Institucional

Nossa História

Uma empresa-escola empreendedora, que gera empregos e oportuniza que os seus profissionais desenvolvam sua vocação sem perder de vista seus objetivos éticos e sociais. Esta pode ser uma das formas de nos conceituar como Faculdade Florence.

Outro significado que nos pode ser dado é a respeito da dedicação à educação de forma consciente e responsável, pois é o conceito que nos fundamenta e permanece até hoje como o nosso cerne. Além disso, acreditamos que somente através de uma formação crítica e política, a sociedade poderá, de forma consciente e responsável, assumir o seu papel na busca de uma vida cada vez mais justa e digna. 

Atuamos desde 2000 com a promoção de serviços voltados para a socialização do conhecimento científico. O Instituto Florence de Ensino Superior Ltda., entidade mantenedora da Faculdade Florence e do Instituto Florence de Ensino Técnico, tem, portanto, em seus fundadores uma longa e comprovada vida dedicada à educação.

Como instituição, contribuímos para a qualificação e requalificação profissional da população maranhense nos níveis do ensino técnico, graduação e pós-graduação.

Orgulho do nosso jeito maranhense de ser!

O Centro Histórico de São Luís/MA é o nosso lar, por isso prestamos serviços educacionais tendo como princípio educar com responsabilidade social para que os nossos alunos sejam a diferença necessária no mercado maranhense.

Com esse compromisso em mente, já lançamos no mundo produtivo mais de 20 mil profissionais-sujeitos, ou seja, críticos e conscientes do seu papel social. 

Sob a gerência da família Barbosa Gomes, nossa fundação se deu pelas mãos de dois grandes nomes da área da saúde:

  • Professora Teresinha de Jesus Barbosa Gomes, servidora aposentada do Ministério da Saúde;
  • Professora Rita Ivana Barbosa Gomes, professora e enfermeira.

A Florence é feita de uma trajetória de grandes conquistas

Iniciamos nossa história de sucesso com a primeira turma do curso técnico em Enfermagem e, desde então, estamos ampliando os serviços prestados à sociedade maranhense.O grande marco da nossa trajetória nos anais da educação, foi a criação do Instituto de Enfermagem Florence Nightingale Ltda., empresa-escola de educação profissional da área da saúde. 

Até os dias atuais, ainda que mudanças tenham ocorrido, continuamos como uma via para que jovens e adultos tenham acesso a um ensino de qualidade. Buscamos transmitir e inspirar não só a construção do saber, mas principalmente do saber-fazer consciente, com compromisso social.

Durante a nossa existência, a dedicação ao desenvolvimento da reflexão na área da saúde no estado do Maranhão sempre foi um aspecto marcante. E, devido à sua intervenção social ativa e de práticas educacionais inovadoras, desenvolveu, em 2008, parceria com o Ministério da Saúde para o desenvolvimento do Projeto de Profissionalização dos trabalhadores da Área da Enfermagem, o PROFAE.

O projeto pedagógico foi classificado, em processo licitatório, em segundo lugar dentre todas as escolas profissionalizantes a nível estadual e em primeiro lugar na capital.

Uma linha do tempo rica em contribuições

Neste sentido, o Florence provou estar entre as melhores escolas de Enfermagem do estado do Maranhão, consagrado-se, portanto, em primeiro lugar.

No entanto, as nossas contribuições para a sociedade maranhense não se resumem somente a este projeto em questão. Nossa trajetória consiste em um longo histórico de ações em prol da construção e disseminação do conhecimento e ações voltadas ao meio educacional.

Logo em 2001, apenas um ano após o nosso nascimento, cedemos parte das instalações para funcionamento do departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. Foi nossa primeira atitude colaborativa, que já naquela época demonstrava a nossa vocação de colaborar com os organismos sociais.

Seguindo nossa linha do tempo para 2004, esta trajetória de pesquisa e compromisso social, trouxe uma menção honrosa concedida pela Associação Brasileira de Enfermagem/ABEN–MA. Se tratava de um enaltecimento aos serviços prestados à Enfermagem e a sociedade maranhense, implantando os primeiros passos para a Gerência da Qualidade Total.

O berço da Faculdade Florence

O modelo de gestão nos guia através da análise contínua dos sistemas, garantindo assim, o planejamento de ações e o desenvolvimento de processos robustos e padronizados, desenvolvendo a agilidade e eficiência dos nossos serviços. Além disso, coroando essa trajetória de sucesso, o Florence obteve, em 2006, a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento de cursos de graduação. É o berço do nosso atual status de Faculdade. A autorização veio por meio da portaria de nº. 1764/06.

Caminhando para 2007 iniciamos as atividades com a 1ª turma dos Cursos de Graduação em Enfermagem e Farmácia. Ambos vêm se constituindo referência no ensino em Saúde no estado.

Em 2008, iniciamos a oferta de cursos de Pós-graduação, tendo como foco as áreas de educação e saúde. Estas duas áreas foram escolhas estratégicas por se tratar diretamente do bem-estar do indivíduo e do cidadão.

A partir de 2010, veio a autorização dos Cursos de Graduação em Odontologia e Direito junto ao Ministério da Educação. Obtemos excelentes conceitos na avaliação do MEC para o funcionamento dos cursos, que se deu a partir de 2011.

Missão

Consiste em gerar e difundir conhecimentos para formar profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades, bem como de princípios ético humanísticos, com aptidão para atuar junto às diferentes demandas da sociedade, especialmente a maranhense, a partir de um ambiente acadêmico que harmonize a qualificação técnica, a cidadania, a competitividade e a inovação.

Visão

Consolidarmo-nos como instituição referenciada nacionalmente pela excelência no ensino, pesquisa e extensão. Visamos uma formação profissional diferenciada, a eficiência da gestão de nossos processos internos, solidez de nossas parcerias e, além disso, a integração harmoniosa no desenvolvimento da sociedade.

Florence, há 20 anos ofertando Educação de qualidade!

Iniciamos como instituição provedora de ensino técnico e galgamos um caminho árduo, mas gratificante, impulsionado pelas inúmeras conquistas até chegarmos ao status de instituição de ensino superior.

Somos hoje um espaço acadêmico de excelência, pois nosso ensino é pautado em princípios éticos, com vistas à melhoria das condições de vida de nosso estado. Fazemos a diferença real através de uma proposta pedagógica inovadora e compromisso social dos profissionais que constituem o nosso corpo docente.

Seguimos com muito trabalho, empenho e luta, jamais abandonando o nosso maior compromisso: a busca por uma educação de qualidade e com excelência, formando profissionais sujeitos sociais.

Nos consolidamos há 20 anos – celebrados no último mês de fevereiro -, como uma instituição referenciada pela excelência no ensino em São Luís. Já fazemos parte da história de nossa capital. Deixe-nos fazer parte da sua história também.

Nossa História