Por ser uma profissão versátil, o Direito é uma das carreiras mais procuradas por jovens vestibulandos.
Mais de 10% dos estudantes de ensino superior brasileiros estão matriculados em algum curso de Direito, segundo o Censo da Educação Superior, do INEP, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Quer conhecer as áreas de atuação de quem se forma em Direito?
É só baixar o Manual do profissional de Direito para saber tudinho!
Deseja trabalhar na área também? Acompanhe o nosso texto e saiba tudo sobre a profissão!
Como é o curso de Direito?
Como falamos no início, é uma graduação muito diversa, pois há uma parte teórica forte com matérias mais “de humanas”. Ao mesmo tempo, são apresentadas as principais áreas da profissão e com foco na experiência prática.
Na Faculdade Florence oferecemos o curso de Direito com uma formação humanista e técnico-científica aos nossos alunos, para que tenham amplo entendimento sobre o que é ser advogado.
Trata-se de um bacharelado com duração de cinco anos e é ministrado nos períodos matutino e noturno.
Além disso, a intenção é formar profissionais pensantes e com capacidade de resolver problemas, mas sem deixar o aspecto social de lado.
Para exercer a profissão, é necessário ter diploma e ser aprovado no concorrido exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
A prova é composta por duas fases, sendo a primeira um exame de múltipla-escolha e a segunda fase mais específica, na qual o aluno deve apresentar um caso real da área jurídica.
Quais matérias compõem o curso de Direito da Florence?
As disciplinas da faculdade de Direito aqui na Florence são as seguintes, em ordem de semestre:
1º semestre
- Introdução ao Estudo do Direito
- Ciência Política e Teoria Geral do Estado
- Direitos Humanos
- Hermenêutica Jurídica
- Sociologia Geral
- Filosofia Geral
2º semestre
- Teoria Geral do Direito
- Metodologia Científica
- Teoria Geral do Processo
- Direito Civil I
- Direito Penal I
- Sociologia Jurídica e Movimentos Sociais
3º semestre
- Direito Civil II
- Direito Penal II
- Direito Constitucional I
- Direito Processual Civil I
- Direito Processual Penal I
4º semestre
- Direito Civil III
- Direito Penal III
- Direito Constitucional II
- Direito Processual Civil II
- Direito Processual Penal II
5º semestre
- Direito Civil IV
- Direito Penal IV
- Direito Constitucional III
- Direito Processual Civil III
- Direito Processual Penal III
6º semestre
- Direito Civil V
- Direito Penal V
- Direito Administrativo I
- Direito Empresarial I
- Direito Processual Civil IV
7º semestre
- Direito Civil VI
- Direito Administrativo II
- Direito Empresarial II
- Direito do Trabalho I
8º semestre
- Direito Tributário I
- Direito do Consumidor
- Prática Simulada Cível
- Prática Simulada Criminal
- Direito Tributário II
- Direito do Trabalho II
9º semestre
- Direito Financeiro
- Filosofia do Direito
- Direito Processual do Trabalho
- Direito da Seguridade Social
- Direito Ambiental
- Direito Internacional
- Projeto de TCC
- Estágio Supervisionado I
10º semestre
- Disciplina Optativa I
- Disciplina Optativa II
- Disciplina Optativa III
- Trabalho de Conclusão de Curso
- Estágio Supervisionado II
Por ser uma grade muito ampla, é natural que role uma dúvida sobre as matérias ministradas no curso. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre algumas delas:
Sociologia Geral
Aqui são apresentados ao aluno conceitos gerais da Sociologia, quais as condições acarretaram o seu surgimento na sociedade, os principais pensadores da área e em que eles acreditam.
Direito Civil
Considerada a área mais ampla da profissão, o Direito Civil trata-se do setor no qual o advogado atua em interesses relativos a bens e propriedades, processos de divórcio e assim por diante.
Por conta disso, elementos como o Código Civil e modelos de contratos são alguns assuntos recorrentes dessa matéria.
Direito Penal
Já em Direito Penal, vai rolar um aprofundamento dos conceitos de crimes e contravenções. Assuntos como Código Penal e aplicação das penalidades, claro, serão os pontos principais da disciplina.
Direito Tributário
Com a mudança da pirâmide etária brasileira, e um número de jovens começando a diminuir, ao mesmo tempo que a população idosa aumenta, certamente haverá uma disciplina para isso em seu curso de Direito.
Concentrado após a metade da graduação, temas como a formação dos tributos, a competência tributária, os modelos de arrecadação e a fiscalização dessa relação compulsória estarão presentes na grade da matéria.
Direito do Trabalho
Este ramo do Direito também é muito importante, pois ele rege questões relacionadas às várias situações que ocorrem no ambiente de trabalho, a fim de evitar abusos na relação entre patrões e empregados.
Por conta disso, pontos como a Consolidação das Leis do Trabalho, a famosa CLT, e tópicos atuais relacionados à Reforma Trabalhista, certamente serão rotina na disciplina.
Quais as vantagens de estudar Direito na Faculdade Florence?
São várias! A primeira delas é que temos parcerias com empresas, sindicatos, conselhos, associações e instituições, o que possibilita diversos descontos aos alunos matriculados na Florence e que também se juntam a algum de nossos parceiros.
Contamos também com o Núcleo Integrado de Prática Jurídica (NIPJ). Nele, os alunos desenvolvem práticas jurídicas com orientação de professores e profissionais da área.
O NIPJ é composto pelo escritório-escola e Unidade Avançada do Procon. Por isso, os serviços são variados: oferecemos desde assessoria jurídica até resolução de problemas reais vindos dos consumidores.
Outro bônus incrível é o programa Florence Fidelidade, que premia professores, alunos e funcionários que indicam novos alunos para estudar na instituição.
O aluno de graduação que indica alguém para fazer vestibular, e esta pessoa efetiva a sua matrícula posteriormente, ganha 35% de desconto em sua rematrícula. Além disso, se ele indicar mais de um amigo para o vestibular e eles fecharem a matrícula, os descontos são cumulativos.
Por exemplo, se o estudante indicar dois amigos e eles entrarem na Florence, rola um desconto na matrícula e em uma mensalidade; três amigos, desconto na matrícula e duas mensalidades; quatro parceiros ou mais, além dos descontos, o aluno também ganha isenção na rematrícula do ano seguinte.
Se o aluno já possuir o desconto, deverá indicar alguém que deve fechar a matrícula para garantir a continuidade da isenção no ano seguinte.
Os discentes beneficiários do FIES e/ou Prouni que fizerem a indicação e a pessoa fechar a vaga na Florence, poderão usar o desconto de 35% em cadeiras de férias e/ou dependência. Legal, né!?
E aí, vai fazer a sua inscrição?
Se quiser ter mais detalhes sobre o curso de Direito, clique aqui e saiba mais.
Além disso, o nosso Manual do profissional de Direito traz um panorama das carreiras que mais estão em alta na área atualmente. O conteúdo é gratuito e você pode baixá-lo agora mesmo!