G

“Girls Power: mulheres na neurociência” é tema da IX Semana Nacional do Cérebro

Inscrição: As inscrições podem ser feitas no site Sympla
Graduação
Compartilhe :
Sobre o evento

A cada ano, no mês de março, instituições de ensino superior, hospitais e outras organizações se unem durante uma semana para realizar um esforço coletivo de popularização dos conhecimentos neurocientíficos. Em virtude da pandemia da Covid-19, o evento ocorrerá remotamente, abordando tópicos que mostram a força da mulher cientista. Com o tema “Girls Power: mulheres na neurociência”, a Liga Acadêmica de Neurociências (Laneuro) da Faculdade Florence realizará o evento nos dias 6, 7 e 8 de outubro, das 18h às 21h30, com transmissão no canal da Faculdade Florence no YouTube e certificação de 15h. Para participar, inscreva-se aqui.

A Semana Nacional do Cérebro (SNC) é uma campanha de divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW), uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives em todo o mundo.

Fundada em 2019, a Laneuro atua na promoção de eventos de extensão incentivando o estudo sobre o cérebro. A liga, de caráter multidisciplinar, é composta por docentes e discentes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Nutrição e Odontologia. Desde 2019 participa da campanha mundial na Semana do Cérebro, promovida pela Dana Foundation, e nacionalmente promovida pela SBNeC.

Durante os três dias de evento, serão realizadas as seguintes atividades: palestras, mesas-redondas, neuro quiz, bate-papo com a Liga Acadêmica de Psiquiatria (Lamp) e a Liga Acadêmica de Neurociências (Laneuro) e exibição de vídeos sobre mulheres na neurociência.

Palestras de abertura

A Dr.ª Carolina Borges, atualmente professora efetiva (Tenure Track) da The College of New Jersey (EUA), irá proferir a palestra de abertura da IX Semana do Cérebro, abordando o tema “As redes sociais e a saúde física e mental”. Ela é Doutora em Saúde Coletiva (FOUFMG) com período na Harvard School of Public Health (HSPH), é Mestre em Saúde Pública com habilitação em Epidemiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e é Especialista em Educação, com ênfase em Desenho de Instrução pela University of Wisconsin Stout (UWStout/EUA).

Com o tema “Mulheres na ciência e o estresse durante a pandemia de Covid-19″, a Palestra Magna do primeiro dia da solenidade será ministrada pela bióloga Dr.ª Luciana Tovo, uma das sete ganhadoras do prêmio “Mulheres na Ciência”, da L’Oréal Brasil. Atualmente, ela é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq classe 2, docente adjunta da Faculdade de Medicina e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Epidemiologia Genética.

Confira a programação completa aqui!

 

Serviço

IX Semana Nacional do Cérebro
Tema: “Girls Power: mulheres na neurociência”
Data: 6, 7 e 8 de outubro
Horário: 18h às 21h30
Local: canal da Faculdade Florence no YouTube
Público-alvo: alunos do curso de Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e demais interessados na temática.

Inscrição
Local
Informações Adicionais

Notícias Relacionadas ao evento