INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR REGISTRA ÍNDICES POSITIVOS NO ENADE 2013

Graduação | 22/12/2014

Recentemente o Ministério da Educação divulgou os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC), os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – Enade – aplicado em 2013 a todas as instituições de ensino superior do país. O Instituto Florence de Ensino Superior participou dessa avaliação, por meio dos Cursos de Enfermagem e Farmácia, na qual conquistou a nota 3 (numa escala que vai de 1 a 5), provando mais uma vez estar entre as melhores instituições de ensino superior no Maranhão e com os melhores conceitos.

O IGC é um indicador de qualidade que inclui a média dos Conceitos Preliminares de Curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável também pelos programas de pós-graduação. Já o CPC analisa especificamente os cursos de graduação nos quesitos desempenho de estudantes (ENADE), corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, entre outras variáveis.

“A avaliação ENADE visa compreender o perfil científico da formação brasileira, em atendimento às demandas do mundo transnacionalizado, como a necessidade do perfil profissional policompetente”, explica a Coordenadora do Setor de Apoio Pedagógico ao Docente e Discente do Instituto Florence, professora Alexsandra Barros. E acrescenta que “o resultado ENADE, nos grandes centros, tem representado requisito para a inserção profissional em algumas empresas. Antes o peso ENADE era exclusivamente institucional, hoje é também para o discente”.

Com mais este resultado, o Instituto Florence de Ensino Superior fecha um ano com excelentes índices de desempenho e conquistas em todos os seus cursos de graduação. “A equipe Florence tem muito a comemorar, o ano letivo 2014 foi um ano marcado pelo crescimento dos nossos cursos, por conquistas relevantes para a instituição, com a implantação do Procon, do Núcleo de Especialidades Odontológicas e pela ampliação das nossas parcerias e projetos de extensão”, comemorou a Diretoria Geral do Florence e Doutora em Saúde Coletiva, a professora Rita Ivana Barbosa Gomes.

Paralelo a esse resultado, em setembro de 2014 o Instituto Florence já comemorava mais um reconhecimento com o Ranking Universitário Folha – RUF, uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo Jornal Folha de São Paulo, baseada nos critérios de qualidade de ensino e empregabilidade.

Nessa avaliação, o Curso de Odontologia do Instituto Florence de Ensino Superior foi considerado o melhor curso entre as Instituições de Educação Superior (IES) Privadas do Estado do Maranhão. Na classificação geral, o Curso está entre os 80 melhores do país.

Os Cursos de Direito, Enfermagem e Farmácia do Instituto Florence também foram bem avaliados pelo RUF 2014. O Curso de Direito é o mais novo ofertado pelo Instituto e aparece na 7º colocação de um total de 18 instituições de ensino superior que ofertam o curso no Estado. O Curso de Enfermagem obteve o 5º lugar entre os 15 cursos das faculdades públicas e privadas. Já o Curso de Farmácia aparece na 4ª colocação no conjunto das IES do Estado. Esses dados podem ser verificados no site www.ruf.folha.uol.com.br/2014.

“Todos os índices conquistados são a prova do nosso histórico compromisso com a educação superior no Maranhão e, principalmente, com a formação de profissionais devidamente qualificados para o mercado de trabalho e a sociedade”, reafirma a Diretora Acadêmica e Mestre em Educação, professora Ildoana Paz Oliveira.

Para os futuros ingressantes no ensino superior que desejarem mais informações sobre os índices do Instituto Florence devem buscar os sites oficiais de informação como o http://emec.mec.gov.br ou www.inep.gov.br.