O curso de Enfermagem é uma excelente alternativa de graduação para quem gosta de ajudar as pessoas e prestar cuidados na área da saúde.

Além disso, a graduação também abre caminhos para a área de pesquisa e gestão em estabelecimentos, como clínicas e hospitais.

Tipos de cursos de Enfermagem para você fazer

Curso técnico ou graduação: qual escolher? Conheça cada um deles em detalhes com este infográfico.

Em geral, a principal função do enfermeiro é prestar cuidados às pessoas doentes, ajudando em sua recuperação.

O profissional acompanha o quadro clínico dos pacientes, lidera as equipes, administra medicamentos e orienta os pacientes para que eles tenham uma boa saúde.

Quer conhecer mais sobre o  curso de Enfermagem? Então, é só continuar a leitura! Vamos apresentar uma série de informações úteis para você que deseja seguir carreira nessa área da saúde!

Breve histórico da Enfermagem

As atividades da Enfermagem são bastante antigas e há relatos de que a profissão já era exercida ainda no período antes de Cristo. Porém, foi apenas a partir do século XIX, na Era Moderna, que a função ganhou notoriedade e passou a ser valorizada.

Uma das responsáveis pela valorização e popularização da Enfermagem é Florence Nightingale, patrona da profissão, que também dá nome à nossa instituição.

Florence pertencia a uma família muito rica e vivia em Londres. Porém, se rebelou contra os pais e a sociedade da época, dizendo que não iria se tornar uma esposa submissa, responsável apenas por tarefas domésticas e cuidados com os filhos.

Ao fazer uma viagem para o Egito, Florence sentiu uma vocação para a Enfermagem. Ela se preparou para isso. Em 1846, começou a trabalhar no Hospital de Kaiserswerth, fundado por freiras, na Alemanha.

Quando voltou para a Inglaterra, Florence passou a trabalhar prestando cuidados aos soldados que participavam da Guerra da Crimeia. Ela liderou um time de 38 enfermeiras e conseguiu baixar a mortalidade de 40% para 5%, nos hospitais que recebiam os feridos.

Por conta desse feito, Florence recebeu o apelido de “Dama da Lâmpada”. Anos mais tarde, foi nomeada a patrona da Enfermagem.

Grade curricular do curso de Enfermagem

O curso de Enfermagem tem duração média de 5 anos e tem uma grade que abrange disciplinas de Ciências Biológicas, Psicologia, Sociologia e Administração.

São estudadas disciplinas como Anatomia, Genética, Nutrição, Farmacologia, Saúde do Idoso, Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador, entre tantas outras. Todas são importantes e proporcionam uma formação profissional que garante o sucesso em diferentes áreas da Enfermagem.

Além do aprendizado em sala de aula, o estudante também “coloca a mão na massa”. Aprende, na prática, a prestar cuidados aos pacientes, durante estágios realizados em clínicas, hospitais e outros estabelecimentos de saúde.

Curso técnico e graduação: entenda a diferença

Quando falamos em curso de Enfermagem, é importante compreender que existem duas modalidades distintas: o técnico e a graduação.

Ambos os cursos são excelentes e preparam os alunos para atuarem no mercado de trabalho, porém, em atividades distintas.

curso de enfermagem técnico

O curso técnico em Enfermagem tem duração média de dois anos. Nele, o aluno aprende os fundamentos básicos da área e desenvolve habilidades mais operacionais. Fazer curativos, aplicar injeções, verificar os sinais vitais do paciente, entre outras atividades realizadas no atendimento básico de saúde.

Por sua vez, a graduação em Enfermagem é um curso de nível superior. Ele é mais amplo e inclui disciplinas de Gestão, Administração, Psicologia e outras áreas. Assim, o profissional tem uma formação mais aprofundada.

Um profissional graduado em Enfermagem geralmente atua como coordenador dos times nos estabelecimentos de saúde, exercendo funções mais estratégicas. Os técnicos, por sua vez, desempenham uma função operacional.

Ambos os cursos são de extrema relevância e formam profissionais muito necessários para cuidar da saúde da população. Eles se complementam uns aos outros.

É bastante comum que as pessoas que cursam o técnico de Enfermagem, após a conclusão, ingressem na graduação.

Perfil do aluno do curso de Enfermagem

O pré-requisito básico para ser um aluno do curso de Enfermagem é gostar de cuidar de pessoas. Além disso, também é importante que outras habilidades sejam desenvolvidas, como a boa comunicação.

O enfermeiro deve se expressar bem, saber como falar e se portar. Afinal, é preciso passar as orientações para os pacientes de forma clara. Somente assim eles saberão como dar sequência aos seus tratamentos e terem significativa melhora nas doenças, por exemplo.

A boa comunicação também é necessária para o contato com outros profissionais da equipe de saúde, como os médicos. Todo o time deve atuar em conjunto por um bem comum, que é oferecer um atendimento eficiente para os pacientes.

O Enfermeiro também precisa ter empatia, saber se colocar no lugar dos outros e lidar muito bem com as suas emoções. É bem provável que, no decorrer da sua trajetória, o profissional passe por situações delicadas.

Em momentos assim, é preciso lidar bem com a situação, buscar meios para resolver os problemas dos pacientes e garantir que eles se sintam da melhor forma possível.

E então, você acha que tem o perfil para ser um estudante do curso de Enfermagem? Essa é uma excelente carreira. Você terá a oportunidade de ajudar muitas pessoas e conquistar a gratidão dos seus pacientes.

Mais informações sobre o curso de Enfermagem e outras opções de graduação oferecidas pela Faculdade Florence podem ser encontradas em nossas redes sociais. Siga os nossos perfis no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.