Com a participação de renomados conferencistas na área jurídica, a 1ª Jornada Científica do Curso de Direito do Instituto Florence – Juris Florence – debateu a ‘Constituição e Democracia no Brasil Contemporâneo’, reunindo alunos, professores e demais profissionais do direito para refletir sobre a construção e reconstrução da Constituição brasileira e suas implicações para a efetivação e manutenção do princípio democrático tendo em vista as transformações contemporâneas brasileiras, nos dias 26 e 27 desse mês.
No evento, destaque para a explanação da procuradora do Estado, Cláudia da Costa Gonçalves, a respeito a ‘A Dignidade da Pessoa Humana como fundamento do Estado Democrático de Direito’, que analisou as linhas teóricas de autores clássicos e contemporâneos. Outro momento importante foi a palestra do também procurador do Estado do Maranhão, Cláudio Pavão, que conversou com os participantes sobre a ‘Constituição Reinventada’ e, ainda a palestra ‘A Função Social do Contrato e o Estado Democrático de Direito’, ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Paulo Sérgio Velten Pereira, que destacou a importância de eventos como a Jornada para a formação do aluno.
Além dos conferencistas já citados, participaram também o promotor da Saúde do Estado do Maranhão, Herbert Figueiredo; e o promotor de Justiça e professor Paulo Roberto Barbosa Ramos, que na ocasião fez o lançamento de suas obras ‘O conceito de Constituição em Ferdinand Lassalle’ e ‘Federalismo e descentralização territorial em perspectiva comparada’.
‘O Juris Florence conseguiu atingir todos os seus objetivos, tanto participantes, quanto palestrantes encontraram no evento um espaço propício ao debate e à construção do conhecimento jurídico e, indiretamente, marcou também o curso de direito do Florence como a mais nova referência para a sociedade no Maranhão’, destacou a coordenadora do Curso de Direito do Instituto Florence, Alyne Caldas. ‘Agradeço também o forte envolvimento dos alunos com a Jornada tanto na comissão organizadora quanto na mostra científica. Eles também contribuíram para o sucesso do Juris’, acrescentou.
Mostra Científica
Para a professora Heliane Fernandes, uma das avaliadoras dos trabalhos, a mostra tem por interesse fomentar a produção acadêmica dos alunos e despertar a preocupação, desde o começo do curso, de se habituar ao mundo jurídico, os termos técnicos e própria estrutura de apresentação dos trabalhos. ‘Tivemos uma grande procura e participação dos alunos na mostra científica. E o mais interessante foi a percepção deles em trazer trabalhos atuais, de relevância no cenário jurídico, em especial, na área da jurisprudência, o que os tribunais estão pensando e decidindo sobre determinadas questões como o aborto de anencéfalos, por exemplo’, acrescentou a professora.
Depoimentos
Wilkanderson, 2º período do curso de direito – ‘As palestras foram de alto nível e com uma temática bem atual e passível de discussão constante. O Instituto Florence está de parabéns por ofertar eventos que aprimoram o nosso crescimento intelectual e permitem a interação com outros alunos e profissionais’.