24 de março: data chama atenção para o combate à tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta os pulmões
Enfermagem | 24/03/2022

O Dia Mundial de Combate à Tuberculose é lembrado nesta quinta-feira. A data surgiu para sensibilizar a população sobre os riscos da tuberculose (TB) e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global da doença. Todos os dias, mais de quatro mil pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 30 mil ficam doentes com esta doença, que pode ser evitada e curada. Cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose no mundo e mais de um milhão morrem anualmente.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

professora Luciane Sousa

Conforme a professora Luciane Sousa do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, falar de tuberculose é colocar em destaque os problemas em saúde pública.

“Por mais que tenhamos programas voltados para a contenção da doença pelo Ministério da Saúde, ainda sim nos deparamos com esse problema muito alarmante dentro do nosso país. A tuberculose está completamente ligada aos determinantes sociais, principalmente a vulnerabilidade  socioeconômica,  a população menos desprovida de condições é mais exposta a disseminação da patologia pelas próprias condições sanitárias de habitação, moradia nos aglomerados urbanos e pobreza que acabam determinando o aumento do número de casos dentro da nossa população mais pobre. Por isso, precisamos estar juntos disseminando a informação para busca ativa de conhecimento para redução dos indicadores”, comentou a docente.

O adoecimento por tuberculose está ligado às condições precárias de vida, afetando grupos populacionais em situações de maior vulnerabilidade, dentre eles: indígenas; pessoas privadas de liberdade; pessoas que vivem com HIV/aids; e pessoas em situação de rua.

Pelo alto risco à saúde, a Organização da Nações Unidas (ONU) alerta que é necessário ampliar o acesso à prevenção e ao tratamento da doença; garantir financiamento suficiente e sustentável para o tratamento e pesquisa; promover o fim do estigma e da discriminação; e por fim, promover uma resposta equitativa, baseada em direitos e centrada nas pessoas.

Como a tuberculose é transmitida

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea e ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa.

Estima-se que, durante um ano, um indivíduo que tenha baciloscopia positiva e que não esteja em tratamento possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

A má alimentação, a falta de higiene, o tabagismo, o alcoolismo, o uso de drogas ilícitas ou qualquer outro fator que provoque baixa imunidade também favorecem o estabelecimento da doença no organismo.

Sintomas

O principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. Por isso, é recomendado que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais seja investigada para tuberculose. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como:

– febre vespertina;

– sudorese noturna;

– emagrecimento;

– cansaço/fadiga.

Como tratar a doença

O tratamento da tuberculose é feito com medicamentos e dura, no mínimo, seis meses. É gratuito e disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser, preferencialmente, em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). Todas as pessoas que seguem o tratamento corretamente ficam curadas da doença.

Como prevenir e controlar

A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG (Bacillus Calmette-Guérin), disponível gratuitamente no SUS. Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade e protege contra as formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.

Avaliar familiares e outros contatos do paciente contaminado para que não desenvolvam a forma ativa da tuberculose é outra forma de prevenção.

Estude Enfermagem na Florence

Os interessados em cursar Enfermagem na Instituição em 2022, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com bolsas de mérito acadêmico, além de outras vantagens diferenciadas.

O estudante que ingressa no curso de Enfermagem da Florence tem acesso a uma formação ética, técnica e intelectual reconhecida no Maranhão. Já no início do curso terá oportunidade de realizar práticas com a comunidade, desde o primeiro período, e terá possibilidade de envolvimento com pesquisa e extensão, facilitado por um corpo docente qualificado e acessível.

O curso também conta com laboratórios multidisciplinares e específicos muito bem equipados para proporcionar uma vivência de qualidade para os alunos. “Além disso, quem estuda Enfermagem na Florence garante alta empregabilidade, devido à abordagem humanística e científica da Instituição, e se torna um profissional multicompetente e destacado no mercado de trabalho”, enfatizou a professora Ana Larissa Nogueira, coordenadora do curso.

Ficou interessado? Inscreva-se agora!