O setor da saúde ganha mais e mais adeptos a cada novo semestre. Se você já pensou em seguir por esse caminho, as áreas da Farmácia com certeza fizeram parte das suas pesquisas sobre o campo de atuação profissional. Farmácia é um dos cursos superiores com maior campo de trabalho, afinal são mais de 70 (isso mesmo que você leu, SE-TEN-TA!) áreas de atuação diferentes. Você pode se formar em Farmácia e trabalhar com educação, análises clínicas, medicamentos… O campo é realmente amplo!
Que tal conhecer agora as mais de 70 áreas da Farmácia para ver aquela que melhor se enquadra no seu perfil? Ao longo deste artigo você vai ver que, se o seu sonho de ensino superior está na área da saúde, a Farmácia é o seu lugar! Dá só uma olhadinha:
Guia do profissional
de saúde
Conheça as principais opções de cursos de graduação e profissões para quem quer trabalhar na área da saúde.
Áreas da Farmácia: confira quantas e quais são segundo o Conselho Federal
De acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CFF), o profissional formado no curso pode atuar em 72 áreas diferentes. São elas:
- Acupuntura
- Administração de laboratório clínico
- Administração farmacêutica
- Administração hospitalar
- Análises clínicas
- Assistência domiciliar em equipes multidisciplinares
- Atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência
- Auditoria farmacêutica
- Bacteriologia clínica
- Banco de cordão umbilical
- Banco de leite humano
- Banco de sangue
- Banco de Sêmen
- Banco de órgãos
- Biofarmácia
- Biologia molecular
- Bioquímica clínica
- Bromatologia
- Citologia clínica
- Citopatologia
- Citoquímica
- Controle de qualidade e tratamento de água, potabilidade e controle ambiental
- Controle de vetores e pragas urbanas
- Cosmetologia
- Exames de DNA
- Farmacêutico na análise físico-química do solo
- Farmácia antroposófica
- Farmácia clínica
- Farmácia comunitária
- Farmácia de dispensação
- Fracionamento de medicamentos
- Farmácia dermatológica
- Farmácia homeopática
- Farmácia hospitalar
- Farmácia industrial
- Farmácia magistral
- Farmácia nuclear (radiofarmácia)
- Farmácia oncológica
- Farmácia pública
- Farmácia veterinária
- Farmácia-escola
- Farmacocinética clínica
- Farmacoepidemiologia
- Fitoterapia
- Gases e misturas de uso terapêutico
- Genética humana
- Gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde
- Hematologia clínica
- Hemoterapia
- Histopatologia
- Histoquímica
- Imunocitoquímica
- Imunogenética e histocompatibilidade
- Imunohistoquímica
- Imunologia clínica
- Imunopatologia
- Meio ambiente, segurança no trabalho, saúde ocupacional e responsabilidade social
- Micologia clínica
- Microbiologia clínica
- Nutrição parenteral
- Parasitologia clínica
- Saúde pública
- Toxicologia clínica
- Toxicologia ambiental
- Toxicologia de alimentos
- Toxicologia desportiva
- Toxicologia farmacêutica
- Toxicologia forense
- Toxicologia ocupacional
- Toxicologia veterinária
- Vigilância sanitária
- Virologia clínica
Na grande maioria das áreas, é interessante que o profissional continue os estudos após a graduação para obter melhores colocações no mercado de trabalho.
Existem, atualmente, inúmeras possibilidades de pós-graduação (presencial ou a distância) para o profissional continuar se aperfeiçoando e atualizando.
Conhecendo melhor 10 áreas da Farmácia para atuar depois de formado
Muitas das áreas citadas no tópico anterior são desconhecidas para a grande maioria dos estudantes que estão pensando em prestar vestibular para o curso de Farmácia. Por isso, vamos conhecer o que fazem algumas delas? Então, segue o fio:
1. Análises clínicas
O farmacêutico que escolhe a área de análises clínicas é responsável por examinar os materiais biológicos que são coletados em hospitais ou laboratórios. Entre esses materiais estão sangue, urina, fezes e secreções.
