Está a fim de entrar para uma área promissora e com oportunidades interessantes de trabalho? Então é hora de saber mais sobre como está o mercado de trabalho para Biomedicina.
Vale lembrar, porém, que a carreira nas Ciências Biomédicas é repleta de desafios. Por isso, é preciso muita preparação para se dar bem. Saiba mais sobre o assunto a seguir!
Quer saber mais sobre biomedicina?
Separamos as principais perguntas e respostas sobre o assunto para tirar todas as suas dúvidas.
É fácil conseguir emprego na área de Biomedicina?
Muita gente se pergunta se é fácil conseguir emprego na área. Mas não há uma resposta pronta sobre esse questionamento.
O mercado de trabalho para Biomedicina está aquecido, e provavelmente continuará por um bom tempo. Afinal, essa é considerada uma das profissões do futuro.
Por ser uma modalidade que se divide entre a Biologia e Medicina, com foco em análises clínicas e métodos diagnóstico-laboratoriais, o uso da tecnologia é intenso.
Portanto, é algo que você precisa dominar para conquistar um lugar sólido no mercado. Além disso, é importante não parar de estudar depois da graduação.
É a formação continuada que ajudará a manter a sua estabilidade no mercado. Que, nem é preciso dizer, é super competitivo.
Daí a importância de se formar em uma universidade renomada e ter um bom desempenho ao longo do curso. Sem contar que, se você puder fazer estágios ou ter experiências práticas durante esse período, terá um grande diferencial para conseguir um bom primeiro emprego.
Viu só como são vários fatores envolvidos? Apesar de não ter resposta certa, você agora já tem algumas dicas para viabilizar essa conquista.
Onde o profissional de Biomedicina pode trabalhar?
As funções de um profissional de Biomedicina são bem variadas. No entanto, as mais comuns são as seguintes:
- coletar material para exames e testes;
- realizar análises clínicas com foco em bioquímica, hematologia, parasitologia, imunologia, toxicologia e microbiologia;
- interpretar resultados de exames e desenvolver relatórios com as descobertas;
- operar equipamentos de imagens médicas, como tomografias e ressonâncias, e aplicar protocolos em pacientes;
- estudar o material genético do paciente com base em métodos de Biologia Molecular.
Muita responsabilidade, não é mesmo? A boa notícia é que você pode escolher trabalhar tanto no setor público quanto no privado, o que abre seu leque de opções.
Hospitais, centros de saúde, laboratórios de análises clínicas e pesquisa, indústrias biológicas, clínicas de imagem, laboratórios de manipulação e clínicas de reprodução humana são apenas alguns exemplos.
E não se esqueça: é importante que você avalie fatores como expectativa salarial e exigências de contratação antes de se candidatar a uma vaga.
O que é preciso para entrar no mercado de trabalho para Biomedicina?
Mas e então, o que é preciso para entrar no mercado de trabalho para Biomedicina? Conseguir um emprego depende, é claro, de sua formação universitária.
Isso vale para qualquer profissão, mas na Biomedicina tem um peso a mais. Somente profissionais com registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) podem exercer sua função.
E apenas profissionais formados conseguem obter o registro. Sendo assim, seu diploma precisa estar em mãos para atestar sua qualificação e permitir que você solicite a carteirinha do Conselho na divisão regional mais próxima de você.
Com ela em mãos, será possível comprovar que você é um biomédico ou biomédica com habilitação. Dessa forma, terá um passe a mais para entrar no mercado e garantir credibilidade para o que faz.
Além disso, o perfil de um biomédico é composto por aquela pessoa que tem muito foco, determinação e força de vontade. Além de ter um bom domínio sobre a área e experiências durante a faculdade no currículo.
Então, aproveite tudo o que o curso oferece! Se jogue nos estudos, passe por todos os estágios que puder e coloque a mão na massa nas atividades oferecidas durante a graduação.
Qual é a grade curricular do curso superior em Biomedicina?
Mas, afinal, o que você estuda no curso superior em Biomedicina? Durante os 8 semestres, que totalizam 4 anos de estudos e uma carga horária de 3560 horas, você terá contato com disciplinas como:
- Anatomia Sistêmica;
- Saúde Pública;
- Citologia;
- Epidemiologia;
- Embriologia;
- Fisiologia Humana;
- Metodologia Científica;
- Genética e Citogenética;
- Parasitologia Geral e Clínica;
- Química Aplicada à Bioquímica;
- Histologia;
- Farmacologia;
- Microbiologia Básica;
- Hematologia Geral;
- Bioquímica Sistêmica;
- Didática;
- Imunologia Básica;
- Bioestatística e Delineamento Experimental;
- Análises de Alimentos;
- Hematologia Clínica;
- Microbiologia Clínica;
- Bioquímica Clínica;
- Princípios de Imagenologia;
- Análises Ambientais;
- Análises Imunológicas;
- Patologia;
- Biologia Molecular e Biotecnologia;
- Toxicologia;
- Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade;
- Princípios de Biomedicina Estética;
- Imuno-hematologia e Banco de Sangue;
- Ciências Sociais;
- Citologia Clínica.
Sem contar os estágios, as disciplinas optativas e os projetos paralelos que vão surgindo. Além das atividades complementares e extracurriculares, como eventos e palestras.
É um curso extenso, desafiador e com bastante conteúdo. Mas valerá a pena mergulhar nessa jornada com um mercado de trabalho cheio de demanda.
Vantagens de estudar Biomedicina na Faculdade Florence
Como você viu, entrar no mercado de trabalho para Biomedicina requer uma formação de qualidade. A Faculdade Florence oferece essa e outras vantagens para você. Confira:
Biblioteca
A Florence conta com bibliotecas física e virtual, com milhares de exemplares disponíveis. Você pode enriquecer suas pesquisas e complementar seus estudos, mediante consulta ou empréstimo.
Infraestrutura
Na Florence, você tem salas de aula, salas de estudo e laboratórios muito bem equipados. Esses ambientes são essenciais para que você possa aprender mais e melhor e tenha um bom desempenho no curso.
Clínica-escola
A clínica-escola da Florence inclui espaços de Clínica Odontológica, Ambulatório de Cuidados e Laboratório de Análises Clínicas. Esse último, em especial, é muito importante para a formação biomédica.
Você poderá trabalhar diretamente no atendimento à população, ao ter contato com exames de pacientes reais da comunidade.
Parcerias com empresas
As parcerias com empresas permitem que os alunos da Florence tenham experiências iniciais no mercado de trabalho. A faculdade realiza o intermédio, a indicação, e a preparação do aluno, que pode começar a vida profissional atuando em grandes empresas e instituições da área.
E aí, curtiu saber mais sobre como anda o mercado de trabalho para Biomedicina? Com essas informações em mãos, você pode se preparar melhor para iniciar sua carreira.
Aproveite que está por aqui e conheça mais sobre o curso que a Florence oferece. Que tal se inscrever agora mesmo?