O coronavírus e a Biomedicina: profissão fundamental para sequenciamento do vírus

Entenda a importância dos biomédicos e por que a profissão está mais aquecida do que nunca
Biomedicina | 20/08/2020

Pouco conhecida por grande parte da população, a Biomedicina já foi, provavelmente, utilizada por muitas pessoas, contudo a área assumiu um papel protagonista no ano de 2020. Responsável por atuar em áreas como diagnóstico laboratorial e pesquisa, já nos primeiros meses deste ano, foi por meio dos profissionais biomédicos que o Brasil conseguiu sequenciar rapidamente o genoma do coronavírus que circulava no país. A ação, mais do que importante, foi preponderante para as medidas que rapidamente foram tomadas no combate à doença. Devido a isso, a profissão, mais do que nunca, está com o mercado de trabalho aquecido.

No Brasil, o sequenciamento do vírus foi realizado por dois biomédicos, Jaqueline Goes de Jesus e Cláudio Tavares Sacchi, que mapearam o vírus em tempo recorde: 48 horas. Esse procedimento, em geral, é realizado em 15 dias. O mapeamento do genoma realizado pelos biomédicos foi preponderante para que a epidemia fosse intimamente conhecida e pudessem ser desenvolvidas vacinas, testes diagnósticos e demais medidas para o seu enfrentamento.

O biomédico é um profissional da saúde e da ciência essencial na saúde pública. Além dessa área, ele ainda atua na microbiologia, micologia, citopatologia, biologia molecular, anatomia patológica e fisiologia. Esses conhecimentos permitem a atuação laboratorial, mas, como ficou mais conhecido em 2020, também proporciona habilidades para desempenhar papéis preponderantes no enfrentamento de endemias, epidemias e pandemias.

Curso de Biomedicina

“O curso de Biomedicina é muito versátil e tem ganhado muito espaço no mercado de trabalho. Ele forma profissionais que podem trabalhar desde as análises laboratoriais até a estética avançada; de auxílio em cirurgias cardíacas e neurológicas até a perícia criminal”, explicou o coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade Florence, professor Stanley Galvão.

Na Florence, conforme o docente, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação nos mais altos níveis. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais que possuem cadáveres, microscópios, cabine microbiológica e cabines químicas.

De acordo com o coordenador da graduação, o curso, que tem uma gama de mais de 30 áreas de atuação no mercado de trabalho, proporciona aos alunos o início de uma experiência profissional já dentro da Academia, por meio de projetos de pesquisa e ligas acadêmicas. ”Temos projetos de pesquisa em diversas áreas e Liga Acadêmica na área de microbiologia, assim como projetos sociais desenvolvidos junto à população maranhense, atividades que auxiliam no desenvolvimento de habilidades profissionais em nossos alunos durante todo o curso”, complementou.

Inscrições estão abertas!

A Biomedicina está nos seus planos para o futuro? Então não deixe para depois! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020.2 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Biomedicina na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e outras vantagens diferenciadas.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2020.2. Inscreva-se agora por meio deste link.