2. Banco de órgãos
Poucas pessoas sabem, mas também existem farmacêuticos trabalhando nos bancos de órgãos. As atividades desenvolvidas por este profissional são muitas e incluem:
- Preparação de amostras;
- Cultivo de microorganismos;
- Participação em pesquisas científicas;
- Planejamento de atividades de assistência farmacêutica;
- Orientação sobre como realizar a coleta de amostras;
- Inspeção de produtos, serviços e estabelecimentos;
- Licenciamento de estabelecimentos farmacêuticos, entre outras ações.
3. Citopatologia
O farmacêutico citopatologista participa do diagnóstico de possíveis tumores por meio da análise do material coletado durante a punção ou biópsia. Este trabalho é feito junto com o médico citopatologista.
4. Cosmetologia
Profissionais que escolhem a área da Cosmetologia trabalham em farmácias de manipulação. O trabalho inclui o gerenciamento e produção de diferentes fórmulas de produtos, sempre garantindo a qualidade das medicações e atestando a qualificação de fabricantes e fornecedores.
5. Farmácia clínica
O farmacêutico clínico trabalha em hospitais, clínicas, farmácias e outros estabelecimentos relacionados à saúde. A sua principal função é orientar o paciente sobre o uso de determinados medicamentos e indicar remédios que não precisam de prescrição médica.
Em alguns casos, o farmacêutico clínico também acompanha o tratamento do paciente, sempre o orientando sobre as melhores ações a serem tomadas.
6. Farmácia de dispensação
Profissionais que optam por trabalhar em farmácias de dispensação são responsáveis por interpretar as receitas médicas e fazer a entrega correta dos medicamentos solicitados. Está também sob sua responsabilidade orientar o paciente sobre como utilizar os remédios.
7. Fitoterapia
Na área da Fitoterapia, o farmacêutico fornece as plantas in natura aos pacientes e também os orienta sobre como utilizá-las (em chás, sucos, junto com alimentos, entre outros). Ele também ensina sobre como cuidar da planta.
8. Nutrição parenteral
A nutrição parenteral é indicada quando o paciente não consegue ingerir os alimentos da forma convencional. Nestes casos, a nutrição é inserida diretamente na veia.
O farmacêutico que trabalha com nutrição parenteral deve avaliar as prescrições médicas sempre observando os componentes e dosagens que devem ser administradas. É ele quem faz e refaz todos os cálculos para garantir que o paciente esteja recebendo a quantidade correta de nutrientes.
9. Saúde Pública
A atuação do farmacêutico na saúde pública também é bastante ampla. Geralmente este cargo está ligado a concursos públicos. O profissional é responsável por:
- Dispensar medicamentos prescritos pelo médico;
- Repor medicamentos;
- Manter os remédios em segurança (farmacovigilância);
- Armazenar e controlar os medicamentos;
- Promover atividades de educação em saúde;
- Controlar a qualidade da água que chega às residências;
- Controlar pragas;
- Gerenciar resíduos em serviços de saúde, entre outras atividades.
10. Toxicologia forense
O farmacêutico também pode atuar com perícia criminal. Na área de Toxicologia Forense, o profissional se torna responsável por avaliar os locais onde foram cometidos crimes e analisar os materiais biológicos coletados, rastrear a presença de drogas no sangue de indivíduos e investigar possíveis adulterações em medicamentos.
Você sabe qual a área da Farmácia mais bem paga?
As carreiras mais bem pagas para profissionais formados na faculdade de Farmácia estão ligadas a concursos públicos. Nestes casos, os farmacêuticos trabalham em órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal e Forças Armadas.
Além dos órgãos públicos, as carreiras mais bem pagas da Farmácia estão ligadas à análise de solo, tratamento de água, ciência dos alimentos e bromatologia e análises clínicas.
Farmacêuticos antroposóficos (que trabalham com o desenvolvimento de novos medicamentos), de alfândega e clínicos também recebem boas remunerações mensais.
Guia do Profissional de Saúde: conheça tudo sobre esta área
São muitas as áreas da Farmácia para você atuar; 72, mais precisamente. Durante o curso, você entenderá qual delas melhor combina com você. Venha fazer parte do time da saúde da Florence. Para saber mais, baixe o Guia do Profissional de Saúde que preparamos com exclusividade para você!