Você já parou para pensar em como anda a sua saúde mental? Fazer essa reflexão é importante, uma vez que os problemas da mente podem desencadear doenças físicas. Além disso, também prejudicam as nossas atividades, como o trabalho e os estudos.

Pensar sobre a saúde mental é muito importante, principalmente durante a faculdade! Isso porque você precisa estar com a mente saudável para absorver melhor os conhecimentos. Consequentemente, terá bons resultados nas provas e trabalhos.

Organize seus estudos para o Enem

Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!

Continue a leitura deste artigo e entenda mais sobre a saúde mental e a sua importância, principalmente durante o período em que você está cursando uma graduação. Vamos lá?

Saúde mental: entenda o conceito

Engana-se quem pensa que ter uma boa saúde mental significa apenas não ter nenhum transtorno ou doença da mente.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar com a saúde mental em dia significa ter bem-estar, o qual resulta em uma satisfação em viver e contribuir com o ambiente em que vive. Também consiste em saber administrar as próprias emoções.

Ou seja, ter uma boa saúde mental significa saber lidar bem com os próprios pensamentos e sentimentos, sejam eles positivos ou não. Quando você não lida bem com o medo ou a frustração, por exemplo, pode desenvolver doenças como a depressão.

Em nosso país, os números relacionados a esse tema são preocupantes! Um levantamento feito pela empresa Vittude, divulgado em reportagem da revista Veja, mostra que 86% dos brasileiros têm algum transtorno mental. 

O índice é bastante alto e preocupante e está crescendo ainda mais nos últimos meses, por conta da pandemia da Covid-19. As situações de incerteza e o medo trazido pelo novo coronavírus contribuem para o surgimento de estresse e ansiedade, por exemplo.

É por isso que, mais do que nunca, ficar atento à sua saúde mental é algo tão importante para você!

Situações que indicam uma saúde mental debilitada

Todos os anos, milhares de pessoas são diagnosticadas com doenças mentais no Brasil. Por isso, é relevante que você fique atento aos sinais do seu corpo, para que possa identificar esses problemas.

Veja, a seguir, algumas das situações e sintomas que indicam uma saúde mental debilitada.

Distúrbios no sono

Geralmente, quem está iniciando um transtorno mental apresenta distúrbios no sono. Ou seja, a pessoa pode começar a dormir demais ou a sofrer com insônia, passando várias noites sem conseguir “pregar” o olho.

Para você ter um parâmetro, o ideal é que as pessoas durmam entre sete e nove horas por dia.

Preocupação excessiva

Uma pessoa que está com transtornos mentais também costuma ter uma preocupação excessiva com questões comuns do dia a dia.

É natural, por exemplo, que você fique nervoso no dia que antecede uma prova importante na faculdade

No entanto, se isso tomar conta dos seus pensamentos, de modo que não consiga se concentrar para fazer outra coisa, pode ser um sintoma de ansiedade generalizada ou outras doenças mentais.

saúde mental preocupação

Dificuldade para se concentrar

A saúde mental debilitada faz com que as pessoas fiquem com o raciocínio mais lento e a produtividade reduzida. Isso acontece porque há muitas informações que precisam ser administradas pelo cérebro. É como se desse uma pane no sistema da sua cabeça.

Tudo isso faz com que cresça a dificuldade em se concentrar em atividades, como o trabalho e os estudos.

Sintomas físicos

As doenças da mente também fazem com que as pessoas apresentem doenças físicas. Dores de cabeça, palpitações, queda de cabelo, sudorese, vontade constante de urinar, entre outras situações podem indicar que algo não está bem com você.

Caso você apresente algum desses sintomas e pense estar com algum problema de saúde mental, busque ajuda. O ideal é que consulte com um psicólogo ou psiquiatra, para que seja feito um diagnóstico preciso e um tratamento adequado para resolver o seu problema.

Dicas para manter a saúde mental em dia durante a faculdade

Manter a saúde mental é importante em todos os momentos da vida, entre eles os anos em que você passa na faculdade. Afinal, você precisa estar com tudo em ordem na cabeça para conseguir se concentrar e tirar o máximo de proveito dos estudos.

Confira, na sequência, algumas dicas para manter a saúde mental em dia durante a faculdade!

Tenha uma rotina

É importante que você tenha uma rotina bem definida, com hora certa para acordar, trabalhar, estudar, comer, entreter e dormir.

Ter uma agenda e organizar os compromissos é muito importante, para que nunca deixe nada para trás. Assim, evita alguns problemas, como os transtornos de ansiedade.

Dedique um tempo para se divertir

Na sua rotina, é importante que você reserve um tempo para as atividades de lazer. Uma boa ideia é descobrir hobbies, que podem ser colocados em prática no dia a dia.

Ler livros de literatura, assistir a filmes e séries, tocar algum instrumento musical, passear com o seu pet no parque, enfim. São diversas as atividades que ajudam a aliviar a pressão e a tensão da sua rotina.

Desligue-se do excesso de notícias negativas

Saber o que acontece em nossa volta é importante e até mesmo necessário para ter um bom desempenho na faculdade. No entanto, atualmente é normal recebermos uma avalanche de informações a todo o momento.

O pior é que, como você bem sabe, as notícias quase nunca são muito positivas. Ao ficar toda hora acompanhando essas situações ruins, você pode criar na mente uma catástrofe muito mais grave do que realmente está acontecendo.

O ideal é assistir ao telejornal e/ou ler portais de notícias uma vez ao dia. Assim, você terá as informações necessárias para não ficar por fora da realidade, mas sem excessos. Evite ficar acompanhando o noticiário o dia todo, para não criar situações de pânico.

Manter o zelo à saúde mental é bastante relevante para que você leve uma vida mais tranquila. Por isso, fique de olho para descobrir se você tem algum sintoma dos transtornos da mente e coloque as nossas dicas em prática para evitá-los.

Acompanhe as nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn. Além disso, você também pode se inscrever em nossa newsletter, para receber os nossos conteúdos por e-mail, sempre em primeira mão.

Compartilhe: