Você sabe o que é e como funciona a Odontologia Digital?

Professor da Florence explica a importância da inserção da tecnologia na área
Graduação | 23/03/2021

Uma tendência que veio para ficar, a inserção da tecnologia tem se tornado cada vez mais comum dentro dos procedimentos odontológicos. O que foi nomeado “Odontologia Digital” diz respeito ao uso dos mais diversos tipos de tecnologia para permitir a realização de tratamentos mais eficazes, indolores, seguros, rápidos e até mesmo mais acessíveis. Mas você sabe realmente o que é a Odontologia Digital? Para falar sobre o assunto a Florence conversou com o professor Rafael Nunes, coordenador do curso de Odontologia da Instituição.

Prof. Rafael Nunes

Conforme o professor, essa é uma tendência que não é mais vislumbrada apenas no futuro. “A Odontologia Digital é a nova realidade da Odontologia. Essa tecnologia veio para trazer mais conforto e agilidade aos tratamentos dentários”, comentou, detalhando de que forma e em que momento ela pode ser aplicada. “A tecnologia está presente em várias etapas do tratamento, desde a consulta inicial, passando pelas tomadas radiográficas, ensaios restauradores, moldagem etc. Tanto em situações de tratamentos restauradores quanto em casos protéticos e ortodônticos”, detalhou.

Planejamento digital do sorriso em conjunto com o cirurgião-dentista, cirurgias guiadas, impressões 3D, realização de procedimentos menos invasivos, restaurações na cor exata dos dentes, tratamentos mais rápidos, resultados mais eficazes, maior conforto durante os tratamentos… Essas são apenas algumas das possibilidades existentes dentro da Odontologia Digital, que auxiliam em um dos principais focos da área: a restauração da confiança por meio do sorriso.

O professor Rafael Nunes explicitou o principal objetivo da aplicação de tecnologia nos tratamentos odontológicos. “A tecnologia na Odontologia tem o objetivo de trazer conforto, rapidez, segurança, previsibilidade aos tratamentos odontológicos, fazendo com que o paciente termine seu tratamento com mais satisfação”, disse.

Odontologia Digital ainda na graduação

Na Faculdade Florence, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a experiência da Odontologia Digital ainda na graduação. No curso de Odontologia, os estudantes contam com radiografia digital, tomografia digital e impressora 3D. “Essa infraestrutura possibilita ao aluno um envolvimento na área que mais cresce na Odontologia”, asseverou o professor. “apesar de ainda não ser considerada uma especialidade odontológica, é de extrema importância o profissional se envolver na Odontologia Digital por já ser uma realidade no dia a dia do profissional, além de ser um diferencial no mercado de trabalho”, arrematou.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de até 50%*.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 8º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora mesmo!

*Confira condições no edital!