Odontologia é a profissão que se dedica à estética e ao cuidado da saúde bucal das pessoas.

Considerado um dos ofícios mais tradicionais e antigos do país, está em alta no mercado de trabalho, com inúmeras possibilidades de atuação e especializações. 

Guia Florence de Odontologia

Veja tudo sobre essa carreira que faz parte do rol de profissões com maior prestígio!

O salário também é considerado um dos melhores. Pode chegar até 15 mil reais para os profissionais do setor público.

Para construir uma carreira de sucesso e se dar bem na área, o profissional precisa se atualizar constantemente e acompanhar as evoluções da ciência e da tecnologia.

Se você quer fazer um ensino superior em Odontologia, esse conteúdo é para você!

Confira a seguir o guia completo para quem quer trabalhar na área e saiba tudo sobre o assunto.

O que é Odontologia?

Vista como um serviço essencial, a Odontologia atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos dentes, boca, língua, gengiva e ossos da face.

Ao lado da Medicina e do Direito, a Odontologia é considerada uma das profissões mais antigas e tradicionais do país. E por isso também muito bem vista e respeitada pela sociedade.

A história da profissão

As primeiras referências sobre a Odontologia datam de 3.700 anos A.C., no antigo Egito Antigo, quando as pessoas tinham dor de dente.

Nesse tempo foram encontrados manuscritos que citavam alguns problemas bucais como dores, perdas de dentes e feridas na gengiva.

A história conta que o egípcio Hesy-Ra foi o primeiro “dentista” da humanidade, citado já naquele tempo como profissional de cuidado dentário. 

Desde então a Odontologia evoluiu, se expandiu e se tornou um serviço de saúde fundamental. Caminhando lado a lado com o avanço da ciência e da tecnologia.

O que faz o profissional de odonto?

De forma geral, o profissional de Odontologia é responsável pela limpeza, restauração e extração dos dentes. Ele faz cirurgias, procedimentos estéticos, instala e projeta próteses e trata doenças na gengiva, bochecha, língua e ossos da face.

Além disso, a pessoa formada na área pode fazer exames clínicos, radiográficos e laboratoriais. Dá diagnósticos, propõe tratamentos e receita medicamentos.

Apesar da Odontologia ter surgido da necessidade do ser humano em lidar com as dores nos dentes, dá para perceber que a sua atuação vai muito além. Hoje existem centenas de especializações e diferentes áreas de atuação. 

Mais adiante falaremos sobre esse assunto.

O perfil do profissional

Assim como outros profissionais da área da saúde, quem trabalha com Odontologia deve ter uma boa dose de empatia e paciência para cuidar das pessoas. Além de sensibilidade para lidar com a dor alheia.

Concentração, cuidado e capricho também são características desejáveis para quem vai lidar com a boca dos outros. 

Os profissionais detalhistas são os mais valorizados no mercado. 

Carreira em odontologia 

Como já falamos aqui neste guia, o profissional de Odontologia tem uma lista enorme de opções na hora de escolher qual carreira seguir.

É possível trabalhar tanto no setor público quanto no setor privado. Não faltam opções para todos os gostos e perfis.

Setor público ou setor privado

No setor privado, os profissionais de odonto podem atuar de forma autônoma, no próprio consultório. Ou em uma clínica particular, através de parcerias com colegas ou convênios odontológicos.

Também é possível trabalhar em hospitais particulares. Além de empresas e escolas, com programas de prevenção à saúde bucal.

Já no setor público, o profissional de Odontologia pode atuar em hospitais e unidades básicas de saúde. Unidades de pronto atendimento e programas públicos de saúde bucal também são outros locais de atuação.

E não para por aí! Quem se forma em odonto também tem a opção de seguir a carreira acadêmica, para dar aulas e/ou pesquisar em universidades públicas ou privadas.

Odontologia áreas

Áreas de atuação em Odontologia 

São muitas as áreas de atuação e especializações possíveis para os profissionais de Odontologia.

Continue a leitura e conheça as principais.

Ortodontia

Essa é a área focada nos clássicos aparelhos ortodônticos. Eles servem para corrigir a posição dos dentes e alterar a mordedura.

Dentística restauradora

A Dentística é responsável pela restauração e restabelecimento da função e da forma dos dentes. 

Os profissionais da área realizam procedimentos para clarear e corrigir a estética bucal.

