Autoridades prestigiam lançamento do curso de Medicina Veterinária da Florence

Autoridades prestigiam lançamento do curso de Medicina Veterinária da Florence

Solenidade apresentou as estruturas físicas e pedagógicas do novo curso da Instituição
Medicina Veterinária | 06/10/2020
Compartilhe :

Uma nova etapa na história da Faculdade Florence foi iniciada na tarde dessa segunda-feira (5). A solenidade de lançamento oficial do curso de Medicina Veterinária da Instituição, realizada no auditório do Direito, reuniu autoridades maranhenses, direção-geral e direção acadêmica da faculdade, coordenadores, professores e alunos, que prestigiaram a apresentação das estruturas físicas e pedagógicas do novo curso ofertado pela Florence.

As autoridades presentes falaram sobre a importância da criação de mais uma graduação na área de Medicina Veterinária e o diferencial da Faculdade Florence na oferta de cursos de Ensino Superior.

Compuseram a mesa solene do lançamento a diretora-geral da Faculdade Florence, Prof.ª Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes; o diretor acadêmico, Prof. Thales de Andrade; o coordenador do curso, Prof. Ronielle Sousa; a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Dra. Francisca Neide Costa; o Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Sr. Émerson Macedo; O médico veterinário da Polícia Militar do Maranhão e Chefe da Divisão Veterinária da PM-MA, Tenente-Coronel William de Ataíde Pereira; O médico veterinário e Pró-Reitor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) campus Maracanã, Prof. Dr. Washington Luís Ferreira Conceição Ferreira; e a Fiscal Estadual Agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Sr.ª Keylla Lauletta Furtado Cardoso.

Fala das autoridades

O diretor acadêmico, Prof. Thales de Andrade, abriu a fala de autoridades. “A importância do curso de Medicina Veterinária é muito grande, a nossa Instituição passa a inaugurar as atividades desse curso como um dos seus carros-chefe. Para ser autorizado, o curso passou por inspeção detalhada do Ministério da Educação (MEC), nossas instalações são muito boas e estão à altura de várias faculdades de fora e não é à toa que nós somos a primeira faculdade particular do estado do Maranhão a ter este curso. Então, é realmente algo digno de celebração, sobretudo porque, como sempre já enfatizamos ao longo do tempo, a Faculdade Florence não se contenta com o Ensino, ela também sempre envereda pela Pesquisa e Extensão, e o curso de vocês já se inicia com inúmeras ligações que materializam os valores de transdisciplinaridade que a Florence sempre celebrou”, disse.

O diretor também falou sobre o diferencial da graduação em Medicina Veterinária da Faculdade Florence. “Nós teremos núcleos de estudo relacionados com o curso de Direito, onde estudaremos as zoonoses, a tipificação e a criminalização de condutas relacionadas ao tráfico de animais e diversas outras situações que acabam não tendo a atenção devida no ambiente científico brasileiro, mas aqui na Florence nós teremos essa atenção redobrada e iremos desenvolver nosso curso sempre com esse viés de formação técnico-científica, sempre tratando cada um como um indivíduo especial, explorando a potencialidade que cada um de vocês tem a trazer para a comunidade”, acrescentou.

A diretora-geral da Faculdade Florence, Prof.ª Dra. Rita Ivana Barbosa Gomes, agradeceu a todos que ajudaram a Faculdade Florence a dar mais um passo rumo ao ensino de excelência.

“É um prazer enorme estar aqui hoje no início do que antes era sonho e hoje é realidade, porque pessoas sonharam, planejaram e com muito esforço, dedicação e foco nós conseguimos chegar nesse momento. Agradeço inicialmente a Deus por estarmos aqui hoje dando início a esse grande projeto, agradeço imensamente a todas as pessoas que nos ajudaram nessa luta. agradeço à professora Ildoana, uma grande parceira na construção do projeto; agradeço à professora Anali Linhares, médica veterinária e pós-doutora, que muito contribuiu para a elaboração desse projeto; agradeço ao Francisco Soares, que muito nos ajudou nesse projeto de implementação do curso, abrindo portas que a gente achava que seriam difíceis, porque ele tem uma conduta profissional exemplar; agradeço a Maria Teresa, diretora administrativa, que contribuiu com toda a infraestrutura de laboratório; agradeço aos nossos professores, consultores, ao nosso diretor financeiro Bruno Góes, que, de maneira cuidadosa, nos ajudou nesse projeto, e agradeço ao professor Thales, que também nos ajudou a fortalecer a nossa Instituição em todos os momentos”, disse.

A diretora também fez um agradecimento especial à sua mãe, que foi a responsável pela criação do Instituto Florence de Ensino.

“Um agradecimento especial a Dona Teresinha, a presidente de nossa mantenedora e a idealizadora desse grande projeto que se chama Florence. É um projeto de inclusão social, eu digo que é um ponto fora da curva, a Florence é um projeto diferente de tudo que a gente possa imaginar. É essa coisa grandiosa que depende das pessoas, não tem nada mais rico do que as pessoas, elas são decisivas, você pode não ter o recurso e nem as condições, mas com o talento das pessoas e a dedicação a gente consegue ir muito além”, ressaltou.

Segundo o coordenador do curso, prof. Ronielle Sousa, a presença das autoridades da Medicina Veterinária maranhense foi de grande importância e deu oportunidade para os acadêmicos conhecerem as áreas de atuações que cada um representa em seu âmbito de trabalho.

