Você quer seguir a carreira dos seus sonhos? Conseguir sucesso profissional faz parte dos seus planos? Então, é hora de já começar a pensar no Enem.

Essa prova abre muitas portas para quem deseja entrar com o pé direito na faculdade. Mas, para ter um bom desempenho, é preciso se preparar.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Separamos dicas que você não vai querer perder. Confira!

Como funciona o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio é conhecido por Enem e aplicado pelo Inep, órgão vinculado ao Ministério da Educação. Em 2010, passou por uma reformulação e sua aplicação passou a incluir 150 questões objetivos (ou “de marcar”) e uma redação.

Para participar, você precisa se inscrever no período adequado e fazer o pagamento da taxa. A distribuição é automática para um local de prova, de acordo com seu endereço.

Durante a prova, você preencherá um cartão-resposta e entregará a redação em uma folha específica.

Na hora de calcular a nota, há até como prever quando você simplesmente “chutou”, sabia? 

Então, a nota é calculada de 0 a 1000.

Para que serve a sua nota?

Quando falamos no Enem, muita gente associa à entrada na universidade pública. Faz sentido, porque a nota é usada no Sisu, que tem vagas nas instituições de todo o país.

Só que o seu desempenho pode ser usado também para estudar na sua cidade, em uma faculdade particular! A nota pode servir, por exemplo, para substituir o vestibular. 

Também é uma forma de conseguir descontos nas mensalidade, de acordo com o desempenho.

Além de tudo, ela serve para obter a classificação para ter bolsa no ProUni e/ou financiamento no Fies, caso você se encaixe nas condições.

Quais são os tipos de prova do Enem?

Para avaliar todas as competências dos candidatos, o Enem tem mais de um tipo de prova, sabia? 

Cada avaliação apresenta questões variadas de um conjunto de matérias, como vamos mostrar.

Para se preparar do jeito certo, venha conferir quais são os tipos de prova do Enem e saiba o que esperar!

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Essa prova envolve aquelas matérias que todos conhecemos como sendo de humanas: Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

Prepare-se para botar a cabeça para funcionar com questões relacionadas a fatos do presente e do passado, com bastante aplicação dos conhecimentos.

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação

Nessa parte, os temas das questões são referentes ao modo como nos comunicamos. Então, há questões de Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol, você escolhe).

Além disso, são cobradas questões sobre Artes, Tecnologia da Informação e Educação Física.

A Redação também faz parte desta área da avaliação. Ela é uma dissertação argumentativa, em que você terá que desenvolver um tema, acertar na gramática e ainda apresentar uma solução ao final.

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Você será cobrado sobre os fenômenos que nos cercam. Inclusive, muitos fazem parte do nosso dia a dia e isso costuma ser abordado nos enunciados.

Sabe o que isso quer dizer? Que as questões envolvem Química, Física e Biologia. Normalmente, as perguntas envolvem assuntos que sejam, de alguma forma, rotineiros.

Matemática e suas Tecnologias

Já essa prova, como o nome revela, é só de Matemática. Ela tem vários números, mas também envolve formas geométricas, gráficos e assim por diante.

Além disso, os cálculos não são tão complexos, até porque não é permitido usar calculadora.

Quando você deve começar a estudar para o Enem?

Vamos ser bem diretos: quanto mais cedo, melhor! 

Muitos candidatos já estão estudando desde ontem, então, você deve começar assim que puder. É claro que é preciso fazer um planejamento, mas não demore demais.

O motivo é bem simples: quanto mais tempo houver para estudar, menor vai ser a carga para cada dia. 

Isso se encaixa melhor em uma rotina com outros afazeres (como o trabalho), sem prejudicar o seu preparo. É hora de colocar as mãos à obra!

Enem 2020: provas

Quais são as dicas para se preparar para o Enem?

Já que essa é uma das maiores e mais importantes provas para o seu futuro profissional, a preparação tem que ser à altura. 

Podemos dizer que o Enem cobra tudo o que é visto nos anos de Ensino Médio — e haja assunto, viu?

Antes de ficar com medo sobre o que virá, saiba que há como se preparar de uma forma eficiente. Continue a leitura e vamos mostrar o que você deve fazer. 

Faça um planejamento de estudos

Antes de começar a mergulhar em tantas matérias e conceitos, pare e respire! É preciso ter estratégia para dar conta de tudo e mandar bem para conseguir uma boa nota. 

Então, o truque é elaborar um planejamento completo de estudos.

Conheça seus horários livres e encaixe sessões de estudos. Se não puder se dedicar várias horas por dia, não tem problema. 

Estude quando puder e se dedique mais nos dias em que tiver maior disponibilidade, combinado?

Aproveite para variar os assuntos estudados em cada dia, sempre em ordem adequada. 

Assim, você não corre o risco de ficar desmotivado porque naquela semana só tem cálculos ou muitos textos!

Use a internet a favor dos seus estudos

Tem gente que diz que a internet é uma vilã de quem quer se preparar para o Enem, mas não vamos encarar desta forma

Se você souber aproveitar os recursos online, poderá ter um preparado ainda melhor! Quer ver?

Em vez de ficar só nas apostilas e nos livros, por que não aprender com vídeos? Pode ter certeza que vai ser mais fácil entender aquele conceito de Física ou gravar algo de História.

Também há várias outras ferramentas, como mapas mentais, esquemas compartilhados por outros estudantes (alô, perfis de estudo no Instagram!), podcasts e muito mais. 

Essas são ótimas formas de aprender sem se prender a uma maneira tradicional.

Aproveite o seu tempo ao máximo

Inclusive, usar a internet a seu favor tem tudo a ver com aproveitar ao máximo o seu tempo. 

Talvez você não tenha 6 horas por dia para estudar, mas pode ter aquela 1 hora voltando para casa no ônibus. Aproveite para conferir aquela videoaula ou ouvir um podcast!

Use os intervalos da sua rotina para aprender um pouquinho, mesmo que não seja por várias horas seguidas.

Assim, você cria o hábito, aumenta sua produtividade e não deixa as matérias acumulares. 

Realize simulados do Enem

Sim, estudar a teoria é importante, mas não é tudo. Afinal, como dissemos, o Enem tem centenas de questões que focam na parte prática. 

Então, o ideal é fazer alguns simulados e provas de anos anteriores.

Você conseguirá “sentir” as questões, entenderá como são os enunciados e terá uma ideia sobre o que é mais cobrado. Além disso, é uma ótima forma de descobrir onde estão as suas dúvidas.

Para melhorar a sua preparação, defina o mesmo limite de tempo do Enem para fazer o simulado. Você aprende a gerenciar seu tempo e não deixa nenhuma questão para trás.

Separe um tempo para revisar o conteúdo

Depois de estudar a teoria e investir na prática, sabe o que também é importante? Revisar! 

Afinal, não adianta manjar tudo semanas antes e “dar um branco” na hora da prova, né?

O seu planejamento de estudos deve ter um espacinho para a revisão. Esse período serve para você dar aquela olhadinha rápida nos mapas mentais ou nos resumos. 

Também é ótimo para reforçar aqueles conceitos mais complicados, sabe?

O melhor é que não é preciso gastar tanto tempo assim. Em geral, de 15 a 30 minutos é o suficiente para dar aquela revisada.

Mantenha a disciplina

Para conseguir um bom resultado em uma prova tão longa, é necessário estudar muitos assuntos, de várias áreas. Então, faz sentido que o estudo tenha que ser intenso, né?

No meio do caminho, pode ser que você se sinta cansado ou desmotivado. É normal, mas também é preciso dar a volta por cima. 

Para tudo valer a pena, o melhor mesmo é manter a disciplina.

Siga seus horários, trace metas e evite as distrações enquanto estuda. Esse é o jeito ideal de aproveitar o período até a prova e se preparar da melhor forma.

Faça pausas e descanse o suficiente

Você sabia que o candidato que descansa e relaxa tem mais chances de tirar uma boa nota? 

Pois é, não tá com nada estudar sem parar, deixar de dormir ou comer mal em busca de um desempenho satisfatório.

Por isso, não se esqueça de fazer pausas entre as sessões de estudo. Aproveite para fazer um carinho no seu animal de estimação, comer uma fruta ou mesmo esticar as pernas. 

Você voltará muito mais relaxado para aprender a próxima matéria.

Além disso, é importante ter algum tempo na sua rotina que seja só para você. Que tal aproveitar para atualizar as suas redes sociais ou assistir a uma nova série?

O que fazer quando a prova se aproxima?

Você não consegue pensar em outra coisa. Seus pensamentos estão dominados e o coração bate mais forte só de ouvir falar nisso.

 Não, você não está apaixonado — é apenas o Enem que está chegando.

Quanto mais perto ele estiver, mais preparado você deve estar. Então, confira algumas dicas essenciais para colocar em prática quando a prova se aproxima.

Faça uma revisão rápida dos conteúdos

Já falamos aqui, mas não custa reforçar: revisar as matérias é muito importante para que tudo chegue fresquinho na sua memória. 

Quando o Enem estiver se aproximando, é hora de caprichar na revisão.

Monte o seu cronograma para que sobrem alguns dias antes da prova para focar apenas na revisão. Assista a vídeos dos temas que ainda não estão bem fixados e reveja certos conceitos. 

Se precisar, treine um pouco.

O truque é aproveitar esse momento para repassar aquilo que já foi abordado, o que vai garantir chances maiores de sucesso.

Não tente estudar tudo de uma vez

Um dos segredos para ir bem nessa prova é se planejar e fazer um pouquinho a cada dia. É o hábito do estudo diário que garante o melhor preparo para encarar as dezenas de questões. 

Mas, tudo bem, talvez você não tenha conseguido dar conta de tudo.

Nesse caso, é importante não cair no erro de sair correndo para estudar tudo o que falta. Isso só vai fazer com que você veja um pouquinho de tudo, mas não saiba nada, de fato. Novamente, é hora de pensar com estratégia.

Veja todos os conteúdos que faltam e selecione apenas os mais importantes ou conceitos básicos. Direcione seus estudos para esses temas, pois isso aproveita melhor o tempo que resta.

Fique de olho nas notícias

Essa prova costuma ser bem contextualizada, então envolve problemas e situações que vemos no cotidiano. 

Por isso, uma forma de se preparar envolve acompanhar as notícias e os temas de interesse.

Fique de olho nos jornais da televisão, acompanhe as notícias na internet e confira debates sobre vários assuntos. 

Além de isso ajudar em algumas questões, é essencial para caprichar na hora de argumentar na redação, combinado?

Durma bem nos dias anteriores

Conforme a prova se aproxima, muita gente começa a sentir aquela ansiedade que cresce. 

A vontade de continuar estudando rouba as horas de sono — e a expectativa sobre a avaliação também tem um peso nisso. Só que não há como se dar bem diante do cansaço.

Por isso, é fundamental estar relaxado nos dias anteriores. Procure dormir bem, ao menos 7 ou 8 horas por noite.

Pode ter certeza que o seu cérebro vai funcionar melhor e que os conteúdos ficarão “disponíveis” para o momento da prova.

Enem 2020: dia do Enem

O que fazer nos dias do Enem?

Finalmente chegou o primeiro dia de prova. A mente está a mil e tudo o que você quer é chegar lá, ver as questões e ficar aliviado que sabe a maioria. 

Esse sentimento é normal, mas é preciso manter a calma, certo?

Alguns detalhes merecem a sua atenção nesse momento, até mesmo para evitar problemas. Ah, eles servem para os dois dias de prova, tá? 

Veja, a seguir, o que fazer nos dias de prova!

Confira o seu cartão de inscrição

A primeira coisa a fazer, antes mesmo de sair de casa, é conferir o seu cartão de inscrição. Você terá que apresentá-lo, então o ideal é deixá-lo à mão.

Se ainda não estiver com essas informações impressas, tente não deixar para a véspera, pois o sistema pode ficar instável.

Além disso, é nessa hora em que você tem que conferir quais são as informações sobre o local de fazer a prova. Nem sempre a gente consegue ficar pertinho de casa, então o melhor é já estar preparado.

Leve seus documentos e uma caneta

A documentação também merece a sua atenção, já que muita gente esquece. 

É preciso apresentar os documentos exigidos para o Enem, pois eles serão solicitados antes da sua entrada na sala. Separe a identificação com foto e o CPF, certo?

Além disso, é necessário separar uma caneta com a cor de tinta indicada e que esteja funcionando.

Faça melhor ainda: compre duas novas e leve com você. Se uma falhar, a outra estará lá. Afinal, você não quer perder a prova por uma caneta!

Saia de casa com antecedência

Todo ano é a mesma coisa: aparecem os chamados “atrasados do Enem”.

Se você não quiser correr o risco de virar meme na rede social mais próxima, o ideal é sair de casa com antecedência.

Nos dias de prova, as ruas costumam ficar cheinhas de estudantes e o trânsito pode atrasá-lo. Se você não conhece muito bem o local da prova, ainda corre o risco de se perder.

Tente sair de casa com um bom tempo de antecedência, pois é melhor esperar no local da prova do que passar sufoco para chegar a tempo!

Enem: prepare-se para arrasar no exame!

O Enem exige bastante preparação para que você tenha grandes oportunidades após receber o resultado. Com essas dicas, você estará mais perto do sucesso!

Se quiser muitas outras dicas para mandar bem, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram!

 

Compartilhe: