Faculdade Florence promove reunião com moradores de comunidades carentes de SL

Faculdade Florence promove reunião com moradores de comunidades carentes de SL

A Instituição visa expandir cada vez mais os projetos voltados para o âmbito social
Notícias Gerais | 16/09/2020
Compartilhe :

Na manhã de segunda-feira (14), a Faculdade Florence recebeu a visita de representantes da união de moradores de comunidades carentes de São Luís. O encontro faz parte do cronograma de ações voltado para a assistência social de regiões que sofrem com a falta de apoio do governo. A reunião teve a participação do diretor acadêmico da instituição, Prof. Thales de Andrade; da diretora pedagógica de ensino técnico, Prof.ª Ildoana Paz; do coordenador do novo curso de Medicina Veterinária, Prof. Ronielle Sousa; do consultor e médico veterinário, Francisco Soares; da membra do conselho consultivo da faculdade, Prof.ª Rita Ivana Barbosa; além de coordenadores, professores e colaboradores.

“É muito gratificante percebermos que a Faculdade Florence materializa o que há de mais precioso na educação: promover a igualdade. Ao nos aproximarmos das comunidades, temos a oportunidade não somente de ensinar melhor para os nossos alunos, mas principalmente de melhorar a vida de inúmeras pessoas que enfrentam situações de vulnerabilidade. É uma felicidade imensurável fazer parte desse belo trabalho desempenhado pela faculdade”, ressaltou o diretor acadêmico da instituição, Prof. Thales de Andrade.

Através dessa iniciativa, a Faculdade Florence disponibiliza descontos especiais nos cursos técnicos e ensino superior para as comunidades parceiras; além de atendimentos ambulatoriais, jurídicos e odontológicos a preços acessíveis. Fazem parte da parceria os seguintes bairros: Vila Luizão, Padre Xavier, Rio dos Cachorros, Mata de Itapera, Cinturão Verde, Arraial e Quebra-Pote.

“Hoje nós recebemos diversos representantes de associações que tiveram interesse em conhecer a instituição e firmar convênios que permitem descontos especiais para as suas comunidades. Foi um momento muito importante, porque muitos deles já conheciam o trabalho da instituição. Naquelas comunidades eles têm profissionais que fizeram cursos, tanto técnico quanto superior, na nossa instituição. Além dos descontos acessíveis na graduação e nos cursos técnicos, nós estávamos também apresentando nossos serviços a essas comunidades, que é uma forma de cumprirmos nosso papel social de devolver à sociedade uma contrapartida, já que ela acredita em nós e a gente faz esse trabalho social e de parceria com a sociedade”, explicou a professora Rita Ivana Barbosa Gomes.

Segundo ela, a Florence tem parceria com diversas comunidades no entorno da faculdade. “Essas associações têm nos procurado para utilizarem nossos serviços de alta qualidade, por meio da nossa clínica odontológica, dos atendimentos na área da saúde, da enfermagem e, em breve, na área da farmácia. Estamos perto de inaugurar a Farmácia-Escola, o Laboratório-Escola e o Horto Medicinal. Também disponibilizamos na área do Direito o Núcleo de Práticas Jurídicas, que acolhe as pessoas que não têm condições de arcar com os custos dos honorários advocatícios e, por meio de nossos professores e alunos, geramos essa possibilidade de conquista dos direitos da população mais carente”, disse.

Os visitantes também puderam conhecer um pouco mais sobre o corpo docente da Florence e a metodologia trabalhada por eles. “São professores altamente qualificados, titulados e preparados para a docência. Dispomos de laboratórios que permitem a execução das práticas, através de convênios e ações comunitárias, que aperfeiçoam a formação do aluno. Apresentamos o novo curso de Medicina Veterinária e os serviços sociais gratuitos acessíveis para as comunidades carentes”, acrescentou.

Responsabilidade social

A diretora pedagógica de ensino técnico do Instituto Florence, Prof.ª Ildoana Paz, ressalta a importância de associar o conhecimento ao desenvolvimento social. “Educação não se faz desassociada da sociedade, educação se faz em atendimento compartilhado. Nós estamos prestando esse serviço pensando na melhoria social, buscando amparar comunidades que possuem grandes necessidades e ficam à margem do atendimento público”, disse.

Ela conta que a instituição visa expandir cada vez mais os projetos voltados para o âmbito social e que momentos assim são de suma importância. “Para nós é um grande benefício poder trabalhar com eles, pois faz parte da política da Florence. Sempre tivemos esse cuidado com as comunidades, diversos bairros são contemplados com os projetos da instituição e a gente vem cada vez mais intensificando essas ações”.

Fabiano Santana, presidente da união de moradores do bairro Padre Xavier, afirma que a parceria era muito aguardada pela comunidade. “Ela facilita bastante a vida de pessoas que não têm assistência do governo. É uma parceria que estávamos precisando e aguardando, pois facilita o acesso a ações sociais, atendimentos jurídicos e odontológicos. Então, para nós, é uma ação muito boa”, contou.

“Nós ficamos lisonjeados e ao mesmo tempo muito felizes, porque a nossa comunidade é muito carente e precisa desses atendimentos. São pessoas que carecem de auxílio na área da saúde, do direito e geralmente encontram dificuldades em acessar esses serviços. Essa parceria vai fazer com que a comunidade chegue mais perto de seus direitos”, complementou Raphaella Albuquerque, tesoureira da união de moradores do bairro Padre Xavier.

Pandemia

Por conta da pandemia da Covid-19, a Florence oferece cursos com valores acessíveis visando beneficiar as comunidades parceiras. “Os líderes comunitários perceberam na Florence uma oportunidade de, por meio da qualificação, avançar rumo ao mercado de trabalho com uma qualificação profissional mais acessível e bastante competente. O ensino é responsável pela grande transformação da sociedade, por isso nós buscamos pessoas que mais precisam de uma qualificação e renda. Foi muito interessante esse momento, percebemos que as pessoas saíram satisfeitas e esperançosas diante dessa crise tão grave que está passando. Nós queremos contribuir de forma efetiva para atravessar esse momento de mãos dadas com o povo da nossa terra”, destacou a professora Rita Ivana Barbosa Gomes.

Notícias Relacionadas