Em 2014 o Instituto Florence de Ensino Superior registra em sua trajetória no cenário educacional maranhense um novo momento, marcado pela ampliação das estruturas físicas, implantação de novos projetos, pelo corpo docente mais qualificado e pelos avanços tecnológicos com a aquisição de novos materiais para as práticas clínicas e laboratoriais.
Um dos cursos que teve grandes investimentos e inovações foi o Curso de Odontologia. A clínica odontológica foi ampliada em sua estrutura física e, para o primeiro semestre estão programados ainda a inauguração do Laboratório Pré-Clínico II e o Centro de Especialidades Odontológicas.
Por sua vez, o laboratório Pré-Clínico agrega mais conforto as aulas, em uma estrutura de tecnologia mais avançada com compressor exclusivo e possibilitará mais práticas de técnicas odontológicas, um diferencial na formação acadêmica dos alunos.
O Centro permitirá aos alunos o acompanhamento de procedimentos odontológicos em tempo real e em alta resolução de imagem. O espaço contará com equipamentos de última geração como cadeiras com braço auxiliar que permite fácil acesso ao sugador, jato de bicarbonato e fotopolimerizador; seringa tríplice que aquece a água impedindo que ocorra choque térmico; ultrassom já acoplado ao equipamento e refletor de led. Aos pacientes que serão atendidos no Centro, o espaço dispõe de cadeira anti-stress que permite total conforto, em especial para procedimentos cirúrgicos de ampla duração.
Outra novidade para este semestre é a implantação da Comissão de Biossegurança da Clínica Escola, coordenada pela professora Mestra Francilena Santos Dias, com o apoio da Consultora Profa. Vitória Caldas, especialista em Saúde Pública. O trabalho dessa comissão é orientar os futuros profissionais das equipes de saúde bucal quanto aos riscos ocupacionais inerentes às atividades desenvolvidas, para manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.
Assim, o Instituto Florence de Ensino Superior, por meio desse ambiente de inovações e avanços tecnológicos, busca agregar maior qualidade à formação acadêmica, possibilitando aos alunos o acesso ao conhecimento, às técnicas mais modernas e a infraestrutura de qualidade, tudo isso com uma proposta de educação inclusiva e acessível.