Dia do Biomédico: conheça a importância da profissão

Biomédico estuda como corpo se comporta diante de bactérias, vírus e outros organismos
Biomedicina | 20/11/2020

Responsáveis por realizarem o diagnóstico das doenças humanas, seus fatores ecoepidemiológicos e ambientais através de análises físico-químicas e a nível celular, os biomédicos são celebrados neste dia 20 de novembro. A data foi criada pelo decreto de Lei nº 11.339, de 3 de agosto de 2006, e foi escolhida porque faz referência ao dia em que a profissão foi regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979.

O campo de atuação desse profissional abrange a Anatomia, Biologia, Ecologia, Genética, Patologia, Imunológica, Psicobiologia, dentre outras. O trabalho está sempre focado no estudo e pesquisa de melhorias e contribuições que possam ser dadas pela área da Saúde em cada campo.

Para exercer o cargo de biomédico é obrigatório ter cursado uma graduação em Biomedicina, como a oferecida na Faculdade Florence. A atuação profissional é regulamentada e permitida com o devido registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

A professora de curso de Biomedicina da Florence Rayssa d’ France Sotero afirma que, dentre suas diversas habilitações, o biomédico é responsável por realizar pesquisas científicas e laboratoriais com base na fisiologia humanas e nos aspectos estruturais do organismo – células, tecidos e órgãos -, para apoiar o diagnóstico e o tratamento de patologias.

Ela também acrescenta que, pelo fato de a profissão ser bem diversificada e oferecer 35 habilitações regulamentadas pelo CRBM, o profissional da área tem diversas oportunidades de trabalho, por conta do extenso mercado de atuação. As áreas gerais nas quais os biomédicos podem atuar são: Análises clínicas, Análises ambientais, Indústrias, Análises bromatológicas, Biologia molecular, Genética, Reprodução humana, Citologia oncótica, Banco de sangue e Imagenologia.

“Acredito que o grande desafio desse profissional é sempre a busca de novas competências. O biomédico necessita ser multifacetado. São os desafios que todo bom profissional que almeja o destaque encara: versatilidade, inovação e aperfeiçoamento. E por ser uma profissão com tantas atribuições, a carreira sempre se apresentará recheada de grandes oportunidades, porém, além do diploma, o bacharel em Biomedicina precisará se atualizar sempre, buscando a proatividade”, pontuou a professora Rayssa d’ France Sotero.

O principal local de trabalho do biomédico é o laboratório. Os centros de pesquisa particulares ou públicos também podem abrigar os biomédicos, com o intuito de realizar estudos que irão resultar em soluções para as mais diversas enfermidades e problemas biológicos humanos, como é o caso da elaboração da vacina contra a Covid-19. Outra área de atuação possível acaba sendo a docência, afinal o profissional tem qualificação necessária para lecionar nos próprios cursos de Biomedicina e até nos de Medicina.

Biomedicina na Florence

Na Florence, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação em Biomedicina nos mais altos níveis. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais que possuem amostras humanas, microscópios, cabine microbiológica e cabines químicas.

De acordo com coordenador Stanley Galvão, o curso, que tem uma gama de mais de 30 áreas de atuação no mercado de trabalho, proporciona aos alunos o início de uma experiência profissional já dentro da Academia, por meio de projetos de pesquisa e ligas acadêmicas. “Temos projetos de pesquisa em diversas áreas e Liga Acadêmica na área de microbiologia, assim como projetos sociais desenvolvidos junto à população maranhense, atividades que auxiliam no desenvolvimento de habilidades profissionais em nossos alunos durante todo o curso”, complementou.

Inscrições estão abertas!

Se você sempre sonhou em se formar na área de Biomedicina, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em estudar na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%*.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2021.1.

*Confira o edital aqui.