Aula Magna de Enfermagem: professor da UFRJ fala sobre desafios para a saúde global

Natural do Maranhão, atualmente o Prof. Dr. Ítalo Silva atua como docente no Rio de Janeiro
Enfermagem | 28/09/2020

Acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Florence tiveram a oportunidade de saber mais a respeito da rotina dos profissionais que atuam na área e das exigências do mercado de trabalho na Aula Magna do curso realizada na manhã de quinta-feira (24). Com o tema “Ano Internacional da Enfermagem: o panorama do Brasil e os desafios para a saúde global”, a palestra foi ministrada pelo Prof. Dr. Ítalo Silva, docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé.

Ítalo Silva, que é natural do Maranhão e atualmente mora no Rio de Janeiro, agradeceu a Florence pela oportunidade de compartilhar conhecimento com seus colegas conterrâneos. “É uma imensa honra estar com vocês. Sinto-me lisonjeado e feliz, apesar de todas as circunstâncias dessa pandemia, em poder falar sobre um ano tão importante para a Enfermagem. Fico feliz também em saber que estou falando para uma audiência que está iniciando na Enfermagem, reavivando essa nossa vontade e desejo de fazer a diferença na profissão que de fato impacta o mundo. Meu desafio aqui é fazer com que alguns pontos de reflexões sobre o quanto a Enfermagem, de forma objetiva e também nos campos subjetivos, impacta a saúde das pessoas, a qualidade de vida e a economia das nações”, disse.

2020: bicentenário de Florence Nightingale

De acordo com o docente, 2020 é ano histórico da Enfermagem global, pois comemora-se o bicentenário de nascimento de Florence Nightingale, precursora da Enfermagem Moderna. A data representa um marco para a saúde e para a Enfermagem. “O conjunto de evidências internacionais acerca da importância dessa profissão para o fortalecimento dos sistemas de saúde, de todo o planeta, fez com que a OMS consagrasse, ainda em 2019, o ano de 2020 como sendo o ano Internacional da Enfermagem. Essas evidências sustentam, de forma técnica e objetiva, o impacto que a maior categoria de profissionais de saúde do planeta representa para a qualidade de vida das pessoas, para a redução de iniquidades sociais na perspectiva da saúde, bem como para a economia das nações”, afirmou.

Ele ressalta que no Brasil essa realidade não é diferente. “Somos mais de 60% dos recursos humanos do Sistema Único de Saúde (SUS) e estamos em todos os contextos de cuidado das pessoas, desde o planejamento ao desenvolvimento das políticas públicas de saúde, no ato vivo do cuidado. Apesar da Pandemia vigente, seguimos na luta por melhores condições de trabalho e vigilantes quanto à necessidade de uma formação profissional sólida, alinhada aos desafios dinâmicos e complexos de saúde das pessoas”, ressaltou.

“É um momento ímpar para o curso de Enfermagem da Faculdade Florence, onde podemos discutir um panorama da profissão em nível nacional e internacional, neste ano tão importante e peculiar, considerado o ano internacional da Enfermagem. O professor Ítalo, com o seu conhecimento e sensibilidade, abrilhantará a nossa Aula Magna, trazendo os impactos e desafios da nossa profissão”, agradeceu a coordenador do curso, prof.ª Ana Larissa Araujo.

A docente aproveitou a ocasião para das boas vindas aos novos acadêmicos e aos veteranos, que também participaram do momento. “Quando foi me dada essa missão de pensar na Aula Magna do curso de Enfermagem, eu não poderia pensar em uma pessoa diferente para estar aqui com a gente nesse momento que não fosse o professor Ítalo Silva, que vai nos agraciar com essa aula e com muito aprendizado. O objetivo é trazer um pouco da Enfermagem em âmbito mundial e nacional, mas ao mesmo tempo trazer um pouco da Enfermagem do Maranhão do nosso orgulho, o enfermeiro Ítalo que teve sua formação aqui na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e é um orgulho para nós”.

A enfermeira e reitora da FlorenceProf.ª Rita Ivana Barbosa, também participou da Aula Magna e parabenizou os docentes pela atuação de cada um.

“Estou muito emocionada de poder ver dois grandes ex-alunos meus numa discussão tão avançada, tão próspera, um exemplo daquilo que a gente sonhou para a profissão quando estávamos na formação. Quero saudar todos os alunos da Florence e dizer que ser enfermeiro não é qualquer coisa, é algo complexo. É uma profissão de muitas áreas de atuação, de áreas preponderantes e vitais à sociedade. São trabalhadores que estão na linha de frente, gerando conhecimento, assistência do mais alto nível, sacrificando suas vidas para lutar pela manutenção da saúde. Eu me orgulho muito da minha profissão, agradeço muito a Deus, pois tenho uma família maravilhosa, uma mãe que sempre quis que eu fosse enfermeira. Minha mãe tem uma admiração incrível pelo trabalho da Enfermagem e isso me fez percorrer esse caminho, a sabedoria de minha mãe me encaminhou para essa área fabulosa que é a Enfermagem”, ressaltou.

Saiba mais sobre o Prof. Dr. Ítalo Silva

O professor Ítalo Silva é enfermeiro graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestre e Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pós-doutorado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (USP). Atualmente é professor da UFRJ Campus Macaé e do Programa de Pós-graduação da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ. Também é membro do GT Nursing Now Brasil.

Clique aqui e assista a Aula Magna de Enfermagem na íntegra