Diretor Acadêmico da Florence, Thales de Andrade, se torna membro do IAB

Instituto é o mais elevado e renomado relacionado à advocacia do Brasil
Direito | 03/11/2020

O diretor acadêmico interino da Faculdade Florence, professor Thales de Andrade, foi aceito para se tornar membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). A instituição é a mais elevada e renomada relacionada à advocacia no Brasil, bem como é a mais antiga, fundada em 1843 pelo imperador. Foi o IAB que criou a OAB, órgão de vinculação a todos os advogados. O diretor acadêmico, que tomará posse nesta sexta-feira (6), em Sessão Extraordinária Virtual, destacou, com emoção, a relevância de tal nomeação, que representa mais uma conquista em sua trajetória profissional.

“No Instituto somente ingressam advogados considerados notáveis em suas áreas, que tenham prestado relevantes serviços jurídicos, isso após a aprovação em uma criteriosa seleção por um Conselho Superior composto pelos mais respeitados advogados do país. É uma honra ingressar na mesma instituição da qual já fizeram e fazem parte juristas da estirpe de Juarez Tavares, Nelson Hungria, Evandro Lins e Silva, Nilo Batista, Pontes de Miranda, Ruy Barbosa, Nabor Bulhões, Alberto Zacharias Toron, Ayres Britto, Lênio Streck, Roberto Barroso, Ney Bello Filho, Eros Grau, Ives Gandra, Agostinho Marques Neto, Técio Lins e Silva e muitos outros”, comentou. “É um prazer inenarrável. Agradeço a todos que contribuíram para mais esta conquista, sobretudo à minha família, aos meus sócios e aos meus alunos”, acrescentou.

Sobre o IAB

(Fonte: Site IAB Nacional)

Prof. Thales ao lado de Bernardo Cabral, membro honorário do IAB e relator da Constituição na Assembleia Nacional Constituinte

O Instituto dos Advogados Brasileiros foi criado poucos anos após a Independência do Brasil (em 1843), num momento em que o Brasil precisava se organizar como um Estado soberano e afirmar valores de nacionalidade. Além disso, era necessário organizar aqueles que iriam dirigir o futuro do novo País, em especial, os advogados. Os advogados de então atuavam tanto nas questões ainda hoje imprescindíveis, quanto na política e, ainda, na difícil tarefa de redação de todas as leis que substituiriam gradativamente a legislação portuguesa, à época, ainda em vigor. Os primeiros cursos de Direito foram criados em 1827; assim, desde o final de 1831 já existiam advogados formados em território nacional.

Um seleto grupo de intelectuais reuniu-se e concebeu uma nova entidade, o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Inicialmente, a tarefa primordial desse Instituto seria a criação da Ordem dos Advogados Brasileiros (ou a Ordem dos Advogados do Brasil), o que só veio a ocorrer quando o IAB já contava com mais de noventa anos de existência. Vale indagar: se o IAB não era uma entidade de classe, por que continuou a existir? A resposta a essa indagação assinala algo da própria identidade do IAB: mais do que apenas organizar a categoria dos advogados, o IAB sempre contribuiu no sentido da formulação de um projeto de sociedade brasileira.

Clique aqui para saber mais sobre o IAB!

Processo Seletivo 2021.1

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora! *Confira condições no edital.