Alunos de Nutrição exercitam a criatividade na preparação de alimentos saudáveis durante o “Nutrichef Florence”

Atividade envolveu alunos do 3º período dentro da disciplina de Técnica Dietética
Graduação | 18/08/2020

Alunos do curso de Nutrição da Florence tiveram a oportunidade de exercitar a criatividade na preparação de alimentos saudáveis durante a competição “Nutrichef Florence”. Envolvendo alunos do 3º período do curso, a competição aconteceu em dois dias no Laboratório de Técnica Dietética, como parte das atividades da disciplina de Técnica Dietética. Os melhores estudantes foram reconhecidos com o primeiro lugar por uma equipe de avaliadores. Além disso, todos os estudantes participantes receberam certificado por parte da coordenação do curso.

Conforme a professora da disciplina de Técnica Dietética e idealizadora do concurso, Eduarda Bogea, a atividade foi idealizada com o objetivo de estimular os estudantes, trazendo um “ânimo extra” após meses de aulas remotas. “Nesta disciplina, de forma clássica, sempre é realizado um evento, o Encontro de Técnica Dietética, em que os alunos realizam exposições ou de grupos alimentares ou de culinária regional ou internacional. Porém, devido à pandemia, eu busquei uma alternativa para continuar estimulando os alunos na questão da criatividade, desenvolvimento de habilidades e numa melhor postura profissional, por exemplo, diante de uma comissão de avaliação. Pensando no desenvolvimento de todos esses pontos desenvolvemos o Nutrichef”, explicou.

A atividade, conforme a professora, foi desafiadora. Dentro da competição, os estudantes da noite tiveram que preparar uma receita cetogênica com um ingrediente obrigatório: a castanha; enquanto os alunos da manhã tiveram que pensar em uma alimentação escolar com abóbora. “Os alunos se viram estimulados a participar, desenvolveram sua criatividade e uma maior atenção às questões nutricionais de acordo com o público-alvo. O resultado da primeira e segunda edição do Nutrichef foi excelente, com pratos surpreendentes, apontando para um bom desempenho dos alunos na disciplina realizada ao longo de 2020.1, mesmo diante da pandemia”, acrescentou.

Motivação e experiência

Para Gicelli Santos, uma das vencedoras do concurso no período da noite, a experiência foi única. “Foi maravilhoso! Eu nunca tinha participado de algo tão motivador em uma matéria. Foi verdadeiro e as reações dos jurados então, foi inexplicável. As regras, a bancada e o ambiente foram de grande importância para que desse certo”, relatou.

Gicelli e seu grupo desenvolveram uma Delícia de Frango acompanhada de farofa de castanha de caju. “Primeiramente pensamos em algo diferente e, por eu ser paraense, nosso grupo pensou em algo muito bom e gostoso e chegamos nessa receita. A ideia foi fazer algo que não se tornasse caro (com um custo-benefício baixo) e pensamos em algo que as pessoas tenham em casa e utilizem no seu dia a dia na cozinha. Os ingredientes usados foram: 500g de peito de frango, cebola, alho, azeite, sal a gosto, cebolinha, amido, castanha de caju (o principal ingrediente selecionado para a nossa receita cetogênica) farinha de amêndoas e 3 ovos”, detalhou.

Para a estudante, oportunidades como essa fazem toda a diferença na sua formação profissional. “Com certeza fazem a diferença, além de ser muito dinâmico. Atividades assim nos tiram da rotina e nos dão mais gás. O gosto de poder aprender na prática, de poder diferenciar é sensacional. Após formados, tenho certeza de que isso irá nos diferenciar dos demais profissionais. O auxílio que nossa professora nos deu nesse momento foi muito bom, aprender com quem tem domínio e amor pelo que faz foi um enorme prazer”, afirmou.

Além de Gicelli, fizeram parte do grupo vencedor da noite os alunos Darleia Araújo, Elivane Santos e Carol Meroon.

Vencedora do turno da manhã, Lisandra Silva revelou que, para ela, esse momento a fez se sentir próxima de uma experiência profissional. “Foi maravilhoso e enriquecedor. Me senti formada, exercendo a profissão para o público”, revelou. Em sua equipe, ela esteve acompanhada dos colegas de turma Fernanda Gabryelle, Mateus Bringel e Mayara Praseres.

Os alunos desenvolveram uma receita bem diferenciada: cupcake com massa de abóbora. “Como o público-alvo eram as crianças e elas adoram doce, tivemos a ideia de fazer um doce saudável, que envolvesse a abóbora como ingrediente principal, agradasse ao paladar, fosse bem apresentável e nutritivo”, explicou, revelando que a atividade trouxe uma experiência enriquecedora para sua jornada acadêmica. “É sempre bom realizar atividades que tragam experiências enriquecedoras, pois é esse contato mais próximo com a realidade que faz a diferença como profissional no futuro”, finalizou.

Estude Nutrição na Florence!

Se você sonha em ser nutricionista, não perca tempo! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020.2 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmicode até 70%.*

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2020.2. Inscreva-se agora.

*Consulte condições no site