Chegou a hora de definir sua carreira profissional. E em meio a tantas possibilidades, fica a dúvida: um curso técnico vale a pena?

Será que ele pode ser mais interessante do que uma faculdade? Para saber as respostas dessas perguntas, continue a leitura deste artigo e descubra mais sobre a modalidade!

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Quais são as principais características do curso técnico?

O curso técnico é voltado para a capacitação de profissionais para o mercado de trabalho. Dessa maneira, ele conta com uma quantidade considerável de conteúdos práticos na matriz curricular.

É possível cursar essa modalidade durante ou depois da conclusão do ensino médio. Ele dura normalmente de dois a três anos, a depender da área de atuação.

A formação técnica funciona como um nível intermediário entre o ensino médio e o ensino superior. E assim que você conclui seus estudos, estará apto para trabalhar no setor que escolheu.

Você receberá um diploma, válido em todo o território nacional. Terá o título de técnico, uma vez que o conhecimento adquirido é focado em aspectos específicos.

O Ministério da Educação (MEC) determina 12 eixos considerados tecnológicos:

  • Ambiente, Saúde e Segurança;
  • Apoio Educacional;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Gestão e Negócios;
  • Hospitalidade e Lazer;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura Militar;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais.

Cada uma dessas segmentações pode incluir vários tipos de curso. Ao todo, calcula-se que são mais de 185 variedades oferecidas pelas instituições de ensino.

Como o curso técnico funciona?

Os cursos técnicos fazem parte do Sistema de Ensino Brasileiro.

Mas é importante lembrar que eles não fazem parte do ensino superior. Ou seja, não têm validade como graduação.

Se você deseja esse tipo de diploma, terá que completar um curso em alguma instituição de ensino superior de sua preferência.

Essa é a formação mais rápida para quem deseja se qualificar para o mercado de trabalho. Como a mão de obra especializada está em falta no país, o curso técnico pode ajudar a trilhar esse caminho.

A partir do momento em que você inicia o curso, terá algumas disciplinas teóricas como introdução. Depois, começará a vivenciar situações práticas, em que se aplica essa teoria. 

Se na graduação você tem um conhecimento mais abrangente e depois escolhe uma especialidade, no técnico você já é direcionado para uma atuação específica logo no começo.

Dessa maneira, é super importante que você avalie o que quer no futuro, pois será moldado para desempenhar esse trabalho.

curso técnico funcionamento

Qual é a diferença entre os tipos de curso técnico?

Existem três tipos de curso técnico. Cada um tem uma finalidade e objetivos diferentes. Veja só um pouco mais a respeito!

Curso técnico integrado

O curso técnico integrado pode substituir, de maneira parcial, o ensino médio.

Ele pode ser feito assim que o aluno se forma no ensino fundamental. Dura três anos, porque acontece simultaneamente aos três anos do ensino médio.

É possível escolher entre várias opções, de acordo com a escola. Logística e Administração são algumas das mais famosas.

Ao finalizar o curso técnico integrado, dois certificados são entregues. Um que corresponde ao ensino médio, e outro ao curso escolhido.

Curso técnico externo

O curso técnico externo acontece fora do ensino médio, mas é feito de forma paralela a ele. Para iniciá-lo, é preciso ter concluído o primeiro ano.

Ele também dura três anos. O aluno pode escolher o melhor horário para conciliar seus estudos.

Em geral, vai para a escola na parte da manhã. E na parte da tarde, faz o curso técnico escolhido.

Curso técnico profissionalizante

O curso técnico profissionalizante é destinado para quem já concluiu o ensino médio. É uma ótima opção para quem quer ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Neste caso, para se matricular, basta apenas apresentar seu diploma de ensino médio. E fazer o processo seletivo determinado pela instituição de ensino.

Quais são os cursos técnicos mais procurados por empresas e estudantes?

Na dúvida sobre o que estudar? Agora é hora de saber quais são os cursos técnicos mais procurados, tanto por empresas quanto por estudantes. Escolha o que mais combina com você!

Administração

O curso técnico de Administração é conhecido por sua alta empregabilidade.