Endodontia

A endodontia se dedica ao tratamento de lesões e doenças no nervo e na raiz dos dentes. Um exemplo é cuidar do famoso, e doloroso, tratamento de canal.

Estomatologia

Essa área da Odontologia é voltada para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. Nos lábios, dentes, mucosa oral, palatinas, glândulas salivares e demais estruturas.

Implantodontia

Como o próprio nome sugere, a implantodontia é a área responsável pelo implante de próteses e pinos para restauração dentária.

Odontologia legal

A Odontologia legal é voltada para a identificação de cadáveres através da arcada dentária. Os profissionais que trabalham na área emitem laudos e pareceres de exames periciais.

Periodontia

A periodontia cuida dos processos inflamatórios e infecciosos das gengivas e da sustentação dos dentes. 

Seus profissionais removem placas bacterianas através de cirurgias e raspagens.

Traumatologia e Cirurgia

Essa área é responsável pelo diagnóstico de lesões e cirurgias de recuperação do aparelho mastigatório.

Clínica geral

A clínica geral é o segmento voltado para restauração e extração de dentes. Além de implante de prótese.

Odontogeriatria

A odontogeriatria se dedica ao cuidado da saúde bucal dos idosos.

Odontologia em saúde coletiva

A área da Odontologia em saúde coletiva atua em planos de saúde, cooperativas e programas de assistência social.

Odontologia do trabalho

A odontologia do trabalho tem o foco na assistência de trabalhadores e pacientes, cuja atividade profissional traz risco à saúde bucal. 

Como exemplo os funcionários de indústrias que ficam expostos a agentes químicos prejudiciais.

Odontopediatria

A odontopediatria é a área dedicada ao cuidado da saúde bucal das crianças.

Patologia bucal

A área de patologia bucal é responsável pela realização de exames laboratoriais para identificação de doenças.

Prótese dentária

Esse setor é especializado na confecção de próteses dentárias, para restabelecer funções na mordedura e na mastigação.

Radiologia

A radiologia é voltada para o diagnóstico de problemas bucais, faciais e dos maxilares. Os diagnósticos são feitos através de imagens de raio X e tomografia.

Outras especializações

Desde 2015 o Conselho Regional de Odontologia reconhece três novas especialidades. Chamadas de terapias complementares, elas ampliam ainda mais as possibilidades de atuação para quem se forma na área.

Veja a seguir quais são elas.

Acupuntura

A acupuntura tem origem na Medicina Tradicional Chinesa e é baseada na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo humano. Conhecidos como meridianos.

Na Odontologia é utilizada como procedimento complementar, auxiliando e potencializando o resultado de tratamentos.

Homeopatia

A homeopatia é uma forma de tratamento integral, baseada na administração de medicamentos naturais. 

O objetivo é cuidar do organismo como um todo para que ele possa reagir por si só. Nesta área do conhecimento, são tratados não somente os sintomas das doenças, mas principalmente a sua causa. 

Na Odontologia, a homeopatia é utilizada pelos profissionais da área de estomatologia, que se dedica ao cuidado das patologias orais.

Odontologia do esporte

A Odontologia do esporte se dedica ao tratamento da saúde bucal de atletas.

Nesse caso, o trabalho do profissional é especialmente preventivo, com o objetivo de garantir que nenhum problema bucal possa interferir no rendimento físico do atleta.

Uma inflamação ou infecção dental pode acarretar no distanciamento de treinamentos e até impedir que o atleta participe de alguma competição.

Conselho Regional de Odontologia (CRO)

Para atuar no mercado de trabalho, os profissionais de Odontologia precisam ser registrados no Conselho Regional de Odontologia (CRO). Além de ter o diploma de graduação, é claro.

Esse é um pré-requisito obrigatório.

O CRO foi criado em 1964 e tem o objetivo de fiscalizar a atuação dos profissionais em território nacional. Principalmente no que diz respeito à conduta ética.

Para se inscrever não é necessário realizar prova. Basta procurar a delegacia seccional do CRO mais próxima, apresentar uma lista de documentos e pagar a anuidade.

Anuidade do CRO

O valor da anuidade do Conselho Regional de Odontologia pode variar a cada ano. O valor médio é de 500 reais.

