Sobre o curso

A Biomedicina é uma área de atuação que estuda profundamente o ser humano em suas condições normais, as alterações que este pode sofrer e, além disso, investiga as patologias que atingem o corpo humano. Seu principal objetivo, portanto, é pesquisar doenças humanas, elementos epidemiológicos e do ambiente.

A partir disso, o profissional formado por curso de Biomedicina, analisa e identifica causas, consequências e sintomas para, dessa forma, melhorar diagnósticos e tratamentos. A Biomedicina analisa as alterações, patológicas ou não, que o paciente apresenta, e, então, dá pistas sobre a causa e origem destas alterações, fundamentando o diagnóstico médico.

O curso de Biomedicina da Faculdade Florence é de bacharelado e dura quatro anos. Desse tempo, 20% se refere a estágios obrigatórios.

A carga horária soma 3.200 h e o estágio tem a duração mínima de 500 h para que o Conselho Federal de Biomedicina (CFB) reconheça a habilitação do biomédico na área de atuação.

Durante os estudos, você lidará com ciências exatas, biológicas e da saúde, além disso, também receberá noções sobre direitos humanos, ética e legislação. 

O curso de Biomedicina da Faculdade Florence envolve conteúdos teóricos e práticos, afinal, tão importante quanto saber como fazer, um profissional precisa saber o porquê fazer, e ser capaz de tomar decisões em determinadas situações.

Perfil do profissional

A curiosidade é o maior estímulo que o profissional de Biomedicina tem para pesquisar e explorar novas possibilidades. Afinal, independentemente da área de atuação do Biomédico, este profissional é, fundamentalmente, um pesquisador.

Como seu trabalho acontece geralmente em laboratórios e clínicas, ele também precisa ser organizado e metódico. Isso porque se responsabiliza por muitos materiais e pelas etapas investigativas, que jamais devem se confundir ou se perder.

Outra virtude indispensável do biomédico é o raciocínio lógico. Por vezes, é exatamente isso que leva a uma percepção ou resultado importante.

Se o profissional tem um bom nível de inglês, melhor ainda! As publicações mais renomadas da área são sempre nessa língua, e é essencial se manter atualizado. Ainda mais se a intenção do biomédico for publicar artigos internacionais. Mas não se preocupe! Você não precisa saber inglês para cursar este bacharelado.

As habilidades práticas exigidas da profissão são:

  •         Trabalhar em equipe;
  •         Ter boa concentração;
  •         Desenvolver um controle motor fino exemplar;
  •         Contar com acuidade visual;
  •         Ser flexível;
  •         Investir na educação continuada.

Formação

A Formação em Biomedicina da Faculdade Florence prepara os futuros biomédicos para atuar com a medicina diagnóstica seja o mais precisa possível, fornecendo informações no menor espaço de tempo, impedindo, assim, a evolução de várias doenças, tanto a nível individual quanto populacional.

Mas, dependendo da especialização deste profissional, ele também pode atuar de formas adicionais. 

Existem Biomédicos, por exemplo, fazendo procedimentos de fertilização in vitro, detectando e realizando o aconselhamento de doenças genéticas e em diversas outras áreas que possuem, em comum, o profundo conhecimento sobre o ser humano enquanto ser biológico.

O trabalho do Biomédico, muitas vezes, envolve equipes multidisciplinares, ou exige que este profissional compreenda os indicadores de outros profissionais. Em grupos de pesquisa e hospitais, isso envolve nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos, por isso, esse profissional tem um conhecimento super amplo da área da saúde.

Além disso, também tem em sua formação um ótimo domínio sobre a tecnologia diagnóstica. Afinal, ela é aquela aliada indispensável nos estudos e na evolução de práticas e técnicas biomédicas.

Vale lembrar que o biomédico pode atuar em várias áreas. Essa é uma profissão versátil, necessária de pequenas clínicas a grandes indústrias.

Oportunidades

No que diz respeito ao mercado, o profissional da Biomedicina é igualmente importante. O Biomédico tem diversas inserções no mercado, quando se trata de serviços de saúde.

Este profissional está presente nos setores de:

  • Análises clínicas de laboratórios e hospitais;
  • Em laboratórios de toxicologia, biologia molecular, genética, toxicologia e análises ambientais;
  • Nos hospitais, realizando coletas, exames e perfusões extracorpóreas; 
  • Em clínicas de reprodução humana; 
  • Em laboratórios de bromatologia; 
  • Trabalhando junto às equipes policiais como perito criminal; 
  • Está presente como pesquisador nos institutos de pesquisa e nas universidades; 
  • Em clínicas de estética, serviços de diagnóstico por imagem;
  • E vários outros ambientes e setores distintos.

O mercado de trabalho para a Biomedicina está bastante aquecido. Está em constante crescimento e hoje já conta com 32 habilitações registradas no Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

Algumas áreas se destacam, como a Biomedicina estética, a reprodução humana e a pesquisa genética. Você já deve ter visto reportagens na televisão sobre células-tronco e análises clínicas, sempre em alta na área biomédica.

Essas são questões que também influenciam no salário. Porém, mais do que isso, fazem com que você se torne um profissional renomado no mercado. Assim, vai construir uma carreira sólida, servindo de referência para outros profissionais.

Formas de Ingresso

Facilidade para estudar na Florence

Nesse momento de renovação, a Florence oferece diversas opções para te ajudar a realizar o seu sonho. Aproveite esse momento e dê um novo passo em busca do seu sucesso.

Quero me inscrever

Bolsas Especiais

Bolsas de até 50% LIMITADAS, até o final do curso para ingresso no Vestibular Online Especial, ENEM e Seu histórico vale nota.

Fies

Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação destinado a financiar graduação de estudantes.

Corporativo Florence

Invista na formação dos seus funcionários e sinta o impacto positivo nos seus processos.

Conheça

PROUNI DE 50 e 100%

Programa do Ministério da Educação que disponibiliza bolsas de estudo integrais para diversos cursos.

Outras opções de curso