Por meio do Trabalho Discente Efetivo (TDE), os alunos da Faculdade Florence passam a estudar também de forma não presencial, fora da sala de aula, fazendo leituras e outros trabalhos, sem a presença do professor. Foi assim que a estudante Gesiane Rodrigues, do oitavo período do curso de Enfermagem, desenvolveu um vídeo animado a respeito da triagem neonatal.
“A ideia, a princípio, era fazer um slide bem criativo. Então, fui atrás de ferramentas que eu pudesse usar para fazer algo diferente e que chamasse a atenção do professor. Em uma dessas buscas eu encontrei um vídeo que tinha esse tipo de ilustração, que usava essa comunicação em forma de linguagens verbais e visuais, e que representava um jeito divertido de aprendizado. E foi a partir desse ponto que comecei a buscar por esse modelo de conteúdo. Algo diferencial que me representasse sem eu estar presente”, contou.
Depois de muitas pesquisas, Gesiane encontrou uma ferramenta que a ajudaria no seguimento do TDE. “No início tive dificuldade de encontrar um sistema que realizasse esse meio de comunicação. Após várias procuras, encontrei um aplicativo que apareceu como forma de anúncio devido a meios semelhantes ao que eu estava pesquisando naquele momento”, disse.
A persistência levou a bons resultados. O TDE a respeito da Triagem Neonatal surpreendeu o docente da disciplina de Saúde da Criança, Dannylo Fontenele. “O papel da Faculdade Florence sempre será oferecer as melhores condições, os recursos e as orientações para todos os seus alunos, mas os protagonistas desse processo são eles mesmos. Nós temos incentivado nossos alunos em relação a isso. Tivemos a elaboração de várias bons TDE na disciplina e eu, como docente da Florence, fico feliz em estimular os alunos e obter bons resultados como este da aluna Gesiane”, comentou profº Dannylo.
Aplicação da teoria na prática
O professor Dannylo Fontenele reforçou a importância do TDE na educação dos alunos da Florence. “O TDE representa a inovação. Ao longo dos anos, as instituições de ensino precisaram renovar suas formas de ensinar e aprender, com metodologias inovadoras que permitissem ao estudante ser mais ativo em relação à sua própria caminhada rumo à profissão, e com a Florence não é diferente. O TDE tem sido a alternativa que vem trazendo para os estudantes a possibilidade de fazer mais e melhor pela sua própria educação”, afirmou.
Com o conteúdo desenvolvido no TDE, além de mais autonomia na vida acadêmica, Gesiane contou que as atividades presenciais de sala de aula passaram a ser mais práticas, o que reflete sobre a aplicabilidade do que aprendeu com a ajuda do professor e de seus colegas. “Esse trabalho me possibilitou ampliar meu cenário de aprendizado de forma dinâmica e criativa, que pudesse facilitar essa conexão entre pessoas, ou seja, entre estudantes e educadores”, completou.
Ficou curioso em conhecer o TDE da Gesiane Rodrigues do oitavo período de enfermagem? Confira o vídeo abaixo.
Estude Enfermagem na Florence
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas.
O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.
O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.