Você precisa estudar para o Enem, vestibular, concurso público ou prova do seu curso de graduação? Em caso positivo, veio ao lugar certo! Isso porque, neste artigo, vamos apresentar uma série de dicas que ajudam a aprender mais!

Antes de mais nada, a nossa recomendação é que você tenha controle sobre as suas emoções! Em momentos que antecedem um processo seletivo, é normal que os candidatos fiquem ansiosos, com o coração saindo pela boca.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Se você se identifica com essa situação, tente manter a calma e o foco, evitando distrações e sentimentos que possam desviar a sua atenção dos estudos.

Pronto para conhecer as nossas dicas sobre como estudar melhor e aprender mais? Então, bora seguir a leitura do nosso artigo!

Confira 6 dicas de como estudar melhor

1. Utilize material impresso para estudar

Para muitas pessoas, estudar no computador, no celular ou no tablet é um problema sério! Afinal, fica difícil se concentrar na leitura de um texto, enquanto não param de chegar notificações de um grupo do WhatsApp com seus amigos, por exemplo.

Porém, você deve entender que a hora de estudar é para estudar! Nada de se distrair combinando o rolê do final de semana ou conversando sobre qualquer assunto.

Para evitar distrações do tipo, o bom e velho material impresso é uma excelente saída.

Também é válida a ideia de comprar livros em sebos ou até mesmo buscá-los na biblioteca da sua escola, faculdade ou município.

2. Aproveite todos os recursos tecnológicos disponíveis

Os materiais impressos são excelentes para estudar sem se distrair. Porém, os recursos tecnológicos que temos à disposição também são boas opções para você aprender mais.

São diversos os canais no YouTube e podcasts que produzem videoaulas ou debatem conteúdos de vestibular, Enem e outros concursos. Acompanhá-los é uma excelente maneira de estudar, sem ter que ficar só lendo conteúdo impresso.

Até mesmo fazer uma maratona na Netflix pode ser uma forma de estudar! Se você precisa aprender sobre História, por exemplo, procure conteúdos que abordam períodos que precisam ser estudados, como filmes sobre a Primeira Guerra Mundial.

3. Aposte no uso de cartões de memorização

A técnica dos cartões de memorização, também conhecida como sistema Leitner, é muito interessante para quem está se preparando para provas!

O funcionamento é bastante simples: basta que você compre uma cartolina e recorte diversos cards, no tamanho de um cartão de visita. Também é preciso que você arrume três caixas de sapato ou qualquer outra que tenha em casa.

Em cada um dos cartões confeccionados, você coloca uma pergunta na parte da frente e a resposta atrás. Depois de tudo feito, coloque os cartões nas caixas.

Agora é hora de começar o jogo! Tire uma carta da caixa um, leia a pergunta e a responda. Caso a resposta estiver correta, siga para a caixa dois, e assim sucessivamente.

Se você errar a resposta, em vez de seguir para a caixa seguinte, volte para a anterior.

Como estudar cartões

4. Tenha boas noites de sono

Você sabia que para estudar com mais qualidade é importante dormir bem? No entanto, isso não quer dizer que você pode ficar dormindo até o meio-dia! Também não é recomendado dormir a cada dia em um horário, sem uma rotina definida.

É importante que você tenha boas noites de sono, sempre regulares, para tirar o máximo de proveito dos estudos. O recomendado é dormir entre 6 e 8 horas por dia, geralmente no mesmo horário.

Para isso, crie uma rotina. Se você vai dormir todo dia da meia-noite até as 8 da manhã, por exemplo, deite um pouco antes. Fique uma meia hora sem ter acesso às telas e prepare um local escuro e confortável para o seu sono ter qualidade.

5. Reúna-se com colegas para estudar

Fazer um grupo de estudos é outra maneira bem interessante de estudar. Você pode convidar alguns colegas para ler um livro ou estudar sobre determinado tema. Também pode se reunir com eles para um debate.

Em tempos de pandemia, o mais indicado é que esses encontros sejam virtuais. Para isso, use ferramentas de videoconferência, como o Zoom, o Google Meet e tantas outras. A essa altura do campeonato, você já deve conhecer muito bem, não é mesmo?

O bom do estudo em grupo é que você e seus colegas podem ajudar um ao outro. Talvez um colega possa ter compreendido melhor sobre determinado assunto, e possa explicar a você de maneira mais simples, por exemplo.

6. Respeite o seu relógio biológico

O relógio biológico é algo bem individual, de modo que cada pessoa pode se sentir mais ou menos disposta em determinado momento do dia. Alguns levantam cheios de energia, tornando a manhã o melhor período para estudar.

Mas, também existem aquelas pessoas que são mais sonolentas e acordam meio devagar. Elas se sentem mais produtivas à tarde ou à noite e consideram esse horário o melhor para estudar.

E o seu relógio biológico? Como ele opera? Faça uma autoreflexão e descubra! Ao levar isso em consideração, você conseguirá aprender mais e melhor, tendo em vista que poderá escolher o horário em que é mais produtivo para fazer leituras e resolver exercícios.

Agora você já sabe como estudar melhor!

Estudar mais e melhor é possível! Basta que você tenha foco e disciplina para conquistar todos os resultados que deseja na sua vida acadêmica. Ao colocar as nossas dicas em prática, aprender mais será algo mais prático e fácil para você.

E se você pensa em fazer o Enem, aproveite para baixar o nosso planejador de estudos para sair à frente!