O Janeiro Branco é uma campanha que chama atenção para a saúde mental. Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão em 2014, o projeto convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate nos espaços sociais. Em 2021 o lema da campanha é “Quem cuida da mente, cuida da vida”.
No Brasil cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão e outros 20 milhões possuem sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
A campanha acontece estrategicamente em janeiro porque é a época do ano em que as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas relações sociais, condições de existência e emoções. Dessa forma, o Janeiro Branco serve como um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de uma maneira sadia. E para que isso seja possível, fazer terapia pode ser o primeiro item da lista de resoluções para que as demais metas anuais sejam atingidas com sucesso.
A OMS também afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social. Esse conjunto de fatores é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida. Ainda segundo a organização, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo.
De acordo com a secretária acadêmica da Florence Sandra Pinto a campanha contribui com ações e orientações de psicólogos e psiquiatras que estimulam os indivíduos a pensarem sobre o sentido e cuidado com a mente. “A campanha é uma iniciativa fundamental para disseminar a importância de se buscar auxílio quando há a percepção de que a mente não anda bem. Principalmente durante esse período difícil que convivemos com uma pandemia”, afirmou.
Ela também ressalta que a Faculdade Florence apoia a valorização da saúde mental e promove diversas atividades que envolvam a temática. Sandra Pinto cita como exemplo um bate-papo sobre o tema “Os impactos da masculinidade tóxica na saúde emocional do homem promovido pelo curso de Enfermagem e o “Florence Orante”, projeto que iniciou durante a pandemia como espaço semanal através de transmissões ao vivo pelo instagram com o objetivo envolver a comunidade acadêmica em temas como a renovação da mente, a perseverança, a fé, o otimismo, a resiliência e a esperança em tempos difíceis. As transmissões ao vivo tiveram a participação dos especialistas na área da saúde mental como o médico psiquiatra Ruy Palhano e os psicólogos Igor Serafim e Karla França.
O corpo e a mente necessitam de hábitos saudáveis para ter um bom funcionamento, por isso o Ministério da Saúde recomentar algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida, confira abaixo:
Reserve um tempo para relaxar;
Aproveite momentos em família;
Pratique atividades físicas;
Mantenha uma alimentação saudável;
Reforce seus laços de amizade;
Tenha boas noites de sono;
Faça terapia.
Faculdade Florence está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!
*Confira condições no edital.