Curso de Odontologia realiza 4ª Odontologica

Graduação | 04/06/2012

O Curso de Odontologia do Instituto Florence lançou o Projeto 4ª Odontológica, uma programação de palestras mensais que visa por em pauta os temas relevantes à área da odontologia, com a participação de professores e pesquisadores convidados da Faculdade e de outras Instituições. A primeira edição do evento, realizada no mês de maio, começou debatendo o tema “Desafios no Tratamento das Fraturas Mandibulares”, ministrada pelo Dr. Diogo Rubim.

O palestrante Diogo Rubim é docente do Instituto Florence e Doutor em Cirurgia Bucomaxilofacial pela USC/SP. Segundo o professor, o foco da palestra era apresentar os novos tipos de tratamentos para fraturas na região da mandíbula e os inúmeros desafios postos com a apresentação de casos clínicos. O evento foi também uma oportunidade para os participantes conhecer um pouco mais sobre as especializações da Odontologia, dentre elas a área de Cirurgia Bucomaxilofacial.

“Essa especialidade é de fundamental importância na Saúde, principalmente em unidades de saúde de urgência e emergência, tendo em vista que uma das principais causas para fratura no osso da mandíbula são os acidentes automobilísticos, motociclísticos e projéteis de armas de fogo”, explica Rubim. “Para os alunos que estão em processo de formação é uma rica experiência conhecer outras áreas da profissão que escolheram. E, por isso, parabenizo o Instituto Florence pela oportuna iniciativa de acrescentar conhecimentos e gerar crescimento docente e discente”, ressaltou.

Para Davidson Pires, do 3º período, o projeto aproximou a realidade profissional e desafios com os quais vão se deparar. “A Faculdade está de parabéns por realizar eventos como este que extrapolam as atividades de sala de aula, trazendo temas importantes para discutirmos com profissionais bem qualificados. Além disso, tem a interação com acadêmicos de outras instituições que é importante também”, destacou o aluno. “Em relação à palestra foi muito interessante, particularmente porque gosto dessa área da odontologia e desde já procuro conhecer mais”, acrescentou.

Tom Jones, também acadêmico do 3º período, disse que a primeira edição do evento foi muito produtiva. “Eu sempre gostei desse tema e, na palestra, eu pude ter uma noção mais exata de como vamos trabalhar na prática, no atendimento aos pacientes. Isso fortaleceu mais a minha escolha pela área da cirurgia bucomaxilofacial”, confirmou.

A Profª. Dra. Liana Serra, Coordenadora do Curso de Odontologia do Instituto Florence, explica que “a 4ª Odontológica surgiu pela necessidade de divulgação das pesquisas científicas dos professores da Instituição, frutos de programas de doutorado e mestrado. É um espaço propício também para colocar os alunos em contato com o que há de mais atual na Odontologia, seja em casos de estudos clínicos, técnicas ou utilização de novos materiais e apresentar as inúmeras áreas de especialização da profissão”.

A próxima palestra do Projeto será uma “Atualização em Anestesiologia”, ministrada pelo Dr. Filipe Polese, pós-graduado pela Unicamp, no dia 22 de junho, às 14h. As inscrições gratuitas serão efetuadas na Secretaria Acadêmica do Instituto Florence. O evento conta com certificação e as vagas são limitadas. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 3878.2109.

Fonte: Matéria Veiculada no Jornal Pequeno – Edição de 03 de Junho de 2012.