Núcleo de Práticas Jurídicas da Florence oferece atendimento  gratuito à população

Núcleo de Práticas Jurídicas da Florence oferece atendimento gratuito à população

O núcleo atua na área cível, trabalhista, administrativa e previdenciária
Direito | 13/11/2020

Com o objetivo de assegurar o desenvolvimento social e facilitar o acesso aos serviços jurídicos, a Faculdade Florence oferece assistência para a população ludovicense por meio do Núcleo Integrado de Práticas Jurídicas. O NIPJ atua na área cível, trabalhista, administrativa e previdenciária. No prédio em que está instalado o Núcleo ainda funciona o atendimento ao direito do consumidor, através do Procon/MA.

Localizado no Centro de São Luís, na Avenida Rio Branco, o NIPJ iniciou suas atividades em 2015. O local serve para desenvolvimento de práticas jurídicas realizadas por alunos do curso de Direito da Florence a partir do 8º período.

Para a professora, advogada e egressa da Florence Vanessa Pavão, o NIPJ é uma das formas por meio das quais a Florence cumpre seu papel social com a comunidade local e proporciona aos alunos uma prática real, que acontece na preparação para o atendimento e análise de casos judiciais.

Advogada Vanessa Pavão em atendimento

“O Núcleo entrega aos acadêmicos a visão crítica do Direito através das diversas práticas relacionadas à área de formação, assegurando uma abordagem multidisciplinar, qualificando-o para o exercício profissional da advocacia, das demais profissões jurídicas e o diálogo com o público”, destacou Vanessa Pavão.

Desde a sua inauguração, o Núcleo realizou aproximadamente 300 atendimentos no Procon e 241 processos judiciais. O atendimento no NIPJ acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h e no Procon das 8h às 12h.

Além dos atendimentos, nos horários em aberto, a estrutura do Núcleo também é utilizada para realização de reclamações dos consumidores ao Procon e atividades de estágio curricular e de pesquisa e extensão.

Serviços oferecidos à comunidade

Núcleo de Práticas Jurídicas

NIPJ e Procon

De acordo informações da professora Vanessa Pavão, a comunidade pode recorrer à assistência jurídica nos seguintes casos:

Cível: ações familiares, direitos reais (posse e propriedade), responsabilidade civil (danos morais e materiais) e sucessões (herança);

Previdenciário: ações previdenciárias, requerimentos perante o INSS;

Trabalhista: ações trabalhistas individuais (rescisão com ou sem justa causa, assédio moral, rescisão indireta, verbas trabalhistas não pagas e outras);

Administrativo: ações contra a fazenda pública e procedimentos no âmbito da administração pública;

Procon: Direito do consumidor.

Estude Direito na Florence!

O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado, há 9 anos, entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. “Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia. Nossos alunos têm todas as oportunidades de serem ‘testados’ por potenciais empregadores diretamente no campo, durante o estágio obrigatório, saindo da faculdade preparados para o mercado de trabalho”, arrematou o professor Artur Melo.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%*.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2021.1.

*Confira o edital aqui.