Novembro Azul: campanha ressalta importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Florence apoia a campanha e alerta comunidade para prevenção
Enfermagem | 06/11/2020

A campanha Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. Apesar de comum, por medo ou desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre o assunto. Por isso, a Faculdade Florence, entendendo a necessidade do diagnóstico do câncer de próstata, doença focal do Novembro Azul, lança neste mês a campanha “O preconceito pode ser seu inimigo”.

A ação tem por objetivo promover atividades educativas on-line e offline para estimular alunos, professores e colaboradores na realização do diagnóstico precoce do câncer de próstata, já que as taxas de incidência no Brasil vêm aumentando.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2020. Este tipo de câncer é o mais comum entre os homens brasileiros e geralmente atinge homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos.

Segundo a professora Márcia Raquel Moura, docente do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, além do alerta para o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul enfatiza a necessidade de ficar atento a outras doenças masculinas, como o câncer de pênis. “O Maranhão é recordista em número de casos de câncer de pênis no Brasil e no mundo. Embora não haja uma estatística oficial do Ministério da Saúde, diversos estudos realizados por profissionais da área apontam que a doença, geralmente associada à pobreza e à falta de informação, tem maior incidência nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com destaque para o Maranhão”, comentou.

Para ela, medidas educativas como as que serão promovidas pela Faculdade Florence podem barrar o tabu de falar abertamente com os homens sobre doenças que os afetam. “A crença de que os homens são fortes e que não precisam de ajuda atrapalha o diagnóstico precoce de uma doença masculina. Devemos investir na educação desses homens para identificar precocemente os sintomas iniciais da doença e na desmistificação dessas crenças que estão entrelaçadas a nossa cultura”, destacou a professora Márcia Raquel Moura.

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não demonstrar sintomas. Quando aparecem, os mais comuns são a bexiga desregulada – excesso ou dificuldade em urinar. Pode ser que neste momento nenhuma anormalidade seja observada ou talvez o homem perceba um leve crescimento da próstata (fase benigna) ao toque.

Entretanto, quando a doença se instala, os sintomas são severos, como a insuficiência renal, infecção generalizada, dores nos ossos.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pelo exame Prostate-Specific Antigens (PSA), ou antígenos específicos da próstata, e pelo exame de toque. Ele deve ser realizado todo ano para monitorar a saúde do órgão e possíveis alterações que ocorrem em forma de infecções, inflamações, hiperplasia e o próprio câncer. Caso sejam identificadas anormalidades, é realizada uma biópsia.

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos devem procurar um profissional especializado na prevenção de doenças que prejudicam especificamente a saúde do homem. Aqueles com parentes de primeiro grau com câncer de próstata ou que sejam negros devem começar aos 45 anos.

O Inca sugere uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal. Essa medida ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente a hipertensão, diabetes e problemas de colesterol, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Kallyne Bezerra, coordenadora do curso de Farmácia da Faculdade Florence, afirma que existem plantas medicinais com papel importante para o cuidado e prevenção de doenças masculinas. “Chás ou banho de assento ajudam nos processos inflamatórios do pênis e região escrotal, como também da região anal. Plantas como a aroeira, casca do caju ou barbartimão são comprovadas cientificamente como eficazes para contenção de processos inflamatórios na região genital”, explicou.

Doenças que mais afetam os homens

Além do câncer de próstata e câncer de pênis citados acima, é necessário ficar atento a outras condições que sempre levam diversos pacientes aos hospitais.

A doença que mais afeta os homens no Brasil é o câncer de pele não melanoma. O tumor no testículo aparece como a doença que mais acomete na faixa etária dos 20 a 40 anos. Além dessas, a disfunção erétil e andropausa são outras condições que assombram a saúde dos homens.

Ou seja, no Novembro Azul a mensagem é a mesma: cuidar da saúde e prevenir doenças. Afinal, nessas horas o preconceito pode ser seu inimigo.

Processo Seletivo 2021.1

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.