Já pensou em fazer um curso de Biomedicina? Essa é uma área bastante promissora para quem deseja trabalhar no setor da saúde.

O profissional formado em Biomedicina estuda conceitos de Biologia, Medicina e Farmácia. Pode usar os conhecimentos em diversas atividades práticas e em pesquisas de laboratório.

Quer saber mais sobre biomedicina?

Separamos as principais perguntas e respostas sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas.

A profissão de biomédico ganha cada vez mais relevância. Pode contribuir em processos importantes, como pesquisas sobre doenças, o desenvolvimento de tratamentos e novas formas de prevenção, além de fazer exames clínicos.

Curte essa ideia? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o perfil do aluno do curso de Biomedicina, as disciplinas estudadas na graduação e as principais áreas que o profissional pode trabalhar após formado!

Veja como é o perfil do aluno do curso de Biomedicina

Como explicamos, no curso de Biomedicina, o aluno é preparado para pesquisar e desenvolver tratamentos para doenças e outras condições da espécie humana.

Para isso, é desejado que o estudante tenha gosto pela pesquisa e pelas atividades em laboratório. Afinal, é dessa forma que se consegue identificar, classificar e estudar os conceitos de microrganismos causadores das patologias e buscar meios para combatê-las.

O aluno do curso de Biomedicina precisa saber trabalhar em equipe. Isso porque, muitas vezes, trabalhará com colegas de profissão e outros profissionais da saúde, como médicos, farmacêuticos, biólogos e bioquímicos.

Também se espera que o biomédico seja curioso e tenha sempre vontade de descobrir coisas novas por meio dos experimentos.

Além disso, como existem muitas pesquisas realizadas no exterior, é interessante que o biomédico tenha conhecimento aprofundado no inglês. Essa habilidade pode ser adquirida no decorrer da faculdade, fazendo cursos em paralelo.

No que se refere ao mercado de trabalho, o aluno do curso de Biomedicina precisa ter aptidão para exercer as suas funções em estabelecimentos, como:

• indústrias de medicamentos;
  • laboratórios de diagnóstico;
  • institutos de pesquisa;
  • clínicas de estética;
  • hospitais;
  • entre outros.

Para atuar como biomédico, após a conclusão da graduação, o profissional deve se credenciar no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) de sua região de atuação.

Conheça as disciplinas que são estudadas na graduação em Biomedicina

O curso de Biomedicina tem uma duração média de 4 anos e tem como objetivo formar biomédicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.

Após a conclusão da graduação, o profissional poderá atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual.

Veja, a seguir, quais são as disciplinas estudadas na graduação em Biomedicina da Faculdade Florence, em cada semestre:

1º Semestre

• Temas Transversais;
  • Estágio IV; e
  • TCC.

Saiba quais são as principais atividades realizadas pelo profissional de Biomedicina

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), existem 37 áreas de atuação em que um biomédico pode trabalhar. A seguir, apresentaremos algumas das principais delas. Acompanhe!

Análises clínicas

Nessa área, o biomédico atua na análise de materiais biológicos, como o sangue. Ele é o responsável por processar exames nos laboratórios e elaborar os laudos, que servem para os médicos diagnosticarem doenças e propor tratamentos para os pacientes.

Análises ambientais

No segmento de análises ambientais, o biomédico atua pesquisando materiais microbiológicos físico-químicos.

O trabalho pode ser realizado em empresas de saneamento e tratamento de água e institutos que pesquisam a qualidade dos solos e do ar, por exemplo.

Genética

Na área da genética, o biomédico pode trabalhar coordenando pesquisas e realizando exames de citogenética humana molecular.

Ao exercer essa função, também desenvolve análises e elabora laudos laboratoriais.

Reprodução humana

O profissional formado no curso de Biomedicina também pode trabalhar em bancos de sêmen, desenvolvendo atividades como a biópsia embrionária e a classificação das células e suas culturas.

Nas clínicas de reprodução humana, também pode manipular óvulos e espermatozóides em laboratório, para que sejam realizados procedimentos de inseminação artificial.

Análises bromatológicas

O biomédico que atua com análises bromatológicas trabalha na indústria de alimentos, avaliando a qualidade dos itens produzidos.

Ele também é o responsável por elaborar e assinar relatórios e laudos que atestam a qualidade dos alimentos produzidos.

Biomedicina estética

Na área de biomedicina estética, o profissional atua em clínicas especializadas, para resolver questões estéticas e promover o bem-estar físico e estético dos pacientes.

O profissional do segmento realiza procedimentos estéticos avançados ou invasivos, nos quais podem ser usados instrumentos cirúrgicos e anestésicos.

Essas são apenas algumas das áreas em que o profissional de biomedicina pode trabalhar.

Também é possível atuar na indústria de medicamentos e vacinas, em pesquisas de campo, na docência, entre outros segmentos. O leque de oportunidades é muito grande para quem tem essa formação.

Gostou de saber mais sobre o curso de Biomedicina? Então, se você tem o perfil do aluno dessa graduação, busque por uma formação de qualidade e que realmente possa somar na sua carreira.

A Faculdade Florence oferece o curso de Biomedicina, com excelentes professores e toda a infraestrutura necessária para que você tenha um ótimo aprendizado. Acesse o nosso site e confira!