5 dicas para ajudar você a planejar o seu futuro profissional

Você já sabe que profissional deseja ser? A Florence te ajuda com algumas dicas
Institucional | 22/09/2020

Parando um minuto para avaliar sua vida hoje, como você se imagina daqui a 10 anos? Já pensou em que profissional você almeja ser? Que cargos pretende ocupar na sua trajetória profissional? O que deseja alcançar? Tudo na nossa vida depende de um planejamento. Não temos dúvidas de que, para entrar na faculdade, anos de planejamento te acompanharam e fizeram com que você escolhesse o curso que está fazendo hoje, não é verdade? Na vida profissional não é nada diferente.

Obviamente que abordamos esse assunto de forma bem pragmática, mas a vida não caminha embasada por um roteiro. Pelo contrário, somos pegos, quase sempre, por situações inesperadas e, profissionalmente, muitas vezes temos grandes oportunidades – ou nem tanto. Apesar disso, quando se tem metas bem traçadas e objetivos sólidos, as chances de encontrar o resultado desejado aumentam e muito.

Evoluir acadêmica e profissionalmente não é uma tarefa simples, muito menos fácil, contudo, ter um planejamento de carreira e de vida detalhado te ajudará a caminhar em direção ao sucesso. Dentre as primeiras dicas para fazer isso de forma assertiva, pontuamos que decidir o que se quer, pesquisar e analisar os cenários ao seu redor e ter metas e objetivos definidos – e anotados – são alguns deles. Com disciplina, você conseguirá chegar longe e, para isso, a Florence separou dicas incríveis para te ajudar nessa jornada.

1) Defina seus objetivos de forma clara:

Onde você se imagina nos próximos anos? O que você espera alcançar na sua carreira acadêmica? E profissional? Lembre-se, agora, você é o autor da sua história e poderá chegar aonde quiser, contudo, primeiro, é preciso definir em qual lugar você quer chegar. Responder a essas questões é fundamental para que você visualize os caminhos e trace as melhores rotas para alcançá-los. Revise suas metas constantemente, entenda que os caminhos não são retos, será necessário flexibilidade, força e resiliência, mas, com um objetivo em mente, você vai chegar lá!

2) Analise os cenários ao seu redor:

Esteja sempre conectado às tendências de mercado. Quais os desafios enfrentados pela minha área de interesse hoje? Faça essa pergunta a si mesmo e pesquise, busque, esteja conectado com o que faz parte de sua área de interesse. Tudo isso irá permitir que você esteja adaptado às mudanças constantes do mercado de trabalho. Pesquise, leia e esteja por dentro de assuntos e pessoas de relevância dentro da sua área de interesse.

3) Defina ações ainda dentro da faculdade para uma boa colocação profissional:

Manter-se atualizado a respeito das tecnologias, processos e conhecimentos valorizados pelo mercado será um diferencial. Desta forma, defina, ainda dentro da faculdade, quais caminhos te levarão ao seu objetivo profissional. Se forem cursos extracurriculares, aposte neles. Caso você se interesse por áreas correlatas, para se tornar um profissional híbrido, busque essas oportunidades. Entre cursos gratuitos e plataformas on-line com preços acessíveis, o conhecimento está cada vez mais próximo, na palma da mão, use e abuse dele!

4) Trabalhe, desde já, competências comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho:

Adotar uma postura profissional ainda na faculdade te ajudará a amadurecer as competências requisitadas pelo mercado de trabalho. Além dos conhecimentos técnicos, as competências comportamentais estão cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho e poderão fazer a diferença entre você e outros profissionais que queiram atuar na mesma área.

5) Aposte no networking:

Mais à frente você entenderá como todas as relações construídas ao longo da sua vida impactarão na sua trajetória profissional, então não perca tempo. Construa relações sólidas com pessoas que irão te acrescentar nos seus objetivos pessoais e profissionais. Além de ampliar sua rede de relacionamento, pense nela como uma possível propulsora da sua carreira no futuro, então cultive essa rede com carinho e dedicação

Dica bônus:

Autoavalie-se constantemente e não se canse de revisitar suas metas, pensando, sempre, positivo. Lembre-se da sua motivação inicial, da sua meta, do seu objetivo, da posição que você deseja almejar e o que te fará chegar aonde você deseja. Mantenha esse foco em mente e não desista. A jornada não é fácil, então aproveite cada passo para crescer, aprender e amadurecer.

Aliando todas essas dicas a uma formação de qualidade, não restarão dúvidas de que sua jornada será de muito sucesso.

Estude na Florence

Estão abertas as pré-inscrições para estudar na Florence em 2021.1! Esta é a sua chance de estudar numa Instituição que promove um ensino de qualidade, destaque em toda a região.

Ficou interessado? Então, para garantir que você será um dos primeiros a saber de todas as novidades que a Florence está preparando para o próximo semestre, veja como se cadastrar aqui e fique por dentro!