Florence participa da V Feira de Valorização da Pessoa Idosa

Atrações culturais, exposições de artesanato e prestação de serviços especializados de...
Notícias Gerais | 19/10/2015

cidadao defensor siteAtrações culturais, exposições de artesanato e prestação de serviços especializados de saúde foram algumas das muitas atrações que fizeram parte da programação da V Feira Cultural de Valorização da Pessoa Idosa, realizada pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi). O objetivo do evento, realizado na última quinta-feira, foi promover o protagonismo do idoso, por meio de atividades lúdicas, na perspectiva de sensibilizar jovens, crianças e idosos para um envelhecer digno.

Durante todo o dia, vários grupos de dança, tambor de crioula, corais, bandas de músicas, oficinas e a exposição de trabalhos artesanais fizeram parte da programação da festa. O Instituto Florence de Ensino Superior participou da ação ofertando serviços como aferição de pressão arterial, exames oftalmológicos e de glicemia. Consultas médicas, orientações nutricionais e práticas de atividades físicas e também atendimentos jurídicos, de estética, imagem pessoal e entretenimento foram disponibilizados para idosos e demais assistidos da DPE.

Segundo o Censo de 2010, o Maranhão é o segundo estado brasileiro com o maior número de pessoas idosas, com quase 590 mil pessoas nesta etapa da vida. Para o idoso João Batista Nunes, que aproveitou a oportunidade para aferir sua pressão e medir a taxa de glicemia, esses eventos podem colaborar para o bem-estar dos idosos. “A Defensoria está de parabéns pela iniciativa. Ações como esta levam amor, respeito e dignidade para nós idosos, que muitas vezes não temos nossos direitos respeitados”, disse.

Garantindo direitos – O subdefensor Werther de Moraes Lima Junior, representando na oportunidade a Defensoria Pública destacou a atuação da DPE na garantia de direitos e na proteção dos idosos que procuram a instituição, além de ressaltar que a ação tem o papel de contribuir para a formação de uma sociedade justa e responsável. De janeiro a agosto deste ano, a DPE já registrou 905 casos de violência. A negligência, a violência física e psicológica, o abandono, autonegligência e o abuso financeiro figuram, nesta ordem, entre os casos de maior incidência no período.
“Hoje vemos com frequência um pai tomar conta de até 10 filhos, mas nem sempre vemos 10 filhos se responsabilizarem por um pai. Portanto, hoje, a maior violência contra os idosos é a negligência, conforme constatado nas estatísticas de atendimentos do Ciapvi. O nosso objetivo com a realização de ações como esta, é sensibilizar, antes de tudo, a família para o respeito ao idoso, pois mesmo as políticas públicas desenvolvidas por instituições de proteção ao segmento não substituirão o afeto familiar”, frisou o subdefensor.
A coordenadora do Ciapvi, Isabel Gonzalez Lopizic, ressaltou a importância do evento. “A velhice é uma condição inevitável para a vida do ser humano. Agora, a maneira como vamos nos comportar, como vamos assumir o desafio de envelhecer nesta sociedade que não respeita o idoso, depende de cada um. Por isso, a Defensoria e todos os parceiros da Rede de Defesa do Idoso, pela 5ª vez, unem forças para a realização desta Feira, que visa contribuir para o resgate da cultura e da cidadania dos idosos, além de difundir para as novas gerações o papel do idoso na sociedade”, afirmou.
Parceiros – A Feira contou com a parceria do Governo do Estado e Prefeitura de São Luís, por meio de diversas secretárias e autarquias; da Associação Brasileira de Clubes da Melhor Idade (ABCMI); Clube da Melhor Idade Raio de Sol; Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); Serviço Social do Comércio (Sesc); Hospital dos Olhos; Instituto Florence; Instituto Embeleze; Frisco; Conselho Estadual dos Direitos do Idoso do Maranhão (Cedima); Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de São Luís; Fórum das Entidades Maranhenses de Defesa do Idoso (Femadi); Programa de Ação Integrada Para o Aposentado-Pai; Centro de Atenção Integral de Saúde do Idoso (Caisi); Fundação de Seguridade Social; Conselho Comunitário de Defesa Social do Polo do Coroadinho; Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBM); Universidade Federal do Maranhão (Ufma); Liga de Geriatria e Gerontologia do Maranhão; Companhia de Policia Militar de Turismo Independente (CPTUR); Foto Sombra e Mary Kay.
Fonte: Ascom DPE com alterações da Ascom Florence.