Curso de graduação em Odontologia

O curso de graduação em Odontologia integra a área de Ciências Biológicas e da Saúde. Tem duração média de 5 anos e é oferecido na modalidade bacharelado, com aulas presenciais

A formação é multidisciplinar, dividida em aulas teóricas e práticas.

A parte teórica inclui disciplinas básicas de Anatomia, Patologia, Fisiologia, Epidemiologia e Microbiologia. Além das disciplinas profissionalizantes como Radiologia, Material dentário, Endodontia, Periodontia, Cirurgia, Próteses e Odontopediatria.

A partir do segundo ano, os alunos começam com as disciplinas práticas de laboratório. Treinam restaurações e outros procedimentos em manequins odontológicos. No terceiro semestre, os estudantes já atendem pacientes reais na clínica da faculdade.

Grade curricular

Confira a seguir a grade curricular geral do curso de graduação em Odontologia.

  • Anatomia sistêmica
  • Citologia e Histologia
  • Genética e embriologia
  • Introdução à profissão
  • Saúde pública
  • Bioquímica
  • Ergonomia e Biossegurança
  • Fisiologia humana
  • Anatomia
  • Metodologia científica
  • Odontologia social 
  • Fisiologia bucal
  • Patologia geral e bucal
  • Materiais dentários
  • Farmacologia
  • Cariologia
  • Semiologia e estomatologia
  • Dentística
  • Periodontia
  • Terapêutica
  • Odontologia legal
  • Estomatologia
  • Ortodontia
  • Prótese fixa pré-clínica
  • Projeto de Pesquisa
  • Periodontia clínica
  • Implantodontia
  • Traumatologia
  • Clínica protética
  • Pacientes com necessidades especiais
  • Gestão e empreendedorismo
  • Estágios

Mercado de trabalho 

Em tese, todo mundo precisa de um dentista! De crianças a idosos, de todas as classes sociais.

É justamente por ser considerado um serviço de assistência básica e essencial, que o mercado de trabalho para o setor está sempre em alta. Principalmente nas cidades do interior, distantes dos centros urbanos. E logo mais vamos explicar o porquê.

É fato que há muita demanda por profissionais de Odontologia. Mas há também milhares de novos dentistas que se formam todos os anos pelo país, o que faz com que as ofertas de emprego variem muito de região para região.

Concorrência

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, até 2020 existiam 336.923 dentistas no país.

Sim, é muita gente! E é justamente por esse motivo que a concorrência na área é tão alta! 

Assim como a demanda por profissionais.

Do total, estima-se que mais da metade desses profissionais estejam concentrados na região Sudeste do país. Por isso, como falamos anteriormente, as cidades do interior são as que mais oferecem boas oportunidades de emprego para o setor.

Se você quer uma oportunidade de trabalho, a curto prazo, é bom considerar morar no interior e curtir a vida pacata, longe da correria dos grandes centros urbanos.

Qualificação

A melhor estratégia para vencer a concorrência e conquistar uma posição de sucesso no mercado é a qualificação.

Por isso, se você quer se dar bem na área, a dica é investir em novos cursos, pós-graduação e especializações.

Além disso, com o avanço acelerado da ciência e das ferramentas tecnológicas, os profissionais de Odontologia precisam se atualizar a todo momento.

Mais um motivo para seguir em busca de novos conhecimentos, competências e habilidades. 

Média salarial

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Odontologia está entre as profissões que mais ganham dinheiro no país, ocupando o segundo lugar no ranking, depois de Medicina.

A média salarial é de R$5.367, com variações bem expressivas. Esse valor pode mudar de acordo com a especialização do profissional, região de atuação e o tempo de exercício na área.

Pesquisas apontam os cargos públicos como o setor que melhor remunera seus profissionais, com salários de até R$15 mil por mês.

Odontologia: invista em uma carreira de sucesso

Pronto! Com nosso Guia ficou mais fácil construir uma carreira de sucesso em Odontologia.

Essa é uma das profissões mais tradicionais e bem pagas do país. Com inúmeras possibilidades de atuação no mercado de trabalho!

Lembre-se que para se dar bem na área e vencer a concorrência é preciso buscar constantemente a qualificação profissional. Invista em novos cursos e especializações e boa sorte!

E então? Já sabe onde se graduar em Odontologia? A Faculdade Florence pode ser o seu lugar! Aproveite para acompanhar a gente nas redes sociais e saiba mais sobre o assunto. Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn

Compartilhe: