrão natural de viver e trabalhar – Edson Zogbi;
4 – Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente – Daniel Goleman;
5 – Pense como Freak – Steven Levitt.
A Biblioteca Profa. Wanda de Aguiar Horta possui em seu acervo mais de 28.000 obras, dos mais variados temas técnico-científicos, para utilização de toda a comunidade acadêmica.
Além do acervo físico, a Instituição ainda conta com a biblioteca digital, cujo acesso é feito pelo site da instituição e tem sido priorizado neste momento de pandemia. Para realizá-lo, basta acessar a página principal do site, clicar no link de serviços, localizado na barra superior, e depois clicar em Biblioteca.
O acesso ao espaço físico da biblioteca, por sua vez, só pode ser realizado seguindo o protocolo de biossegurança, visto que o local tem adotado medidas para prevenção da disseminação da Covid-19. Entre as medidas estão: o controle de acessos de pessoas, de forma a evitar aglomeração; o distanciamento físico; a etiqueta respiratória, com uso obrigatório de máscara; além do uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos.
No local, o empréstimo dos materiais também obedece ao protocolo de biossegurança adotado. Caso o usuário prefira agendar seu atendimento, ele deve entrar em contato solicitando o livro ou outro material bibliográfico pelo e-mail [email protected], fazendo sua identificação e a do material desejado. Após essa etapa de registro, o atendente responsável fará a busca do título para realização do empréstimo e entrará em contato via e-mail para a retirada no horário combinado.
Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence está com inscrições abertas para o curso em Enfermagem, Saúde Bucal e Estética e para a especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.
Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, por meio do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].
Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.
Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!