Com ele, é possível ter acesso a um amplo mercado de atuação. Você pode trabalhar em empresas de diversos nichos e portes.

Com a duração média de 14 meses, nele é possível aprender noções de protocolos, organização de arquivos e estoques e outras competências importantes para a profissão.

Análises clínicas

O curso de Análises Clínicas, por sua vez, dura 22 meses. Você tem aulas em laboratório, de modo a se preparar para atuar em qualquer clínica, hospital ou centro de saúde.

Na prática, verá como realizar diversos tipos de análises laboratoriais. É um curso que requer muita dedicação e responsabilidade, devido a sua natureza analítica tão delicada.

Edificações

Sonha em atuar na construção civil? O curso técnico de Edificações é para você!

Com a duração de 22 meses, você tem 200 horas de estágio prático inclusos, para entender o que há de mais moderno e inovador na área.

Eletromecânica

A área de projetos industriais nunca para e a demanda é alta. No curso de Eletromecânica você estuda sobre instalações elétricas, mecânicas e se torna apto para prestar manutenções.

É outro curso com uma boa carga de estágio: são 180 horas, supervisionadas por seus professores.

Eletrotécnica

Na Eletrotécnica, você aprende a instalar, operar e manter elementos que geram, transmitem e distribuem energia.

É uma área em constante expansão, e possui uma grande ligação com a tecnologia.

Enfermagem

Pensa em ingressar na área de saúde? Você pode fazer parte de uma equipe técnica de Enfermagem, para começar!

Em 24 meses você sai pronto para atuar na área. E nem é preciso dizer que este é um campo repleto de oportunidades, não é mesmo?

Ainda mais em momentos de crise. Por exemplo, com a pandemia do novo coronavírus, uma força-tarefa de profissionais especializados é sempre requisitada.

Estética

Outro mercado que não para de crescer é o de Estética. Afinal, todo mundo preza pela beleza, pela qualidade de vida e pelo bem-estar.

A empregabilidade também tem taxas altas em clínicas e centros estéticos. É uma ótima oportunidade para quem gosta de lidar com pessoas.

Meio Ambiente

O curso técnico em Meio Ambiente prepara você para trabalhar junto a profissionais de engenharia ambiental.

Você fará parte de grandes projetos para preservação da natureza e da sustentabilidade, inclusive para grandes empresas.

Nutrição e Dietética

Para um ingresso rápido na área de Nutrição, esse é o curso técnico ideal para você.

Você terá a experiência de ter aulas práticas, frequentar laboratórios e ainda ganhar vivência para o mercado de trabalho com 200 horas de estágio.

Radiologia Médica

A Radiologia Médica também tem uma grande demanda em clínicas, hospitais e instituições de saúde.

O profissional presta apoio a diversas especialidades médicas. O aprendizado abrange o processamento de imagens analógicas e digitais.

Saúde Bucal

O curso técnico de Saúde Bucal permite que o profissional formado atue junto ao Odontologista.

Ele sai preparado para lidar com todos os itens e materiais odontológicos utilizados em consultas e tratamentos. Além de ter aulas práticas e laboratoriais em ambientes devidamente equipados.

Segurança do Trabalho

Por fim, a área de Segurança do Trabalho é outra muito requisitada em empresas de todos os portes e segmentos.

Você atuará como agente de prevenção a acidentes e incentivador de boas práticas de trabalho. Um profissional indispensável para garantir ambientes seguros e saudáveis para todos os colaboradores.

É mais vantajoso fazer faculdade ou curso técnico?

Nem todo mundo sabe exatamente o que fazer depois do ensino médio. E isso é normal!

Entrar na faculdade é um compromisso grande, que exige comprometimento e pelo menos um certo nível de certeza.

Afinal, este é um curso mais longo. Dura de 4 a 5 anos, tem uma carga horária maior, e uma quantidade grande de disciplinas teóricas e práticas.

O que requer muito mais tempo e dedicação. Escolher esse caminho sob pressão pode fazer com que você opte por algo que nem mesmo é o que sonhou para o futuro.

Não é à toa que algumas pessoas abandonam a graduação, inclusive depois de terem feito boa parte do curso.

Se você tem esse sentimento, saiba que os cursos técnicos podem ajudar você a começar a se encontrar, sem deixar de ter a experiência do mercado de trabalho.

Eles ajudam bastante a descobrir qual é o seu perfil profissional. E mostram como você quer se ver daqui a alguns anos.

Depois, enquanto você trabalha, pode cursar a sua graduação da mesma forma!

Seu currículo ficará, inclusive, muito mais completo. Então, saiba que não existe escolha melhor ou pior entre o curso técnico e a graduação.

Tudo depende do seu momento e de suas vontades. Pense com calma no que você quer antes de se comprometer com os estudos.

Por que fazer um curso técnico?

Entre as várias vantagens de fazer um curso técnico, é importante ressaltar as principais. Com base nelas, você pode até mesmo definir se é isso mesmo o que você deseja fazer.

É possível realizá-lo a partir dos 16 anos de idade

Quer testar suas habilidades no mercado de trabalho logo cedo? Você pode ser admitido em cursos técnicos a partir dos 16 anos.

Essa é uma ótima maneira de se preparar com antecedência para o futuro e adquirir maturidade.

Tem curta duração

O curso técnico não é, necessariamente, para quem tem pressa. Mas ele ajuda a poupar tempo. Afinal, a dedicação é a mesma em comparação a qualquer graduação.

Como dura no máximo três anos, você pode prosseguir com a sua carreira o quanto antes. Além de conseguir conciliar outras atividades enquanto estuda.

Conta com um menor investimento

O investimento em cursos técnicos é mais baixo do que em uma graduação. Tanto em relação a mensalidades quanto a materiais utilizados para estudar. 

Ou seja, é uma forma de você começar logo a trabalhar, sem precisar esperar tanto tempo para juntar uma grana e pagar os estudos.

Prepara o aluno para o mercado

Todas as disciplinas de cursos técnicos preparam o aluno efetivamente para o mercado.

E o que isso quer dizer? Primeiro, que os professores têm experiências de trabalho para repassar em sala de aula.

Segundo, que os alunos entendem realmente como é o dia a dia em uma empresa ou setor de atuação.

Tudo isso faz com que eles tenham uma bagagem muito mais completa para iniciar imediatamente sua atuação depois da formatura.

Prioriza o contato com a prática

A teoria é, de fato, indispensável em qualquer curso.

No entanto, o curso técnico prioriza intensamente o contato com a prática. Você poderá estudar em laboratórios, salas de informática e salas clínicas, em situações reais, para compreender a sua profissão.

Facilita a entrada imediata no ambiente profissional

Sim, um diploma de graduação faz toda a diferença no mercado de trabalho. Mas um diploma de curso técnico também!

Muitas empresas desejam a contratação desse tipo de profissional, justamente por causa de seu conhecimento prático.

Além disso, algumas áreas têm grande demanda de contratação, como é o caso da administrativa. Assim, ter a conclusão deste tipo de curso deixa você na frente de muitos concorrentes.

Permite experimentar uma área de atuação

Com o curso técnico, você ainda pode experimentar uma área de atuação e conhecer o tipo de trabalho que quer para seu futuro.

Na área de estética, por exemplo, você pode descobrir a paixão pela Dermatologia e, mais tarde, estudar para a faculdade de Medicina.

Ou na área de meio ambiente, se desejar se tornar um grande engenheiro ambiental, já entrará no mercado com certa experiência. É um ótimo jeito de se conhecer e de aprender sobre as profissões.

De quebra, trabalha e começa a ter o seu dinheiro para realizar outros sonhos e manter a independência financeira.

Como você pode ver, fazer um curso técnico é repleto de vantagens. Você terá muitas oportunidades interessantes no mercado de trabalho e poderá se descobrir de verdade como profissional.

Portanto, se essa opção chama a sua atenção, é hora de se jogar nela, sem medo! Para mais dicas sobre cursos técnicos e graduações, siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe: