Estudante de Medicina Veterinária resgata animais abandonados em tempos de pandemia

Conheça a bela iniciativa de Mábia Teixeira
Graduação | 12/03/2021

Com as ruas menos movimentadas devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus, seres indefesos precisam de uma atenção especial necessitando de abrigo, alimento e carinho. Voltando nossa atenção às prevenções e aos dados da pandemia, que está afetando grande parte da população, os reféns neste período acabam sendo os animais abandonados por diversas áreas em nosso estado.

Pensando nisso, a estudante de Medicina Veterinária Mábia Teixeira buscou uma forma de levar alimento e um pouco de carinho aos cães e gatos que estão em situação de abandono pelas ruas da cidade. Ela realiza o resgate desses animais oferecendo atendimento médico veterinário e um novo lar para os bichinhos.

“Eu sempre realizei ações de proteção aos animais. Atualmente sou protetora independente, mas já montei um grupo de amparo aos animais de rua aqui em São Luís. Com a pandemia, tudo se complicou, principalmente para quem é protetor independente e geralmente não tem meio de transporte próprio para fazer um resgate adequado. Depender de terceiros complica bastante, porém me esforço muito para continuar com as ações”, conta.

Seu resgate mais recente foi o da cadelinha Castela. A mesma vivia no quartel, aparecendo na vila onde Mábia mora. Infelizmente, essa história não teve um final feliz. “A Castela tinha câncer no útero. Consegui um lar para ela, chegamos a iniciar o tratamento de quimioterapia, mas, infelizmente, ela não resistiu”, relata.

Devido à pandemia, houve um aumento considerável no número de abandono animal e consequentemente uma diminuição de adoções. De acordo com a Associação Protetora dos Animais ProAnima, 60% dos animais foram abandonados durante esse tempo, gerando uma necessidade ainda maior de ações no sentido de combater esses números assustadores.

Essa onda de solidariedade que iniciou com Mábia vem se estendo a outros estudantes, que motivados por sua atitude, passaram a colaborar com os resgates. “Quando estou diante de um caso de abandono, faço uma divulgação nas mídias sociais pedindo ajuda, pois ainda não tenho uma estrutura adequada para o recebimento desses animais. Na maioria das vezes sempre aparece alguém para ajudar. Conto sempre com a ajuda da minha amiga Ana Beatriz, que faz Medicina Veterinária em Teresina, ela me ajudava nos resgates aqui em São Luís”, explica.

Mábia Teixeira cursa o segundo período de Medicina Veterinária na Faculdade Florence e acredita que sua futura profissão irá contribuir para a realização do seu sonho: cuidar dos animais. “Eu faço o curso de Biologia em outra universidade e foi assim que despertou em mim o interesse em ser Médica Veterinária e ter uma especialização em animais silvestres. Depois vieram os animais abandonados, que aumentaram ainda mais meu desejo de investir no curso de Medicina Veterinária. Meu objetivo inicial é ajudá-los. Sonho com um Hospital Veterinário público, onde os animais de rua e de pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de ter um atendimento necessário e de qualidade, por um profissional especializado, de forma gratuita. É um sonho alto, eu sei, mas grandes obras iniciaram e se concretizaram a partir do sonho de alguém”, comenta.

Você também pode ajudar!

Além da doação de rações e produtos de higiene aos abrigos, é possível ajudar adotando um animal ou divulgando nas mídias sociais, animais disponíveis para adoção.

Mábia reforça a importância de adotar e, acima de tudo, de cuidar bem dos pets. “Ter um animal de estimação requer uma grande responsabilidade, é como ter um filho. Os casos de abandono e maus tratos só aumentam. Lembrando que maus tratos de animais é crime ambiental de acordo com artigo 32 da lei número 9.605/98. A minha mensagem é: se você optar por ter um animal, tenha responsabilidade e paciência com ele, não o abandone. Portanto, pense bem antes de assumir esse compromisso. Esses animais só precisam de uma oportunidade para nos demostrar e ensinar o significado de amor verdadeiro. Com paciência e muito amor, você vai ter um amigo fiel para todos os momentos”, finaliza.

Faça a sua parte, procure uma organização protetora. Se não puder doar alimento, doe seu tempo e seu amor para ajudar nossos amiguinhos que estão à espera de um novo lar.