Há quem diga que a Enfermagem é apenas uma área auxiliar da medicina. Mas esqueça totalmente esse pensamento super ultrapassado!

Hoje, os enfermeiros são verdadeiros protagonistas na construção da qualidade de vida das pessoas. 

Tipos de cursos de Enfermagem para você fazer 

Curso técnico ou graduação: qual escolher? Conheça cada um deles em detalhes com este infográfico.

Quer fazer parte desse time? Descubra mais sobre as possibilidades de atuação na área a seguir!

Como anda o mercado de Enfermagem no Brasil?

No Brasil, dos mais de 35 milhões de profissionais de saúde, metade está na área de Enfermagem. Você deve estar pensando que a concorrência é muita, certo?

Mas vale lembrar que a demanda por serviços de saúde cresceu, e muito, com a pandemia da Covid-19.

Esse cenário assustador que tomou conta do mundo em 2020 fez com que as pessoas ficassem mais preocupadas com seu bem-estar e qualidade de vida. 

Então pode ficar tranquilo: há muito espaço para você se destacar!

Para fazer a diferença em meio a outros candidatos, é importante que você aposte em qualificação e tenha uma boa experiência de mercado. 

Você pode conseguir um emprego em clínicas, hospitais e outros estabelecimentos de saúde — públicos ou particulares.

E tem uma grande variedade de opções de atuação, de acordo com seus interesses e pretensões salariais!

É essencial pesquisar bastante e observar suas próprias habilidades na hora de tomar a decisão sobre qual área atuar.

Só não se esqueça de que, para poder trabalhar, será preciso regulamentar seu registro no Conselho Federal de Enfermagem. Isso traz mais credibilidade para seu currículo e possibilidades de trabalho.

Quais são as principais possibilidades de trabalhar na área?

Agora, vamos ver quais são as principais possibilidades para trabalhar na área de Enfermagem. Qual será a que tem mais a ver com você? É hora de descobrir!

1. Enfermagem geral

O enfermeiro-geral trabalha em clínicas e hospitais privados ou públicos. Sua principal função é coordenar a equipe que fica de plantão. 

E atua, sempre que se fizer necessário, no cuidado com os pacientes.

Além disso, ele também se responsabiliza pela parte administrativa. Ou seja, faz cadastros de pacientes, registra quadros clínicos, entre outras atividades operacionais.

2. Enfermagem Home Care

Essa é uma tendência que não para de crescer. Muitos planos de saúde e espaços clínicos particulares já oferecem aos pacientes atendimento em casa.

Sendo assim, o enfermeiro vai até o paciente para realizar procedimentos básicos ou acompanhar tratamentos. Em casos mais delicados, há o acompanhamento de um médico.

3. Enfermagem Pediátrica

Na Enfermagem Pediátrica, como o próprio nome diz, o foco é direcionado para as crianças. 

Isso quer dizer que o enfermeiro faz o monitoramento de pequenos com doenças graves.

É preciso ter muita paciência e carinho neste momento. Afinal, as situações costumam ser muito específicas, e o profissional auxilia também na superação e na recuperação desses pacientes.

4. Enfermagem Médico-Cirúrgica

O enfermeiro desta especialidade pode auxiliar o médico responsável em cirurgias de pequeno e médio porte. É preciso muito comprometimento e dedicação.

Em geral, a carga de trabalho é um pouco mais longa. No entanto, a remuneração é interessante, sem contar a experiência intensa e prática.

5. Enfermagem Obstétrica

O profissional de Enfermagem Obstétrica fica responsável por cuidar de gestantes e lactantes. Desde o parto até o pós-parto, em exames, cuidados pessoais e demais tratamentos de recuperação.

É também uma atividade que requer ainda mais cuidado e atenção. Afinal, para além das mamães, o monitoramento também se estende aos bebês quando necessário.

6. Enfermagem de resgate

Já ouviu falar nessa área? Ela requer muito equilíbrio emocional, pois o enfermeiro atua diretamente com equipes de salvamento em situações de emergência.

Ou seja, é ele que presta os primeiros socorros para pacientes que sofreram algum acidente ou calamidade. Pode ser na rua ou dentro de casa, a depender da chamada.

7. Enfermagem do trabalho

O enfermeiro do trabalho presta atendimento ambulatorial para colaboradores de empresas e grandes corporações. Ele também é responsável por implementar programas de prevenção de doenças.

