As possibilidades que uma graduação traz para os alunos são muitas. Você sabe, por exemplo, o que é bacharelado e qual a diferença entre essa modalidade e a licenciatura?
Entender sobre esse assunto é importante antes de decidir qual caminho você deseja seguir ao entrar na faculdade.
Organize seus estudos para o Enem
Confira um material para você se preparar para arrasar no exame!
Vamos desvendar esse mistério de uma vez por todas? Então, é só seguir a leitura!
O que é bacharelado? Entenda agora mesmo o que esse termo significa
O curso de graduação bacharelado é aquele que prepara o profissional para atuar nos mais diversos segmentos de mercado.
Quem faz um curso de bacharelado recebe uma formação generalista. Ou seja, pode trabalhar em diversas funções dentro da sua área.
É o caso, por exemplo, de um profissional que conclui o curso de Direito. Ao terminar essa graduação, a pessoa pode atuar em diversas funções jurídicas, tais como a magistratura estadual e federal, a defensoria pública, entre outras atividades.
Os cursos de bacharelado, portanto, são os ideais para quem deseja explorar as diferentes possibilidades que o mercado de trabalho oferece. Afinal, quando você conclui a faculdade, existe um amplo leque de opções a serem seguidas.
E o que é licenciatura? Veja as diferenças entre essa modalidade e o bacharelado
Agora que você já sabe o que é bacharelado, está na hora de aprender sobre a licenciatura. Esse tipo de graduação é aquela que prepara o profissional para ser professor em um determinado assunto.
Dessa forma, um curso de licenciatura inclui na sua grade algumas disciplinas de didática e práticas pedagógicas.
A ideia é que o profissional que conclui um curso de licenciatura, após formado, possa atuar como professor. Assim, poderá trabalhar em escolas públicas ou privadas, de ensino fundamental e médio.
Cursos como os de Matemática, História, Filosofia, Geografia, Letras, entre outros, estão entre aqueles que oferecem a modalidade de licenciatura.
Conheça as carreiras nas quais pode ser indicado cursar ambas as modalidades
Existem ainda alguns cursos que podem ser oferecidos pelas faculdades e universidades em ambas as versões. As oportunidades para os formandos, no entanto, são diferentes.
Veja, a seguir, alguns exemplos!
Ciências Biológicas
O aluno que cursar um bacharelado em Ciências Biológicas poderá atuar como biólogo em laboratórios, indústrias farmacêuticas, institutos de pesquisa etc.
Já aquele que optar pela licenciatura deverá atuar como professor de Biologia em escolas de ensino médio e fundamental.
História
Quem se forma em História passa por algo parecido! O profissional que faz um bacharelado poderá atuar como historiador, fazendo pesquisas, escrevendo livros, entre outras atividades.
O licenciado, no entanto, atua nas redes de ensino como professor da disciplina nas escolas.
Educação Física
Quem cursa a licenciatura em Educação Física está apto para trabalhar como professor dessa disciplina para alunos dos ensinos fundamental e médio.
O bacharel, no entanto, também pode trabalhar como educador físico em academias, clubes, spas, entre outros espaços.
Letras
O profissional licenciado em Letras pode atuar nas escolas de nível fundamental e médio, como professor de Língua Portuguesa. Ou, ainda, pode lecionar línguas estrangeiras, como o Inglês e o Espanhol, caso tenha essa habilitação.
O bacharel em Letras, por sua vez, pode atuar como revisor de textos em editoras de livros e empresas de comunicação, como tradutor, redator e revisor.
Esses são apenas alguns exemplos dos muitos cursos que existem no mercado e que contam com opções de bacharelado e licenciatura.
Apesar disso, nada impede que um aluno faça ambas as graduações. Ou seja, é possível iniciar o curso fazendo o bacharelado em uma área, por exemplo. Depois de um tempo, poderá realizar as disciplinas da licenciatura, se quiser.
Dessa forma, o estudante obtém dois diplomas: o de bacharel e o de licenciado.
Agora você já sabe:
- curso bacharelado: prepara para diversas funções no mercado de trabalho.
- curso de licenciatura: prepara para ser professor.
Entendido o que é bacharelado e licenciatura? Veja agora outras modalidades de ensino
Agora você já sabe o que é bacharelado e qual é diferença dessa modalidade em relação à licenciatura.
No entanto, essas não são as únicas modalidades de ensino disponíveis nas faculdades e universidades. Existem ainda os cursos tecnólogos e técnicos. Veja o que são cada um deles!
Cursos tecnólogos
Os cursos tecnólogos são considerados graduações de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. Eles se diferenciam por oferecerem uma formação mais específica em determinado nicho de conhecimento.
Por conta disso, também são mais breves. Geralmente, possuem uma duração que varia entre 2 e 3 anos. O bacharelado e a licenciatura, por sua vez, duram entre 4 e 6 anos.
Cursos de Gestão em Recursos Humanos, Marketing, Estética e Cosmética, entre outros, são encontrados nessa modalidade.
Cursos técnicos
Os cursos técnicos são aqueles que preparam o aluno para atuar em atividades mais operacionais e não são considerados uma graduação. Ou seja, o aluno que se forma nessa modalidade não recebe um diploma de curso superior, como acontece com o bacharelado, a licenciatura e o tecnólogo.
Por conta disso, não é necessário ter concluído o Ensino Médio para fazer um curso técnico. Assim, é possível se matricular e conquistar essa formação enquanto ainda está na escola.
Entre os exemplos de cursos dessa modalidade está o Técnico em Enfermagem. Essa formação prepara os alunos para desenvolverem atividades operacionais no atendimento de pacientes em hospitais e estabelecimentos de saúde, sob a supervisão de enfermeiros.
Agora, se alguém perguntar a você o que é bacharelado, licenciatura, tecnólogo ou técnico, você saberá responder. Com essa informação, também fica mais fácil escolher qual caminho você pretende trilhar para o seu futuro.
Para todos eles, o Enem pode abrir muitas portas. Por isso, baixe agora mesmo o nosso Planejador de Estudos para o Enem.