Professor da USP ministra II Aula Magna do curso de Odontologia

Em sua fala, o docente ressaltou o papel social e individual da especialidade
Graduação | 11/09/2020

Abordando o tema “O lugar da Odontologia na sociedade e na vida das pessoas!”, foi realizada, na noite dessa quinta-feira (10), a II Aula Magna do curso de Odontologia da Faculdade Florence. A palestra, transmitida via Google Meet, foi ministrada pelo Prof. Dr. Alberto Consolaro, docente titular da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru e Ribeirão Preto. A solenidade teve a participação de alunos e professores da instituição.

Em sua fala, o docente ressaltou o papel social e individual da área da Odontologia. “Muitas vezes, o profissional esquece de ressaltar isso, porque a Odontologia tem um papel muito importante tanto do ponto de vista social, mas também do ponto de vista individual. Ela melhora e muito a vida das pessoas, não só os paciente saudáveis, mas também dos que são oncológicos,  dos que têm doenças sistêmicas e dos que são diabéticos. Às vezes, uma complicação da boca pode levar a um quadro geral e comprometer a vida do paciente. Por outro lado, o profissional da Odontologia tem que se inserir socialmente, politicamente, participar da vida da comunidade e ser um cidadão crítico”, afirmou ele.

A coordenadora do curso, prof.ª Karime Lima, destacou a importância da preleção do convidado, pois trata-se de um docente muito sábio e com muita experiência profissional na área odontológica e acadêmica.

“Eu atribuo a importância desta aula aos nossos acadêmicos, por tratar-se de um nome de muito peso na Odontologia nacional e internacional. O professor Alberto Consolaro é um pesquisador nato, além de ser um cirurgião-dentista apaixonado pela docência. É um nome de muito peso, inclusive um de seus livros intitulado ‘O ser professor – arte e ciência no ensinar e aprender’ é uma obra para acadêmicos e professores. Justamente por essa sabedoria tão grande que o docente transborda em suas falas, suas aparições e palestras, que nós o escolhemos para ministrar esse momento tão importante, que é a II Aula Magna aos acadêmicos de Odontologia”, disse.

Saiba mais

No dia 26 de agosto, o curso promoveu a aula I inaugural do semestre 2020.2, que teve a participação do Presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, e do Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão, Rafael Nunes.

“Após ouvirmos uma fala mais técnica e profissionalizante dos nossos presidentes do conselho regional e federal, hoje nós temos uma fala mais acadêmica. Tenho certeza que essa temática que o professor Consolaro nos traz é muito importante para que os acadêmicos compreendam em que chão eles estarão pisando a partir de agora; e aqueles que já estão no caminho da Odontologia há algum tempo, em que chão eles pisarão no futuro”, enfatizou a coordenadora do curso, prof.ª Karime Lima.