Curso de Odontologia da Florence tem estágio pioneiro no Sorrir

Curso de Odontologia da Florence tem estágio pioneiro no Sorrir

Sorrir é o centro de referência estadual para o diagnóstico do câncer bucal
Odontologia | 18/11/2020
Compartilhe :

Formar cirurgiões-dentistas com perfil humanista, crítico e técnico é o principal objetivo do curso de Odontologia da Faculdade Florence. Por isso, a Faculdade mantém um convênio com o Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão, também conhecido como Centro de Especialidades Sorrir.

O curso de Odontologia da Florence firmou em 2018 o convênio com o Governo do Estado, intermediado pelo atual preceptor de estágio Prof. Dr. Diego Souza, junto ao Secretário Estadual de Saúde Carlos Lula. Desde aquele ano, os estudantes do 9º ao 10º período do curso de Odontologia passaram a ter a oportunidade de estagiar no centro de referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer bucal e de outras patologias. E a partir deste segundo semestre de 2020, alunos do 8º período também podem participar do estágio.

No Centro de Especialidades Sorrir funcionam os serviços de endodontia, prótese, estomatologia, dentista, odontopediatria, bucomaxilo, periodontia e ortodontia. Já no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), são oferecidos radiologia panorâmica (digitalizada), radiologia, exames laboratoriais e radiologia periapical.

Dentro dessa gama de serviços oferecidos à população, os futuros cirurgiões-dentistas da Florence participam de atendimentos, cirurgias e práticas da estomatologia. Para o professor Diêgo Souza, o estágio é uma ótima oportunidade de os acadêmicos executarem procedimentos de média complexidade que não estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e ações sociais.

Curso de Odontologia da Florence tem estágio pioneiro no Sorrir

Aluna em preparação para procedimentos de média complexidade no Sorrir.

“O Sorrir oportuniza aos alunos um convívio com um centro de especialidades, onde eles terão a chance de saber quais as responsabilidades reais do cirurgião-dentista naquele ambiente através da estomatologia, uma especialidade extremamente complexa e sistêmica que aborda várias patologias, dentre elas o câncer bucal, que muitas das vezes não tem muita ênfase na graduação”, explicou.

Durante o estágio no Centro de Especialidades Sorrir, os alunos têm contato com uma abordagem de ensino integralizada focada no atendimento humanizado para com o paciente, além de discussões científicas focadas em novas perspectivas para o mercado de trabalho e capacitação profissional após a graduação.  “Também mostramos os diferenciais da Florence em ambientes práticos e teóricos, para que o aluno saia da Instituição com uma boa experiência de ensino-aprendizagem”, comentou o professor Diêgo Souza.

Alunos elogiam estágio

Para a acadêmica Laura Moraes, 25 anos, do 9º período de Odontologia, o estágio no Sorrir é uma experiência importante para sua carreira como cirurgiã-dentista. “Estou adquirindo bastante conhecimento e colocando em prática o que aprendi nas aulas teóricas. É interessante vivenciar o dia a dia da profissão para entrar no mercado de trabalho preparada. No estágio tenho uma maior afinidade com a prática cirúrgica”, contou. 

Kaliane Soares, 26 anos, também aluna do 9º período de Odontologia, afirma que o estágio na Sorrir é excelente para acompanhar casos que farão parte da sua rotina quando concluir a graduação. “É uma experiência muito boa que vai para além da sala de aula, fazer o estágio só me deu a certeza de qual caminho seguir. Inclusive, após formada, o próximo passo é a especialização em cirurgia”, afirmou.

Experiência do paciente

A dona de casa Ana Mércia Nunes, de 42 anos, foi encaminhada por uma Unidade Básica de Saúde da cidade de Itapecuru-Mirim para fazer uma biópsia e retirada de tecido corporal acumulada na arcada dental após a perda de alguns dentes. Antes de entrar no consultório para o atendimento, Ana Mércia comentou que estava confiante que o procedimento daria certo. “O Sorrir é um centro de atendimento em que eu pretendo voltar mais vezes, pois gosto de ser atendida aqui. Pensei que iria demorar a conseguir a consulta, mas, como tudo é agendado previamente, o atendimento foi muito rápido até chegar agora na biópsia. Esta é a segunda vez que venho à clínica e até agora fui recebida muito bem”, revelou.

Referente ao atendimento aos pacientes, o professor Diêgo Souza acrescenta que a pandemia trouxe nossas formas dos pacientes agradecerem pelos serviços prestados pelos alunos dentro do Sorrir.  

“Os alunos sabem a importância do atendimento humanizado e veem isso na prática quando recebem um ‘muito obrigado’. Antes da pandemia recebíamos abraços e presentes simbólicos, hoje, pela limitação, observamos o agradecimento no sorriso com os olhos ou escutando do paciente que ele foi ouvido durante a consulta”, contou o professor Diêgo. Ele também pontuou que existem muitas doenças da área da estomatologia, como aquelas autoimunes, que são desencadeadas por processos psicossomáticos em pessoas angustiadas, estressadas ou depressivas e o atendimento humanizado repassado aos alunos acolhe esses pacientes de diversos municípios do Maranhão.

Docentes capacitados

A Faculdade Florence tem professores com vasta experiência no mercado de trabalho e em docência, por isso, alunos da instituição têm uma equipe de professores focada na formação profissional diferenciada, como é o caso do estágio no Sorrir.

Curso de Odontologia da Florence tem estágio pioneiro no Sorrir

Professor Diêgo explicando uma prática cirúrgica de média complexidade.

No decorrer do estágio no Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, os alunos convivem com o coordenador Diêgo Souza, que é Doutor em Periodontia e Mestre em Periodontia. No seu currículo ainda consta Especialização em Periodontia – UNESP, Especialização em Estomatologia – UFPR, Pós-graduação em Pacientes com Necessidades Especiais, Pós-graduação em Implantodontia, e membro da Associação Americana de Osseointegração – AO. O professor Diêgo também é membro do NDE de Odontologia da Florence e Responsável pelo serviço de Estomatologia do Centro de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens diferenciadas, como bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter interdisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade, e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas