O que o estudante tem a ganhar se conseguir bolsas de estudo

Esse é um benefício que não traz apenas aquele descontão na mensalidade — seu conceito vai muito além disso!

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Se você está a fim de correr atrás desse sonho, a hora de entender melhor sobre o assunto é agora.

Neste artigo tem tudo o que você precisa para dar início ao processo e construir uma super carreira de sucesso. Boa leitura!

O que são bolsas de estudo?

A primeira coisa que você precisa saber é o que, afinal de contas, são bolsas de estudo

Você recebe para estudar. O financiamento é feito por instituições de ensino superior, empresas privadas ou pelo governo.

Existem aquelas opções parciais, que dão conta somente de uma parte da mensalidade, ou então somente de um pedaço do curso.

E ainda aquelas que são totais, ou seja, englobam todos os gastos educacionais, até a formatura.

Por fim, o estudante ainda pode contar com programas que pagam um valor para cobrir outras despesas. Como, por exemplo, moradia, alimentação, livros e outros materiais.

Quais são as opções mais comuns de bolsas de estudo?

Mas quais opções de bolsa são as mais comuns? E como saber se você pode concorrer a alguma delas?  Veja, a seguir, as respostas para essas perguntas.

1. Programa Universidade para Todos – ProUni

O ProUni é uma iniciativa do Governo Federal. Seu principal objetivo é oferecer bolsas parciais (50%) e integrais (1005) para quem não pode pagar a mensalidade de uma faculdade particular.

São duas edições por ano, no primeiro e no segundo semestre. Para se inscrever, é preciso que a renda bruta da família seja de até 3 salários-mínimos por pessoa.

É indispensável fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com nota acima de 450 nas provas e acima de 0 na redação, e cumprir ao menos um desses itens:

• ter cursado o Ensino Médio em instituição pública;
  • ter sido bolsista no Ensino Médio em instituição particular;
  • ser pessoa com deficiência.

Todas as universidades que fazem parte do programa são aprovadas pelo MEC.

2. Programas de faculdades privadas

Algumas instituições de ensino privada também têm seus próprios programas de bolsas de estudo. Elas são válidas para diversos cursos e os critérios de participação são variados.

Normalmente, os editais são abertos duas vezes por ano, em cada semestre. Os benefícios são variados e podem ser renovados ao longo da graduação.

3. Bolsas de empresas privadas

O mercado de trabalho está muito exigente e, pensando nisso, as empresas privadas começaram a contribuir com a formação de seus colaboradores.

Essa é aquela motivação a mais para quem quer trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas tem dificuldades em manter o curso.

Tudo é ajustado diretamente no RH da organização, com critérios específicos para que você ganhe a bolsa. Procure se informar!

Bolsas de estudo - dicas para conseguir

O que fazer para conseguir uma bolsa?

Para conseguir aquela bolsa de estudos dos sonhos, você tem que ficar de olho nos processos seletivos!

Essa é a orientação mais importante para quem quer alcançar esse objetivo. Dê uma olhada no que eles envolvem para não deixar nenhum detalhe passar em branco.

Critérios de natureza econômica

Aqui, toda a sua vida financeira será avaliada, de acordo com os critérios do programa que você escolheu.

Pode ser que a sua renda seja examinada, assim como a da sua família. Então, alguns comprovantes terão que ser enviados, como extratos bancários e xerox de documentos.

Avaliação de desempenho escolar

Sim, a sua vida escolar também entra nesse processo e é muito importante!

Você terá que mostrar seu histórico, com notas e autenticação da instituição em que estudou. Além disso, a nota do Enem é avaliada, em muitos casos.

Casos de parentesco

Em alguns casos, as bolsas não são concedidas para estudantes que têm familiares que trabalham na instituição de ensino.

Em outros, a bolsa pode ser dada a eles sem problema algum, desde que atendam aos outros critérios. Procure se informar sobre isso!

Potencial de desenvolvimento

Se a sua bolsa vier de uma empresa privada, seu potencial de desenvolvimento será levado em conta.

Isso significa que, se seu local de trabalho paga sua bolsa, você terá que aplicar seus novos conhecimentos em seu dia a dia na organização. Nada mais justo, concorda?

No mais, reúna seus documentos com muita atenção e não perca os prazos de envio e de inscrição.

Em alguns processos seletivos de bolsa, uma prova é aplicada. Caso isso aconteça com você, estude com antecedência, calma e concentração, e prepare-se para chegar no horário marcado.

Em geral, os conteúdos abordados são bem gerais, para atestar seus conhecimentos, dificuldades e habilidades. Então, deixe o nervosismo para lá e confie no seu taco!

Bolsas de estudo: realize o sonho de fazer faculdade

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre bolsas de estudo? Elas realmente contribuem para o desenvolvimento e crescimento dos alunos, não é verdade?

Portanto, se você precisa desse auxílio, não deixe de ir atrás das informações do programa que você quer e realize esse sonho!

Quer mais dicas que possam dar um up na sua vida de estudante? Comece a seguir a gente no Facebook e no Instagram para mais informações!