Docente da Florence fala sobre a importância da Saúde Única na formação do médico veterinário

Estratégia visa prevenir as enfermidades endêmicas e epidêmicas dos humanos e dos animais
Medicina Veterinária | 20/10/2020

A confluência de animais, pessoas e meio ambiente desencadeou uma nova dinâmica na qual a saúde de cada grupo está intimamente interligada. A crescente interdependência com os animais e seus produtos pode ser um fator de risco crítico para a nossa saúde e bem-estar no que diz respeito às doenças infecciosas. Com isso, a Medicina Veterinária é a profissão de articulação central nesse processo, pois possui sua formação voltada tanto para a saúde animal, quanto para a saúde pública e ambiental.

Saúde Única

O movimento “Saúde Única” parte do princípio de que o estado sanitário dos seres humanos está associado à saúde dos animais, e que ambos os nichos afetam o ambiente que coexistem e são igualmente afetados pelo ambiente. Trata-se de uma estratégia que evidencia o valor de adotar um enfoque colaborativo intersetorial, visando prevenir, detectar e controlar as enfermidades endêmicas e epidêmicas dos humanos e dos animais.

Essa ação aplica uma politica que defende o estreitamento de laços entre a medicina humana e a veterinária, estimulando ambas as profissões para ações que auxiliem na avaliação, tratamento e prevenção de zoonoses. Também incita a discussão de estratégias que reforcem a colaboração entre as duas especialidades para atuarem nos cuidados clínicos, na educação médica, na investigação biomédica e na saúde pública.

“A medicina veterinária não é somente uma área de ciências agrárias, é uma área que envolve a parte de saúde pública e ela se inclui na Saúde Única. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 60% das doenças que afetam humanos são originadas de animais e do ambiente, então, quando a gente fala de Saúde Única, diz respeito ao equilíbrio que deve existir entre o homem, o meio ambiente e os animais. O médico veterinário atua na prevenção e no controle de doenças que podem ser transmitidas dos animais ao seres humanos, conhecidas como zoonoses”, explicou o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Florence, Prof. Ronielle Sousa.

Segundo o docente, na graduação, o acadêmico acessa esse conteúdo nas disciplinas de Zoonoses e Epidemiologia. “O médico veterinário, que atua nessa área da saúde pública, age na vigilância sanitária, nas fiscalizações (municipais, estaduais ou federal), controle de zoonoses, dentre outras atuações. Ou seja, o médico veterinário atua na saúde pública diretamente”, complementou.

A abordagem do médico veterinário em Saúde Única é reconhecida por organizações internacionais como a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O equilíbrio que tem que existir entre o homem, o animal e o meio ambiente. O médico veterinário está atuando em cima da saúde dos animais controlando as possíveis doenças que possam ser transmitidas ao homem”, frisou o coordenador Ronielle Sousa.

Benefícios da Saúde Única

• Melhoria da saúde humana e animal a nível mundial por meio da colaboração entre todas as ciências da saúde, especialmente entre as profissões da medicina humana e da veterinária, para tratar de temas importantes;
  • Aumento de oportunidades para profissionais veterinários;
  • Desenvolvimento de centros de excelência para a educação e formação em áreas específicas, através de uma maior colaboração entre o curso de Medicina Veterinária, Medicina Humana e Saúde Pública;
  • Atualização do conhecimento científico veterinário na elaboração de programas inovadores que contribuam para a melhoria da saúde;
  • Fomento da discussão sobre os novos desafios globais através da colaboração entre as múltiplas profissões: Medicina Veterinária, Medicina Humana, Saúde da Vida Selvagem, Saúde Ambiental e Saúde Pública.

Estude Medicina Veterinária na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar no curso de Medicina Veterinária contarão com um ensino de excelência, destaque em toda a região, além do benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, e podem ganhar uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%*.

Na Florence, o aluno já inicia o curso com aulas práticas desde os primeiros períodos, em laboratórios muito bem equipados. “Aqui o aluno encontra um curso de Medicina Veterinária completo, que o impulsiona para uma carreira com vasta área de atuação, como saúde única, vigilância sanitária, bem-estar animal, produção, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal, clínica e cirúrgica de animais de pequeno e grande porte, agronegócio, áreas emergentes e outras”, enfatizou o professor Ronielle Sousa, coordenador do curso.

Para captar os alunos em todas essas áreas, o curso de Medicina Veterinária da Florence desenvolve competências técnico-científicas em uma postura ética, que preza pelo exercício da profissão em todos os seus campos de atuação, inclusive incentivando a parte de pesquisa e empreendedorismo.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

Consulte condições no site.