“Por exemplo, destaco a fala da presidente do conselho a respeito das atribuições que ela exerce e da importância das áreas de atuação. A fala do secretário de agricultura também foi muito pertinente para mostrar que o Estado mantém essa preocupação da Vigilância Sanitária em inspeção a nível estadual e municipal. A presença da Aged também foi muito importante para mostrar a questão da fiscalização. Outro momento ímpar para o evento foi a fala do Tenente-Coronel William de Ataíde sobre a importância de ser veterinário e as atribuições do veterinário militar, que é responsável pela saúde dos equinos e dos cães da Polícia Militar do Maranhão; e a fala do Dr. Washington, representando o IFMA, que foi um grande parceiro no lançamento do curso, e que apresenta a área de produção onde os alunos poderão ter acesso às culturas: bovinocultura, caprinocultura e avicultura, que são relevantes na Medicina Veterinária”, pontuou.

Mercado em expansão

A presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Dra. Francisca Neide Costa, destacou a grande demanda de profissionais no mercado de trabalho da Medicina Veterinária.

“A formação desse profissional é muito importante no mercado de trabalho, por mais que a gente saiba da quantidade de cursos de veterinária que existe no país, mas, mesmo assim, ainda existe uma demanda muito grande por esse profissional. É um profissional que atua desde a produção do alimento com qualidade até o mercado pet. A veterinária hoje é a profissão que atua em três vertentes: na saúde animal, na saúde humana e na saúde ambiental. É uma profissão extremamente complexa e completa, que exige do graduando uma formação humanística, porque vai lidar com pessoas, e é uma profissão que tem um amplo campo de trabalho. Atualmente, pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, que é o órgão que normatiza as resoluções e disciplina a profissão, existem mais de 80 áreas de atuação para o profissional médico veterinário”.

Ela também parabenizou a Florence pela iniciativa em ofertar o curso. “O aluno na graduação vai começar a vislumbrar essas áreas e, logo que sair da graduação, vai querer se especializar em alguma das áreas para atuar no mercado de trabalho. Os diferentes órgãos, tanto públicos quanto privados, têm campo de atuação para esse profissional. Parabenizo a Florence pela criação do curso, pelo cuidado na formação desse profissional, nas condições que vai oferecer de infraestrutura para a prática desse aluno, para ele sair um profissional preparado para o mercado de trabalho. Mesmo nesse momento de pandemia, um momento difícil no qual as empresas não estão querendo investir, a Florence mesmo assim investe criando um curso muito desafiador”, parabenizou.

“Eu fico muito honrado em poder contribuir com a Florence no sentido de dar a minha visão sobre a importância da implantação de mais uma graduação na área da Medicina Veterinária. Eu vejo que só uma universidade pública e estadual em São Luís dificulta muito o acesso de pessoas na formação. Acho muito louvável e muito importante o Instituto Florence ter contribuído com esta visão, oportunizando para que os jovens possam ter a graduação e se colocar à disposição do mercado de trabalho futuramente, principalmente nesse curso que tem tido um grande avanço não somente no nosso Estado, mas no país de modo geral. Nós temos acompanhado pela imprensa que o ramo que mais evoluiu, que mais teve produtividade e que mais cresceu no Brasil foi o agronegócio e o veterinário está imbuído nesta parcela do agronegócio. O ramo da veterinária é grande, nós temos muitas espécies e dentro dessas espécies nós temos várias especialidades para que a gente possa conhecer e prestar uma atividade para a sociedade dentro desse conhecimento da área de veterinária”, pontuou o médico veterinário da Polícia Militar do Maranhão e Chefe da Divisão Veterinária da PM-MA, Tenente-Coronel William de Ataíde Pereira.

A Fiscal Estadual Agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), Sr.ª Keylla Lauletta Furtado Cardoso, detalhou o trabalho do veterinário no órgão estadual.

“Nós trabalhamos com a defesa e inspeção sanitária animal. É uma área que é muito importante para os futuros profissionais adentrarem, não só trabalhando diretamente no órgão, mas nós temos programas por meio dos quais fazemos a habilitação de médicos veterinários para atuar no programa de brucelose e tuberculose, de anemia infecciosa equina, além de outras atividades que o futuro médico veterinário pode trabalhar em parceria com a Aged”, ponderou.

Representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), o Pró-Reitor de Administração do Instituto, Prof. Dr. Washington Luís Ferreira Conceição Ferreira, desejou boas vindas aos alunos e exaltou a parceria firmada entre as duas instituições.

“Em nome da diretora do campus São Luís/Maracanã, prof.ª Lucimeire Amorim, quero agradecer o convite e dizer que é uma honra participar desse evento. Na qualidade de Pró-Reitor de Administração do IFMA, fico muito feliz e honrado em saber que o campus Maracanã, através da sua gestão, participou da implantação e validação do curso de Medicina Veterinária desta Instituição. Não tenho dúvidas que a nossa unidade campus Maracanã, com seu corpo docente formado por mestres, doutores, laboratórios e unidades de produção irão colaborar e contribuir para o fortalecimento e consolidação do curso. Reafirmo que o IFMA estará à disposição para colaborar com a Instituição na formação dos novos veterinários. Peço a todos os alunos do curso muita dedicação, determinação e amor à profissão”, concluiu.

O Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís, Sr. Émerson Macedo elogiou o comprometimento da Instituição em oferecer o melhor para os alunos.

“A Faculdade Florence avança quando apresenta à sociedade mais um curso que vai agregar não só para os alunos, mas para toda a sociedade. A da Medicina Veterinária é uma das áreas de maior importância no atual cenário econômico do país, porque nós temos o setor agropecuário como o setor que mais cresceu no ano de 2020, apesar da pandemia. Então, ter profissionais nessa área é algo muito importante e a Florence está de parabéns por proporcionar esse curso ao Maranhão”, declarou.

 

Notícias Relacionadas