Está a fim de correr atrás de seu primeiro emprego? Saiba que essa nova fase da vida será cheia de desafios.

Porém, com um passo a passo para ajudar na jornada, tudo pode acontecer antes do que você imagina. Continue a leitura para descobrir como conquistar esse objetivo com sucesso!

Chegou a hora de você ter um currículo de destaque

Baixe os modelos de currículo, customize o seu e conquiste o trabalho dos seus sonhos!

Qual é o impacto do primeiro emprego na carreira profissional?

O primeiro emprego é importante para sua carreira profissional em diversos sentidos. Por exemplo, é durante esta oportunidade que você conseguirá descobrir suas habilidades e competências na prática.

Mesmo que você tenha feito um estágio antes, ou tenha lidado com muitas atividades na faculdade, a experiência no mercado de trabalho é diferente. Ali, os desafios e experiências refletem diretamente em um negócio.

Isso significa que as suas responsabilidades crescem. Você aprende a enfrentá-las, conhece novas pessoas, compartilha suas experiências.

Para a empresa isso também é muito bom. Mesmo que você pareça inexperiente em um primeiro momento, você está com conteúdo fresco na cabeça.

Ou seja, é capaz de contribuir com muitas novas ideias. É capaz de ajudá-lo a crescer.

E a partir disso, consegue também conquistar o seu lugar ao sol. É no primeiro emprego que você se prepara, de verdade, para todos os outros que ainda terá.

Quais são os facilitadores desse processo?

Sem dúvidas, conseguir o primeiro emprego nem sempre é fácil. É preciso que o mercado de trabalho e a sua área estejam favoráveis, com vagas em aberto.

E é importante também que você saiba onde procurar algo que tenha a ver com você.

Mas não é só isso! Existem outros fatores facilitadores, de ordem prática, por assim dizer. E que são uma mão na roda para seu ingresso nessa oportunidade inicial. Veja só!

Qualificação profissional

Conseguir o primeiro emprego tem tudo a ver com a sua qualificação profissional.

Isso quer dizer que fazer ensino superior e obter o diploma se torna essencial. Afinal, ele mostra que você se preparou para exercer uma profissão com qualidade e conhecimento.

Estudar em uma boa universidade também tem tudo a ver com essa questão.

Se você escolhe uma instituição renomada e reconhecida por dar apoio aos estudantes, já fisga o interesse da empresa de vez. Porque ela quer contar com profissionais que, mesmo iniciantes, tenham uma base sólida em teoria e prática.

Portanto, escolha com carinho a faculdade e o curso. Depois de conseguir o diploma de graduação, é preciso continuar a se desenvolver. Considere fazer uma pós-graduação em sua área de maior interesse.

Faça cursos, participe de workshops. Quanto mais você entende do seu trabalho, mais chances tem de conquistar e manter seu emprego. Até subir de cargo ou conseguir uma oportunidade ainda melhor!

Indicação

Depois de comprovar sua aptidão na área em que quer trabalhar, por meio dos estudos, saiba que a indicação também pode ajudar você no primeiro emprego.

Sabe aquele professor com quem você se dá bem e arrasa nas notas? Ou aquele colega com quem tem afinidade para fazer trabalhos?

São pessoas que podem abrir muitas portas para você no mercado de trabalho. Um professor pode redigir uma carta de recomendação, assim como um colega pode dar dicas de empresas e vagas que combinem com seu perfil.

Ter relacionamentos saudáveis com as pessoas na faculdade faz toda a diferença para que você entre em uma empresa interessante e que te ajude a se desenvolver.

O que fazer para conseguir um bom primeiro emprego?

Agora, vamos ao passo a passo para conseguir um bom primeiro emprego! As dicas são simples e fáceis de colocar em prática.

Procure o serviço de orientação de carreira

É provável que a sua faculdade conte com um serviço de orientação de carreira.

Se sim, não perca tempo e agende um horário. Mesmo que você já tenha se formado, eles poderão ajudar.

Os orientadores apresentam algumas dicas para ter um currículo perfeito e até tiram dúvidas, caso você não saiba exatamente o que procurar.

Além disso, eles geralmente têm ideias e contatos para encaminhar seu nome. Peça ajuda!

Faça um bom network

Lembra que a gente falou sobre indicação? E sobre manter um bom relacionamento com colegas e professores?

É de network que estávamos falando. Mas você não precisa se limitar somente ao ambiente escolar.

Sempre que participar de congressos, seminários e eventos acadêmicos, converse com todo mundo que puder.

Tire dúvidas, aborde gentilmente os palestrantes e troque ideias com pessoas de diferentes instituições. Mostre-se sempre aberto a novidades e debates agradáveis.

Assim, todo mundo passa a conhecer melhor o seu perfil. E quando você estiver na busca pelo primeiro emprego, saberá onde encontrar.

Construa um currículo interessante

Mesmo que hoje a tecnologia seja de grande ajuda, os recrutadores têm sempre uma pilha enorme de currículos para analisar.

E acredite, eles não perdem tempo com currículos longos e mal elaborados. Portanto, se você não quer ser descartado da fila, precisa construir um documento interessante.

Capa, letras coloridas e excesso de informações atrapalham a visibilidade. Sem contar que nem mesmo passam a imagem de profissionalismo.

A ideia é você se ater apenas ao que é realmente relevante para passar quem você é.

Sua qualificação profissional, seus dados pessoais e suas habilidades principais são suficientes para isso.

Caso você tenha tido experiências de estágio ou em trabalhos voluntários, não hesite em acrescentar.

Prepare-se para a entrevista

Se preparar para a entrevista é essencial! Peça para que algum amigo ajude, fazendo perguntas que podem ser encontradas em vídeos na internet.

Treine a sua dicção, a sua postura, o seu tom de voz e seus gestos. Não quer dizer que você tenha que dar respostas decoradas.

Pelo contrário, a naturalidade é fundamental. Essa é apenas uma forma de adquirir mais segurança, porque o nervosismo é inevitável em um momento tão importante.

Se preferir, você ainda pode contar com uma orientação mais profissional.

Hoje, psicólogos e coaches avaliam seu estilo de comunicação e orientam sobre como melhorar seu desempenho. Esse será um aprendizado para aplicar pelo resto da vida.

Estude o mercado em que vai atuar

Nada de ir para a entrevista sem saber sobre o mercado. E nem de disparar currículos sem propósito.

É indispensável que você estude o mercado no qual vai atuar. Pesquise por empresas de grande, médio e pequeno porte, acesse sites e redes sociais e descubra pelo que elas procuram ou como trabalham.

Essa é uma maneira de entender melhor onde você se encaixa. Ao tentar uma vaga numa empresa com a qual você divide premissas e ideais, a chance de conseguir o primeiro emprego é muito maior.

Primeiro emprego oportunidades

Aceite oportunidades imperfeitas

Seu primeiro emprego não precisa ser aquele emprego dos sonhos.

Não quer dizer que você precisa aceitar qualquer coisa. Longe disso! É fundamental que a proposta se encaixe em sua premissa de vida.

Mas não espere um salário perfeito ou atividades totalmente interessantes. A gente sempre precisa batalhar para ganhar um pouco mais ou fazer uma função que não gosta tanto até conquistar um cargo ideal.

Aceitar oportunidades imperfeitas é também uma grande chance de aprender. Você conhece uma nova realidade, aprende a vencer desafios e se desenvolve como profissional. Lá na frente essa experiência fará toda a diferença em sua vida.

Seja educado e pontual

Conseguiu uma entrevista? Chegue no horário marcado e, em caso de imprevistos, avise o recrutador o quanto antes.

Durante a conversa, seja sempre muito educado. Não force intimidades, mas evite a timidez.

Identifique, em um primeiro momento, se o tom é mais despojado ou mais formal. Assim você se solta com mais segurança.

Mantenha uma boa postura e não cruze os braços. Deixe também o celular desligado durante esse momento.

Reconheça e aprimore suas habilidades

Você, melhor do que ninguém, sabe quais são suas principais habilidades e competências.

Agora, é hora de reconhecê-las e usá-las a seu favor! Se você é bom em comunicação, por exemplo, vale a pena fazer um curso de oratória e ganhar mais desenvoltura.

Ou se gosta de fazer planilhas, pode procurar aprimorar esse talento, tão valioso para muitas empresas.

Invista em você e no que você tem de melhor. Tanto para melhorar seu currículo quanto para se desenvolver profissionalmente.

Inscreva-se em programas de primeiro emprego

Existem muitos programas voltados para jovens no mercado de trabalho. Afinal, a busca por emprego não é fácil em momentos de crise. E um empurrãozinho é sempre bem-vindo.

Você pode procurar por instituições e programas como o PROA, o Aprendiz Legal, a Cia de Talentos e a Companhia de Estágios.

Com o encaminhamento correto, você pode descobrir vagas sobre as quais nem tinha ideia e conseguir de vez uma boa oportunidade.

Seja honesto

Nunca minta a respeito de suas experiências. Ser novo no mercado não é motivo de vergonha!

Mas inventar competências que você não tem, sim. A veracidade das informações e a sua honestidade na hora de fazer o currículo ou a entrevista são essenciais.

Se alguma irregularidade for descoberta quando você já estiver dentro da empresa, isso será muito ruim para sua reputação. Portanto, diga sempre a verdade!

Persista sempre

O primeiro emprego pode não vir tão rápido quanto você espera. Por isso, persista.

Mesmo que você ouça alguns nãos ou faça entrevistas frustrantes, lembre-se sempre de seu objetivo.

Ouvir uma resposta negativa não significa que suas oportunidades por ali foram encerradas. Pode ser que apenas não era o seu momento.

Mas se o seu currículo continuar no banco de dados da empresa, sua postura em todos os momentos do processo seletivo será lembrada.

Todo profissional de sucesso passa por momentos assim. Então, não desista. Insista!

E depois de conseguir o primeiro emprego, o que fazer?

As dicas para conseguir o primeiro emprego não devem se limitar ao processo seletivo. É super importante que você também saiba como se comportar em seus primeiros dias.

Afinal, existe o chamado “período de experiência”, não é mesmo? Aqui estão algumas coisas que você pode acrescentar à lista para prestar atenção!

Aprenda tudo o que puder

O primeiro emprego é a sua porta de entrada para o mercado de trabalho. Então, aproveite para desenvolver suas competências, tirar dúvidas e trabalhar o seu lado comportamental.

Desenvolva postura profissional

Aprender é preciso, mas agora você não é mais um estudante. Mantenha uma postura profissional, tome a frente de funções se houver a oportunidade e deixe a passividade de lado.

Trabalhe em seus relacionamentos

Da mesma forma que você tinha bons relacionamentos antes de entrar no emprego, já que construiu seu network, deve buscar outros nesse novo ambiente. Nem sempre você vai trabalhar com quem tem afinidade, mas respeito é fundamental.

Seja observador

Seu trabalho tem muito impacto sobre seus colegas. E mais ainda sobre o resultado da empresa. Portanto, observe suas atitudes, o comportamento do próximo e as orientações que recebe. É preciso estar alinhado.

Saiba receber feedback

No primeiro emprego, você terá um feedback mais constante e assertivo sobre o seu desempenho. E saiba que se houver uma crítica, não é nada pessoal. Apenas melhorias propostas para que você cresça e colabore com a empresa de verdade.

Não tenha vergonha de pedir ajuda

Da mesma forma que você pediu ajuda em uma orientação profissional, provavelmente vai pedir na empresa. Você não é obrigado a saber tudo, mas deve reconhecer momentos em que precisa da interferência de um superior.

Tenha uma referência

Você com certeza tem um modelo profissional, certo? Use essa pessoa como referência para alcançar os seus objetivos na empresa. E se essa pessoa também trabalha lá, esteja perto dela sempre que puder, desde que haja espaço para isso.

Tome cuidado com suas atitudes

Não é porque você fala três idiomas ou que foi contratado de primeira que deve manter uma atitude superior em relação ao próximo. Isso só prejudica a imagem que a equipe tem de você.

Sair da faculdade não significa dominar sua profissão, e sim ter a base para chegar até esse ponto.

Pronto! Agora você já tem em mãos o passo a passo completo para conseguir o seu primeiro emprego. E muitas dicas interessantes para se sair bem nessa oportunidade. Então, é só investir na procura e começar a construir uma carreira de sucesso!

Curtiu nossas dicas? Se ligue também em nossas páginas do Facebook, do LinkedIn e do Instagram para outras novidades e conteúdo como este!

Compartilhe: