Programa “Farmácia Viva, Hortos Terapêuticos” leva saúde a municípios de baixo IDH do MA

Desde 2016, o programa constrói hortos para beneficiar a população mais carente do estado
Farmácia | 19/08/2020

Em 2016, uma iniciativa da professora Kallyne Bezerra, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, deu origem ao programa “Farmácia Viva, Hortos Terapêuticos”, em conjunto com o Governo do Estado e a Secretaria de Saúde do Maranhão. O projeto visa levar saúde e acesso a plantas medicinais e fitoterapia aos municípios maranhenses que possuem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

“O programa surgiu como proposta para homenagear a professora Terezinha Rego, que é uma sumidade na área de plantas medicinais e fitoterápicos no Maranhão e fora dele. Começamos como projeto piloto, por meio da Força Estadual de Saúde (Fesma), trabalhando nos municípios de menor IDH do estado”, explicou a professora Kallyne Bezerra, coordenadora estadual do programa.

De lá para cá, o programa só cresceu. Diversos profissionais de saúde foram capacitados para atuar no programa, palestras de sensibilização foram feitas com as comunidades e com os apoiadores e os hortos com as plantas medicinais foram construídos em mais de 125 municípios do Maranhão.

“Começou em Arame, depois fomos para Santa Filomena, municípios como Lagoa Grande, Santo Amaro e outros. Em 2018, o projeto se tornou programa do governo do estado. Hoje já são mais de 180 locais, pois na lista se incluem órgãos públicos, instituições de ensino e outros”, completou a professora.

Por meio dos hortos, o “Farmácia Viva” consegue chegar às pessoas mais carentes e comunidades para trabalhar o uso correto das plantas medicinais, fitoterápicos, ensinar sobre as “Plantas Alimentícias Não Convencionais” (Pancs), incentivar pesquisas e extensão para farmacêuticos e estudantes de Farmácia, entre outros benefícios.

“O programa ajuda a conscientizar sobre o uso das plantas medicinais, fazer com que usem de forma coerente, na posologia e dose certas, para a patologia correta, ajudando a diminuir o número de intoxicações e a automedicação por medicamento alopático”, esclareceu Kallyne.

Nos hortos, pode-se encontrar mais de 70 espécies, que foram cultivadas e adaptadas ao local. Há, por exemplo, pés de alface, pau-ferro, agrião, urtiga-branca, urucum, erva-cidreira, canela, arruda, ora-pro-nóbis e outras.

Atualmente, em São Luís, está em construção no Posto Paraíso, na Vila Embratel, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), um novo canteiro do “Farmácia Viva, Hortos Terapêuticos”. Para tanto, profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e farmacêuticos, inclusive um aluno da Florence, estão sendo capacitados para atuar no local.

Mariano Mendonça, aluno do 10º período do curso de Farmácia da Faculdade Florence, participa do programa e acredita que ele foi fundamental para seu desenvolvimento profissional. “Eu vi aqui uma grande oportunidade para minha formação em Farmácia. O projeto representa, para mim, mais conhecimento em relação ao uso terapêutico de plantas medicinais, formas corretas de cultivar, recolher e utilizar, e é importante para ajudar as pessoas”, relatou Mariano.

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020.2 da Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%.*

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2020.2. Inscreva-se agora.

*Confira condições no site.