Profissionais da educação serão vacinados a partir da próxima terça (20) no MA

Anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (16), pelo governador Flávio Dino
Notícias Gerais | 16/04/2021

O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou, durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (16), o início da vacinação para profissionais de educação a partir da próxima terça-feira (20). Na oportunidade, ele ainda destacou o lançamento de um serviço de atendimento para pessoas com sequelas da Covid-19 e a prorrogação das medidas restritivas contra o coronavírus. No caso dos profissionais da educação, a vacinação será destinada a pessoas com 55 anos ou mais e que estão na ativa. Eles entrarão nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 no estado.

“Esse é o grupo etário que inicialmente vamos alcançar, depois nós vamos modulando, como nós fizemos em outros segmentos. Hoje o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, farão uma live para que eles possam explicar os detalhes da imunização”, disse o governador a respeito desse novo grupo prioritário.

Dino ressaltou que a vacinação contra a Covid-19 vai abranger profissionais de educação da rede municipal, estadual e federal, além das instituições particulares de ensino. O governador explicou, ainda, que a imunização levará em consideração todas as categorias de professores e profissionais da educação que trabalhem em escolas, faculdades e universidades. “Temos como objetivo a manutenção das atividades educacionais”, frisou Dino.

Rede Cuidar

Ainda durante a coletiva, o governador anunciou o lançamento da Rede Cuidar, serviço de atendimento a pacientes com sequelas pós-Covid, que também vai incluir acompanhamento psicológico para familiares de vítimas que morreram por conta do novo coronavírus.

“Isso é necessário para a plena recuperação. Então, o governo do estado organizou essa rede, que vai ser ampliada, com as seguintes especialidades: Cardiologia, Nefrologia, Endocrinologia, Neurologia, Clínica Médica, Psiquiatria, Nutrição, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia”, disse.

Segundo o governador, inicialmente o serviço será oferecido no anexo do Hospital Carlos Macieira, em São Luís, na Policlínica de Santa Inês, Policlínica de Presidente Dutra e Macrorregional de Imperatriz.

Medidas de prevenção contra Covid-19

Para seguir preservando a população maranhense, o governador ainda destacou a prorrogação das medidas restritivas por mais uma semana. Dessa forma, escolas públicas manterão aulas na modalidade on-line; escolas privadas no modelo hibrido (on-line e presencial); comércio (incluindo supermercados e academias) das 9h às 21h; delivery até 23h; atividades religiosas com 50% ocupação de ocupação dos templos; pessoas do grupo de risco afastadas do trabalho no setor público e privado. “Não há ainda como alterar esse regime. Pior é fazer uma flexibilização ainda maior e os efeitos serem o agravamento da doença”, justificou o governador.

Letalidade no Maranhão

Nos últimos 14 dias, a letalidade no estado do Maranhão, embora seja a menor do país, cresceu. No que se refere a óbitos, nós tivemos um crescimento em abril de 2020, depois nós tivemos uma queda, vieram meses de estabilidade e agora nós tivemos um crescimento de casos nos meses de fevereiro e março”, ressaltou Dino.

Nessa quinta-feira (15) o Maranhão registrou 390 casos de Covid-19 e 46 novas mortes pela doença em 25 cidades. Os dados são Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ao todo, o estado possui agora 6737 mortes e 252.848 casos da doença. Dos novos casos registrados, 59 foram na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 37 em Imperatriz e 294 nos demais municípios do estado.