E de conscientização, para que todos tenham mais qualidade de vida no dia a dia. Além disso, pode fazer exames iniciais para encaminhamento médico.

8. Docência

Para o enfermeiro que tem o dom de ensinar e transmitir conhecimento, a sala de aula é uma ótima opção de atuação! Será possível trabalhar na formação de novos profissionais da área, em cursos técnicos ou universidades.

Além da graduação, é fundamental ter uma especialização. E se você tiver experiência prática no mercado de trabalho, ela será um diferencial e tanto.

9. Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares

A Enfermagem também reconhece as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) dentro de sua atuação. Elas abrangem aqueles tratamentos que usam recursos terapêuticos para tratar os pacientes.

Em sua maioria, são baseadas em conhecimentos tradicionais e populares. Por exemplo, a acupuntura, a fitoterapia e a homeopatia.

10. Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Essa modalidade trabalha exclusivamente nas áreas de cardiologia clínica e cirúrgica, intervencionista e emergência. 

O enfermeiro é capacitado para assistir pacientes que precisam de cuidados intensivos durante tratamentos e recuperação.

Além disso, ele também gerencia serviços de equipe e trabalha com pesquisas científicas. Em alguns casos, pode contribuir para análises laboratoriais.

11. Enfermagem Dermatológica

O enfermeiro especializado em Enfermagem Dermatológica lida com o tratamento de feridas, queimaduras e podiatria.

Está apto para fazer curativos, aplicar medicações e fazer diagnósticos preventivos de problemas e doenças de pele. Além disso, ajuda o paciente a ter um tratamento mais eficaz, inclusive em procedimentos exclusivamente estéticos.

12. Assistência de Enfermagem em Anestesiologia

Um enfermeiro que trabalha em centro cirúrgico pode atuar juntamente ao anestesiologista. 

Ele será responsável por monitorar o paciente, realizar a indução anestésica e controlar cuidados após a reversão.

No Brasil, o profissional não pode, porém, planejar, controlar e executar o plano de anestesia. Em outros países, como nos Estados Unidos, com o conhecimento comprovado, essa atuação pode ser feita.

12. Enfermagem em Central de Material e Esterilização

Este é um serviço importante dentro de qualquer ambiente hospitalar. O enfermeiro tem como tarefa processar e tratar todos os materiais que são encaminhados para o centro cirúrgico.

Ou ainda, para procedimentos de menor escala e gravidade. Ele pode atuar na parte prática, para organizar diretamente todos esses itens, ou na parte administrativa, para gerenciar, cadastrar e encaminhar os materiais.

13. Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia

Na rotina deste enfermeiro, é necessário saber identificar sinais e sintomas de complicações de quadros neurológicos. Ou ainda, de possíveis melhoras e indicativos de recuperação.

Sua atividade se baseia principalmente em observação sistematizada. 

Portanto, o profissional precisa ficar praticamente 24 horas ao lado do paciente, porque a assistência deve ser ininterrupta. 

Sem contar que, muitas vezes, o paciente é dependente dos cuidados do enfermeiro.

Enfermagem paciente

Qual é o perfil do enfermeiro?

O dia a dia de um enfermeiro não é tarefa fácil. Você precisará lidar com cargas enormes de plantão.

Pode passar muito tempo em pé. Pode ficar sem dormir por algum tempo. Pode ter que lidar com situações extremamente graves, que mexem com o emocional de qualquer pessoa.

Então, tenha em mente que essa profissão é de entrega e muita dedicação. O perfil do profissional ainda requer algumas habilidades importantes.

Mas fique tranquilo: a recompensa é enorme para bons profissionais. 

Muitas pessoas que trabalham na área relatam que a experiência de ver um paciente recuperado é uma das mais gratificantes que eles podem ter.

Entre as características importantes para esses profissionais, a paciência deve vir sempre em primeiro lugar. Lidar com pessoas exige serenidade, em especial quando o cenário envolve doenças graves e morte.

Além disso, lembre-se de que pacientes e familiares ficam constantemente estressados.

Portanto, exerça bastante a sua empatia. Coloque-se no lugar do outro e seja resiliente.

Por fim, atenção e foco são indispensáveis em qualquer uma dessas áreas. Os diagnósticos e a administração de medicamentos devem ser sempre precisos. 

