O home office, tradução para escritório em casa, existe há muitos anos. No entanto, é nítido que a pandemia do coronavírus fez com que essa modalidade se tornasse comum, a fim de evitar o contágio da doença.
Passados dois anos do início da pandemia e o avanço da vacinação, algumas empresas cogitam ou já optaram pela volta ao trabalho presencial, de maneira gradual.
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No entanto, diversas companhias já anunciaram que permanecerão em home office, além do movimento de muitos profissionais continuarem na modalidade. Por isso, leia no texto de hoje dicas essenciais para um trabalho de qualidade.
Veja o que é home office
Como o nome sugere, o home office é o trabalho feito em casa. Vale diferenciar o home office do trabalho remoto. Isso porque ambas as definições podem ser confundidas facilmente.
O trabalho remoto consiste na prestação de serviços feita à distância e de qualquer lugar, enquanto no home office o trabalho é exclusivamente feito em casa.
10 dicas para home office
Bom, nada melhor que algumas dicas marotas pra render no trabalho em casa, né? Então vamos lá.
1. Tenha horários
Parece rigidez, mas não é. Ter um horário certo para trabalhar vai ajudar a fazer o seu cérebro se acostumar com o home office.
É claro que imprevistos acontecem e em alguns dias, você terá que variar o seu horário. Mas tenha em mente que a constância é amiga da perfeição!
2. Vista-se a caráter
Não é necessário se vestir que nem a rainha da Inglaterra para trabalhar de casa, ainda mais se não tiver muitas reuniões ao dia.
Porém, vestir uma roupa que não seja a usada comumente em casa também transmite ao seu cérebro que você fará algo importante. E isso influencia no seu engajamento diário. Pense nisso!
3. Tenha um espaço para isso
Se possível, separe um lugar calmo da sua residência e com boa iluminação para evitar interrupções e poder se fazer visível em caso de reuniões.
4. Imponha limites
Sabemos que trabalhar em casa pode ser bem desafiador, sobretudo se morar com muitas pessoas em casa. Isso porque muitos podem não entender que está trabalhando e querer interrompê-lo toda hora.
Por conta disso, é importante ressaltar que não se pode falar, a menos em casos de urgência, enquanto se está trabalhando. Se necessário, coloque um aviso por escrito em sua porta pedindo para não ser incomodado.
5. Desligue as redes sociais
Parece uma dica boba, mas se você ficar olhando cada atualização de redes sociais que pipocam no seu celular, passa o dia e fica aquela sensação de não ter rendido nada no trabalho.
Por isso, desative o máximo de notificações (e-mail, Whatsapp) e mantenha as redes sociais pessoais desligadas o máximo que puder.
6. Cuide da postura
Posicionar-se inadequadamente pode gerar dores na cabeça, na coluna e em outras partes do corpo.
Por isso, é importante garantir que sua coluna esteja reta e seus olhos alinhados ao seu computador a fim de evitar problemas e não ter o seu rendimento prejudicado. Se sentir necessidade, vale a pena investir em uma cadeira de qualidade para garantir a ergonomia.
7. Faça pausas
É importante fazer pequenas paradas durante o dia para evitar sobrecarga mental. Seja para beber água e comer algo, sair de casa ou caminhar, tudo vale na hora de dar aquele break!
8. Mantenha a alimentação (e a água) em dia
Nem é preciso dizer que bate aquela fome durante o dia e nada melhor que parar pra comer algo em intervalos específicos. Mas, claro, opte por alimentos saudáveis, como frutas, a fim de te fazer bem.
E, claro, beber água é essencial para o bom funcionamento do cérebro – estudos dão conta que a perda de água no corpo implica perda de desempenho no trabalho.
Por isso, se ainda não tem esse hábito, coloque um copo ou uma garrafa de água na sua mesa de trabalho hoje mesmo.
9. Tenha uma lista de tarefas
Ter uma lista de tarefas ajuda a evitar que algo importante passe batido e porque marcar uma atividade ajuda a se comprometer mais com ela. Para isso, há vários recursos que você pode usar. O mais tradicional é a agenda de papel, mas…
10. Use ferramentas
Você pode usar aplicativos e/ou softwares que o ajudem nessa tarefa de fazê-lo lembrar o que deve ser feito no dia. Mas vamos falar disso um pouco mais adiante.
O que não fazer no home office?
Assim como o que fazer, tem algumas coisas que precisam ser evitadas em caso de home office. As principais ciladas pra fugir são:
Não ter rotina
A falta de horários certamente é uma inimiga da produtividade. Por isso, como já falamos, procure ter horários estabelecidos para trabalho e descanso.
Querer dar conta de tudo ao mesmo tempo
Quem quer tudo não tem nada. Por mais que seja uma frase clichê, reflete a real quando falamos de trabalho.
Fazer coisas diferentes ao mesmo tempo só vai gerar tarefas picadas sem conclusão, além de consequências na saúde mental, como ansiedade e irritabilidade.
Procrastinar
Por mais que seja tentador deixar tudo pra mais tarde, isso é péssimo, pois com várias tarefas sem terminar vão virar uma bola de neve interminável.
Caso você esteja desanimado para trabalhar de maneira frequente, procure ajuda psicológica.
Achar que home office é férias
Trabalhar em casa tem seus privilégios como a possibilidade de descansar e parar um pouco durante o dia. Mas não dá pra dormir a tarde inteira, ou sair para ir ao shopping numa quarta à tarde.
É necessário dedicar o horário comercial ao trabalho para que assim você tenha momentos como o final de semana livre de obrigações e cobranças.
Ferramentas para ajudar na produtividade
Como falamos, há alguns programas que te ajudam a se lembrar das tarefas e se manter produtivo. Vamos falar de alguns deles a seguir, mas fique à vontade para pesquisar outros:
Google Agenda
Como o nome diz, é o aplicativo do Google no qual você pode anotar a data e a hora de todos os seus compromissos. É gratuito e, para usá-lo, basta conectar a sua conta Google ao seu dispositivo e começar a usá-lo agora mesmo.
Trello
É uma ferramenta colaborativa que permite o controle remoto de projetos. Nela, é possível adicionar links externos, anexos de vários tipos e notificar o responsável pela tarefa, que receberá tudo por e-mail.
Ou seja, a comunicação é remota e sem necessidade de todos estarem conectados ao mesmo tempo.
Evernote
Basicamente, é um programa no qual você pode fazer anotações que ficam disponíveis para consulta sempre que desejar.
Além disso, se você quer ler um conteúdo, mas não pode naquele momento, dá pra salvar lá e acessar posteriormente. Bacana, né!?
Gostou das nossas dicas para home office? Então vem com a gente!
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