As pessoas confiarão totalmente em você, e essa é uma responsabilidade gigante!

Todos esses locais precisam seguir normas para a contratar e atestar a experiência do enfermeiro. O salário inicial começa na casa dos R$ 3 mil, mas pode chegar a até R$ 7 mil para cargos mais altos, como de enfermeiro-chefe.

Quais são as novas áreas consideradas como o futuro da Enfermagem?

Você já viu algumas áreas consolidadas da Enfermagem. Mas como ela não para de crescer, a todo momento surgem tendências e novidades.

Aqui estão mais algumas possibilidades recentes e que vieram para ficar!

Enfermagem Aeroespacial

A Enfermagem Aeroespacial se dedica a evacuação, transporte aéreo de pacientes gravemente doentes ou feridos em ambientes militares e civis.

O treinamento para atuar nessa área é totalmente especializado, pois pode haver limitações de transporte e localidades remotas para trabalho.

Você será enviado para a Força Aérea e passará por um Treinamento de Oficiais Físicos e Comissionados de Voo.

Apesar de esse acompanhamento já existir a alguns anos, há pouco tempo é que se passou a exigir um suporte avançado para os profissionais se capacitarem.

Enfermagem Forense

Na Enfermagem Forense, o profissional é preparado para prestar assistência às vítimas de diversos tipos de violência.

É fundamental ter um bom equilíbrio emocional, já que lida como muito traumas físicos, psicológicos e sociais.

O enfermeiro também atua em casos sociais e desastres de massa, além de emergências e urgências.

A especialização surgiu na década de 1990, mas somente agora essa é uma atividade regulamentada, com direito a uma sociedade brasileira específica para os profissionais, a SOBEF.

Enfermagem em Genética e Genâmica

O enfermeiro da área de Genética e Genâmica ajuda na incorporação de tecnologias e na consulta e acompanhamento de famílias. É uma área atrelada à de home care.

Seu trabalho ajuda a minimizar sequelas e comportamentos negativos que influenciam em tratamentos e procedimentos cirúrgicos.

Ele atua junto a equipes multidisciplinares, com alto nível de atenção, e administra também terapias genéticas em ambulatórios, clínicas e hospitais.

Gestão de equipes

Se especializar em gestão de equipes ajuda, e muito, a melhorar a sua atuação em qualquer área que escolher.

Afinal, em todas elas é necessário ter um enfermeiro responsável por toda a equipe. Para quem tem a habilidade de liderança, essa será uma área de muito sucesso.

O profissional delega tarefas, acompanha processos, cobra resultados e avalia todas as etapas do atendimento ao paciente.

E assim, pode pensar em planejamentos e implementações para tornar o processo ainda mais efetivo.

Controle de processos

Aquele enfermeiro que controla processos é o braço direito do gestor de equipes. As funções parecem similares, mas, na verdade, são um pouco diferentes.

É este profissional que confirma se a orientação do gestor é seguida. Que identifica e registra possíveis erros para repassar a ele.

E que sugere correções imediatas para algum problema que não pode ficar para depois. Ele também avalia como é a atuação da equipe, em relação ao tratamento dos pacientes e a execução de processos como exames, aplicação de medicamentos e demais cuidados.

Saúde da Família

Por último, com o aumento da expectativa de vida, as áreas de saúde da família prometem para o futuro.

O trabalho dos enfermeiros, nesses casos, está diretamente ligado à atuação de médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Em conjunto, há a responsabilidade de ambientar pacientes em seu lar, ajudar familiares a se adaptarem a cuidados e tratamentos e desenvolver infraestrutura suficiente para um bom atendimento.

Com isso, os pacientes passam menos tempo em hospitais e reduzem sua exposição a reinfecções, além de se recuperarem muito mais rápido. O atendimento passa a ser humanizado e focado na proximidade entre paciente e enfermeiro.

Enfermagem: um mercado promissor

E aí, curtiu aprender um pouco mais sobre o mercado de trabalho da Enfermagem

Consegue se ver nessa profissão? Se sim, é só correr atrás desse sonho e estudar bastante, porque um futuro brilhante te espera.

Está a fim de continuar a se informar sobre essas e outras áreas de trabalho? 

Siga a gente no Facebook, no Instagram e no LinkedIn para mais novidades!

Compartilhe: